Problemas intestinais

Meu cachorro defeca demais - Causas e soluções

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 31 agosto 2022
Meu cachorro defeca demais - Causas e soluções
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães podem defecar mais de uma vez por dia, sendo até 5 vezes ao dia algo normal, especialmente em filhotes de cachorro. Entretanto, um número maior que este por dia e mudanças nas características das fezes deve ser uma causa de alerta para os tutores.

Geralmente, um aumento dos movimentos intestinais diários corresponde geralmente a uma diarreia intestinal de grande porte e pode ter muitas origens diferentes, desde certos parasitas e infecções até tumores, doenças inflamatórias e anatômicas. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde discutimos por que um cachorro defeca demais, suas causas e soluções, para descobrir o que poderia estar acontecendo com seu companheiro peludo.

Também lhe pode interessar: Gato com fezes moles: causas e soluções

Índice

  1. Quantas vezes por dia é normal o cachorro defecar?
  2. Por que meu cachorro defeca demais?
  3. Por que meu cachorro defeca muito à noite?
  4. O que fazer se meu cachorro defeca demais?

Quantas vezes por dia é normal o cachorro defecar?

Quer saber por que seu cachorro defeca demais? O número médio de evacuações diárias de um cão varia dependendo de diferentes fatores, tais como idade, quantidade de comida diária, alimentação, grau de hidratação e movimentação. Geralmente, podem defecar entre 1 e 5 vezes por dia, sem que isso seja patológico.

O aumento da frequência de defecação em um cão também pode indicar diarreia, portanto, a aparência das fezes, se elas contêm parasitas, sangue, alterações na consistência, odor, cor e quantidade também devem ser levadas em conta. Se as fezes se tornaram mais macias e mesmo quase líquidas e de cor mais amarelada, isto indica diarreia e você deve sempre ir a um centro veterinário para diagnosticar o problema que está causando isto para o cão. A diarreia é uma causa frequente do aumento do número de vezes que um cão tem que se aliviar, pois as fezes têm excesso de água, o que aumenta a fluidez e a frequência da defecação.

A diarreia, por sua vez, pode ser do intestino delgado ou do intestino grosso. Em ambos, pode haver um aumento na frequência dos movimentos intestinais, mas é na diarreia intestinal que o aumento dos movimentos intestinais diários é muito maior, portanto, é sobre ela que nos concentraremos neste artigo.

Com que frequência um filhote de cachorro defeca?

Os cães jovens tendem a defecar com mais frequência do que os adultos devido ao seu tamanho menor, maior necessidade de energia, maior atividade e metabolismo mais rápido, o que aumenta o trânsito intestinal. Por causa disso, se você está se perguntando se é normal que seu filhote defeque 6 vezes ao dia, sim, pode ser normal, desde que não seja acompanhado de mudanças nas fezes que indiquem diarreia.

Por que meu cachorro defeca demais?

Um cachorro que caga demais pode fazer isso por diferentes fatores. Por exemplo, uma dieta rica em fibras, exercícios frequentes e maior consumo de água podem aumentar o número de vezes que um cachorro defeca por dia, devido ao aumento do trânsito intestinal. Nesses casos, falaríamos de um aumento que não excede o limite de 5 vezes por dia.

Vimos ainda que a idade também pode ter um efeito. Assim, quanto mais velhos são, mais eles tendem a defecar menos, muitas vezes devido ao movimento reduzido. Entretanto, outros cães mais velhos defecam mais, no entanto, nestes casos este aumento seria devido a doenças que causam diarreia.

Se um cão defeca mais de 5 vezes por dia e a aparência das fezes mudou, isto não é normal e pode indicar diarreia do intestino grosso e deve ser investigado. Vamos dar uma olhada no motivo pelo qual este pode ser o caso.

Diarreia do intestino grosso em cães: causas e sintomas

A diarreia do intestino grosso ocorre quando a absorção do volume de água das fezes no cólon é diminuída, causando fezes semi-formadas, mucosas e até sangrentas, causadas por uma variedade de circunstâncias, como por exemplo:

  • Parasitismo de Trichuris vulpis.
  • Colite de ancilóstomo.
  • Enterocolite devido a Salmonella, Campylobacter e Costridium.
  • Colite linfo-plasmática.
  • Colite granulomatosa
  • Colite eosinófila.
  • Colite ulcerativa-histiocítica.
  • Síndrome do intestino irritável.
  • Insuficiência pancreática exócrina.
  • Pólipo colorretal.
  • Câncer de cólon.
  • Colite secundária a doença renal, hepática, biliar ou tireoidiana.
  • Colite abrasiva (devido à ingestão de alimentos ou plantas inadequadas).
  • Pancreatite.
  • Hérnia perineal.
  • Tumor perianal.

Agora, como identificamos este tipo de diarreia? Ao contrário da diarreia do intestino delgado, os cães geralmente não apresentam má aparência, ficam desidratados ou com perda de peso e anorexia, porque o local de absorção e digestão dos nutrientes já passou no momento em que eles chegam ao intestino grosso. No entanto, cães com maior frequência de defecação devido à diarreia do intestino grosso podem ter:

  • Dor na defecação (disquemia).
  • Dificuldade na defecação (tenesmus).
  • Mucosas nas fezes.
  • Sangue fresco nas fezes (hematochezia).
  • Irritação
  • Vômitos
  • Febre
  • Desmaio
  • Dor abdominal
  • Fezes pequenas pela casa
  • Volume normal ou aumento do volume das fezes

Por que meu cachorro defeca muito à noite?

Se você está se perguntando por que seu cachorro defeca demais sempre à noite, há 4 razões principais:

  • Idade: os cachorros podem defecar e urinar pela casa se não tiverem sido devidamente educados. Você precisa ser paciente porque cada cão é diferente e tem um ritmo de aprendizado diferente.
  • Incontinência fecal: diversas condições podem afetar o esfíncter anal externo que controla a defecação, tais como cauda equina ou outros distúrbios de coluna e nervos, bem como danos musculares, fístula perianal, certas drogas e parasitas.
  • Estresse ou insegurança: se seu cão sente algo à noite que o deixa estressado ou inseguro porque acabou de ser separado de sua mãe, isso pode fazer com que ele não espere até a manhã seguinte para se aliviar.
  • Diarreia do intestino grosso: como já vimos, a diarreia do intestino grosso causa um aumento de mais de 5 movimentos intestinais por dia.

Se seu cão é um filhote e o problema está em uma educação incorreta, nós podemos te ajudar. Assista ao vídeo a seguir:

O que fazer se meu cachorro defeca demais?

Muitos tutores se queixam quando um "cachorro caga demais". Se tivermos um cachorro filhote muito ativo, é normal que ele defeque várias vezes ao dia, porém, se essas fezes se tornarem mais líquidas, com um cheiro pior do que o normal ou uma cor mais clara, isso pode indicar que ele tem diarreia do intestino grosso. Nesta idade, muitas vezes é devido a um processo infeccioso e uma clínica veterinária deve ser consultada o mais rápido possível, pois os filhotes de cachorro correm um risco maior de piorar a um ritmo mais rápido do que os cães adultos.

Quando a origem do aumento do número de defecações diárias é devido a uma mudança na alimentação, intensidade do exercício ou água, a solução é equilibrar o fator alterado. Entretanto, em cães adultos defecando mais de 5 vezes por dia sem nenhuma mudança aparente na dieta, intensidade do exercício ou quantidade de comida e água diária, mas com mudanças na consistência e aparência das fezes, a causa da diarreia do intestino grosso deve ser investigada usando testes de laboratório, técnicas de imagem e obtenção de amostras para cultura ou análise histopatológica a fim de fornecer tratamento específico o mais rápido possível.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro defeca demais - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • J. Cerón, M.J. Fernández, C. García, M. Hervera, S. M. Angulo, D. Pérez, C. Pérez, G. Santamarina. (2016). Manual clínico de medicina interna en pequeños animales I. ESVPS, Ed. SM Publishing Ltd. Sheffield, UK.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Meu cachorro defeca demais - Causas e soluções