Cuidados extra

Colágeno para cachorros: para que serve e como usar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 1 maio 2025
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários que proporciona flexibilidade e suporte para as articulações. O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens, e também é encontrado em diversos outros tecidos animais. O colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Problemas articulares são um achado comum em cães, principalmente naqueles de raças grandes e gigantes e nos idosos. Geralmente, causam muita dor e diminuição da capacidade de se locomover, o que faz com que o cachorro passe a ficar mais tempo quieto.

Existem diversos fatores que ajudam no desenvolvimento de problemas articulares em animais, como por exemplo, envelhecimento biológico, desgaste excessivo devido ao esforço físico constante, obesidade, fatores genéticos, fatores nutricionais, alinhamento de membro, entre outros. O uso de colágeno é largamente recomendado nas doenças articulares dos cães, com o objetivo de manter as articulações saudáveis e promover sua mobilidade e flexibilidade. Por se tratar de um assunto muito interessante e que gera dúvidas nos tutores, o PeritoAnimal elaborou este artigo para explicar tudo sobre colágeno para cachorros. Boa leitura!

Índice
  1. Para que serve colágeno para cachorro?
  2. Pode dar colágeno para cachorro?
  3. Qual o melhor colágeno para cachorro?
  4. Como dar colágeno para cachorro?

Para que serve colágeno para cachorro?

O colágeno, a proteína mais abundante dos mamíferos, possui tipos específicos de tecido conjuntivo para pele, ossos, lâmina reticulada, basal, ossos e superfícies celulares, enquanto o colágeno tipo II forma a estrutura principal do tecido cartilaginoso.

Estudos demonstram que o uso de colágeno tipo II como suplemento dietético reduz a dor, claudicação e rigidez em cães que sofrem de osteoartrite. Isso acontece porque o colágeno ajuda a reduzir a inflamação das articulações e promove o reparo da cartilagem. Devido a isso, o colágeno é utilizado em cães para auxiliar no tratamento da osteoartrite e em outros problemas articulares, como a displasia coxofemoral e ruptura de ligamentos do joelho.

Pode dar colágeno para cachorro?

O colágeno tipo II é um suplemento alimentar, não sendo considerado um remédio. No entanto, seu uso deverá seguir a orientação do médico veterinário. O produto pode ser dado para cachorros sim, com o objetivo de atuar na saúde das articulações, protegê-las de doenças, servindo como auxiliar em vários tratamentos e promovendo bem-estar e melhora na qualidade de vida do pet.

O tratamento das doenças articulares tem como objetivo o alívio da dor e do desconforto do animal, a prevenção ou o retardo de novas alterações degenerativas e a restauração das articulações afetadas, visando o funcionamento regular e indolor da articulação. O uso do colágeno deverá ser associado a outros medicamentos, assim como a redução de peso e repouso do animal, que implicará em redução do esforço sobre a articulação.

Qual o melhor colágeno para cachorro?

Existem várias marcas de colágeno para cães, assim como complexos vitamínicos que também possuem o nutriente em sua composição. Alguns médicos veterinários preferem prescrever o colágeno manipulado, com a dosagem de sua preferência. Falaremos agora de algumas opções para que o leitor possa ter uma ideia da grande variedade de produtos com colágeno para cães:

1. Condroplex 500: é um suplemento alimentar composto por nutrientes essenciais às articulações, composto por sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, colágeno hidrolisado, zinco, manganês, aroma de bacon e extrato de parede de levedura. Vem na apresentação de cápsulas.

2. Avert Ograx Artro 20 para cães: é composto por nutrientes essenciais às articulações, contendo colágeno de frango tipo II. Sua apresentação é em cápsulas gelatinosas.

3. Suplemento Vitz Pet Colágeno II: é um suplemento para cães e gatos que combina nutrientes como colágeno tipo II, extrato de levedura Saccharomyces cerevisiae com minerais quelatados, cobre, manganês, selênio e zinco, para saúde das articulações. É indicado para cães e gatos de qualquer idade e de todas as raças, para reforçar o aporte nutricional e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos animais, atuando como coadjuvante no tratamento de alguns problemas de saúde e atuando na prevenção.

4. Nutricart Expert: é um suplemento alimentar para cães de todas as idades, com sulfato de condroitina, glicosamina e colágeno tipo II não desnaturado. Os comprimidos são palatáveis e devem ser administrados apenas uma vez ao dia.

Como dar colágeno para cachorro?

A dosagem e a frequência de administração do colágeno deverá ser prescrita pelo médico veterinário, que saberá qual o melhor tratamento para cada doença. No entanto, o colágeno é administrado, geralmente, duas vezes ao dia, durante um longo período de tempo. Alguns casos podem necessitar do uso do produto por toda a vida.

Alguns fabricantes utilizam palatabilizantes para facilitar a administração do produto, que também pode se adicionado à comida do cachorro. Os comprimidos e cápsulas também podem ser administrados diretamente na boca, para aqueles peludinhos mais espertos que costumam cuspir o comprimido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Colágeno para cachorros: para que serve e como usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados extra.

Bibliografia

UC-II Colágeno Tipo II Não Desnaturado. Infinity.Vet. Disponível em https://www.infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2023/06/UC-II-VET-Atual.pdf. Acesso em 18/03/2025.

Uso de colágeno hidrolisado e cúrcuma na abordagem terapêutica da insuficiência do ligamento cruzado cranial (LCCr) em cães – Relato de três casos. Disponível em https://premierpet.com.br/wp-content/files/acervo_premio_pesquisa/2019-uso-de-colageno-difrolisado-e-curcuma-na-abordagem-terapeutica-da-insuficiencia-do-ligamento-cruzado-cranial-(lccr)-em-caes.pdf. Acesso em 19/03/2025.

Bilck Filho, W. Avaliação da resposta clínica ao tratamento com colágeno hidrolisado em cães com doença articular degenerativa. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2020. Disponível em https://www.udesc.br/arquivos/cav/id_cpmenu/2126/WALTER_BILCK_FILHO_Disserta__o_16028675634411_2126.pdf. Acesso em 28/03/2025.

Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?