Meu cachorro engoliu um osso inteiro, o que fazer?
Ver fichas de Cachorros
Os cachorros são os animais mais propensos a engolirem ossos inteiros. São afoitos, querem comer logo o alimento para não ter que dividir com os outros. E nessa pressa, engolem tudo que passa pela frente! Ossos, brinquedos, pedaços de pano, e por aí vai. Além disso, algumas pessoas acreditam que dar ossos ou seus pedaços para os cães é algo seguro, mas, infelizmente, não é.
Por mais que a carinha do cachorro pedindo um pedaço da sua comida te comova, resista! Cachorros não devem compartilhar da comida dos tutores, pois ela é temperada e não possui os nutrientes na proporção necessária para eles, resultando em carência nutricional, além de obesidade. Os cachorros devem comer somente ração, de boa qualidade. Isso garantirá a saúde dos seu corpo e uma vida mais prolongada e livre de doenças.
Dar ossos para os cachorros causa muita alegria neles, mas isso pode se tornar um grande problema. Pedaços de ossos podem ficar retidos no estômago ou intestino, dependendo do seu tamanho. Além disso, quando o cachorro mastiga parcialmente o alimento, pedaços de ossos podem virar verdadeiras navalhas dentro do sistema gastrointestinal dos cachorros. Se você tem esse costume de dar ossos para os cachorros, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal, e fique por dentro dos problemas causados pelos ossos e seus pedaços quando ingeridos por um cão.
Cachorro pode comer osso?
Dizer que um cachorro não pode comer osso parece estranho quando pensamos que os cães, quando ainda não eram domesticados, ou mesmo aqueles que vivem na rua, alimentam-se de comidas das quais ninguém retirou os ossos ou seus pedaços. Na natureza, os cães caçam e comem as vísceras e os ossos de suas caças, suprindo sua necessidade de cálcio. Mas nessa situação, existe uma grande diferença: os ossos estão crus, oferecendo riscos menores aos cachorros, pois não formam pontas tão afiadas quanto os ossos cozidos (ficam mais duros, devido à mudança de sua composição pelo calor).
O grande problema é que os cães de nossas casas não estão acostumados a comer os ossos, então geralmente são muito afoitos e devoram tudo inteiro. Dessa forma, correm o risco de engolir pedaços muito grandes, que podem ficar retidos no estômago ou no intestino. O ideal é que o osso seja maior que o crânio do cachorro, para que ele possa ficar roendo apenas, sem engolir de uma só vez.
Neste artigo do PeritoAnimal ensinamos como você pode Fazer um osso para cachorro em casa com produtos naturais e livre de riscos para o seu amigo peludo.
Por que osso de galinha faz mal?
Os ossos de galinha são mais porosos, fáceis de quebrar com as mordidas, formando pontas afiadas e muito cortantes. Além disso, quando o osso é mais rígido, pode ocasionar fraturas dentárias no cachorro, que são muito dolorosas, dificultando que o animal se alimente corretamente. Quanto às cartilagens, os cuidados são os mesmos, além do sério risco de engasgo, pois os cães não mastigam direito e acabam engolindo o pedaço inteiro.
Os ossos de galinha, quando cozidos, fritos ou assados, têm sua composição alterada pelo calor, tornando-se mais duro e perigoso, pois formarão pontas mais afiadas e resistente ainda quando quebrados. Na natureza, os cães comem toda a carne da presa e quebram os ossos para aproveitar o tutano. Com esse comportamento, garantem a higienização dos dentes e utilizam seu tempo com uma atividade altamente prazerosa para eles. Uma forma de manter esse comportamento tão agradável para eles sem correr o risco de lesões, é oferecer mordedores para os peludos.
O que fazer se meu cachorro engolir um osso inteiro?
Quando o cachorro engole um pedaço ou um osso inteiro, sempre é bom ficar atento. Ossos são digeridos de forma muito lenta, podendo causar sérios problemas no sistema gastrointestinal. O ideal é levar o cachorro para ser examinado por um médico veterinário, fazer radiografia e ultrassonografia e verificar a localização do osso.
Sinais como vômito e diarreia após a ingestão de um osso podem indicar que ele ficou retido em alguma parte do trajeto, podendo ser no estômago ou em alguma região do intestino. Pedaços pontiagudos podem rasgar o intestino e atingir outros órgãos, podendo levar o animal a óbito. Esses pedaços devem ser retirados cirurgicamente, sempre pelo veterinário.
Como saber se meu cachorro engoliu um osso? Sintomas
Caso você não tenha certeza de que seu cachorro engoliu um osso, ele deverá ser levado ao veterinário para que sejam realizados alguns exames. A radiografia abdominal e a ultrassonografia podem revelar a localização do osso ingerido e dar uma noção se oferece risco ou não. Animais que tiveram algum órgão perfurado por um pedaço pontiagudo do osso podem apresentar apatia, vômitos, diarreias e sangramentos.
Caso você veja o seu cachorro comendo o osso, tente retirar dele, mas tenha cuidado para ele não se ferir com alguma ponta. Alguns cães podem ficar agressivos quando estão roendo um osso ou comendo algo que seja muito valioso para eles. Por isso, sempre tenha cuidado ao tentar tomar algo da boca do cachorro. Caso ele já tenha engolido, siga as orientações que seu veterinário lhe passar e aguarde para verificar se o pedaço de osso vai conseguir ser eliminado de forma natural.
Pedaços de ossos também podem causar obstruções em locais como o duodeno e o jejuno, causando vômito persistente, perda de secreções gástricas, desequilíbrios eletrolíticos e desidratação. O risco de ruptura de algum órgão interno pode ser considerado emergência cirúrgica, devendo ser avaliado o mais rápido possível.
Evitar é sempre melhor do que tratar, então sempre fique atento ao lixo onde foram descartados restos de frango, deixando sempre fora do alcance do peludo. Além disso, peça à família para não dar ossos para o pet, informando sobre o risco que eles correm ao ingerir esses alimentos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro engoliu um osso inteiro, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.
- Ferreira, C.J.D.R.R. Abordagem clínica em casos de ingestão de corpos estranhos em cães. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/21119/1/Abordagem%20Cl%C3%ADnica%20em%20Casos%20de%20Ingest%C3%A3o%20de%20Corpos%20Estranhos%20em%20C%C3%A3es.pdf. Acesso em 30/10/2023.
- Lima, L. C. T., Queiroz, F. F., Hyppolito, W. C., Paganini, A. P. Ingestão de corpo estranho em um cão: relato de caso. Revista Dimensão Acadêmica, v.4, n.1, 2019. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/10/revista-dimensao-academica-v04-n01-artigo08.pdf. Acesso em 30/10/2023.