Quiropraxia canina - O que é, benefícios e recomendações
Ver fichas de Cachorros
Além da acupuntura, técnica há muito tempo utilizada com sucesso nos animais, a quiropraxia tem crescido no mundo pet. Ambas fazem parte do que chamamos de “medicina alternativa”.
A Quiropraxia é uma técnica natural de manipulação da coluna vertebral e articulações com o objetivo de propiciar a homeostase orgânica e atenuar os problemas mais comuns da coluna vertebral e de articulações, restabelecendo o equilíbrio entre a estrutura musculoesquelética e o sistema nervoso.
Sem dúvidas, o tratamento com quiropraxia canina é um assunto muito interessante! E pensando nisso, o PeritoAnimal elaborou este artigo para deixar o leitor por dentro de tudo! Venha conferir!
O que é a quiropraxia canina?
A quiropraxia envolve a manipulação manual da coluna vertebral e das articulações do organismo, visando o alinhamento de articulações que estejam mal ajustadas; identifica e procura as causas mecânicas de doenças, onde há pinçamentos e compressões nervosas, causadas por vértebras rotadas ou bloqueadas ou mesmo por tensão muscular. É um método terapêutico muito útil no tratamento de cães, gatos e cavalos que apresentem problemas neurológicos, articulares e musculares.
No entanto, a quiropraxia não deve ser utilizada como um método substituto ao tratamento convencional, mas usada em conjunto com ele. A união de ambos pode resultar em uma melhora mais rápida do quadro clínico, devolvendo a qualidade de vida ao animal doente.
O alívio das compressões na coluna vertebral pode proporcionar uma devolução da amplitude fisiológica de movimento do animal, ativação do sistema nervoso autônomo parassimpático, relaxamento, diminuição da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, maior vascularização, oxigenação e relaxamento muscular.
Benefícios da quiropraxia canina
A quiropraxia deve ser utilizada como um método adicional de tratamento, que pode potencializar a cura ou a melhora do animal. Com esse método alternativo, o pet pode se curar mais rapidamente e utilizar medicamentos por menos tempo, além de fornecer um estado de bem-estar favorável até a recuperação total.
A quiropraxia auxilia no relaxamento do paciente, aumentando a oxigenação dos tecidos afetados, permitindo que dores sejam aliviadas, pois a tensão muscular da região e a pressão arterial diminuem, além de aumentar o fluxo sanguíneo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento aos pacientes.
O tratamento com a quiropraxia não utiliza procedimentos invasivos ou medicamentos. Além disso, as técnicas da quiropraxia tratam a origem do problema, em comunicação direta com o sistema nervoso. Dessa forma, a técnica trata ossos e nervos, ao contrário de outras especialidades, como a fisioterapia e a massagem, que tratam a reabilitação muscular.
Em que casos é recomendada
A lista de indicações do uso da quiropraxia em cães é bastante extensa, mas vamos falar dos principais casos. Inicialmente, podemos dizer que a quiropraxia utiliza a manipulação com as mãos da coluna vertebral e das articulações do corpo, alinhando o que estiver mal ajustado, além de identificar e procurar causas mecânicas de doenças resultantes ou com envolvimento de pinçamentos e compressões nervosas, causadas por vértebras bloqueadas ou por tensão muscular.
Esse método é muito utilizado no tratamento de cães com os seguintes problemas:
- Problemas neurológicos, articulares e musculares;
- Tratamento de artrite, artrose;
- Displasia coxofemoral;
- Hérnias de disco agudas;
- Paralisia do nervo radial;
- Problemas gastrointestinais crônicos;
- Traumatismo físico com comprometimento da mobilidade e da flexibilidade.
Quem pode aplicar a quiropraxia canina?
Somente o veterinário com especialização na área pode aplicar o método da quiropraxia nos cães, pois caso seja executada de forma errada, poderá causar graves prejuízos à saúde do animal.
A técnica exige conhecimentos de anatomia e dos limites do corpo de cada animal, para que não haja lesões durante a sessão. Animal mal posicionado ou pressionado em locais errados, assim como o uso exagerado da força, pode ficar com sérios problemas na coluna vertebral, além de agravar a doença inicial.
Em outros países, a quiropraxia pode ser realizada por profissionais que não tenham formação em medicina veterinária, mas no Brasil, somente o veterinário formado poderá fazer os cursos de especialização na área e aplicar as técnicas em animais. Sempre fique muito atento a isso!
É seguro para os cães fazer quiropraxia canina?
A segurança do uso da quiropraxia em cães baseia-se na capacidade do profissional escolhido. Ou seja, mais uma vez vamos deixar bem claro aqui que somente o médico veterinário especialista poderá realizar as manobras de forma segura nos cachorros. No Brasil, somente veterinários formados podem se especializar em quiropraxia. Isso torna a técnica segura e confiável. O procedimento é seguro e, muitas vezes, fornece explicações alternativas de diagnóstico e resolução dos problemas da coluna vertebral e de biomecânica relacionados a distúrbios neuro-músculo-esqueléticos.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Quiropraxia canina - O que é, benefícios e recomendações, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.
- Silva, D.T., Alves, G.C., Filadelpho, A.L. Medicina alternativa: acupuntura e quiropraxia aplicadas em medicina veterinária – Revisão. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2008. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/e9GaKvrKksbakst_2013-6-13-15-52-11.pdf. Acesso em 25/04/2024.
- Saiba o que é a quiropraxia e quais seus benefícios. Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Disponível em https://www.al.pi.leg.br/radio/noticias-radio/saiba-o-que-e-a-quiropraxia-e-quais-sao-seus-beneficios#:~:text=Os%20profissionais%20da%20quiropraxia%2C%20chamados,e%20a%20press%C3%A3o%20arterial%20diminuem. Acesso em 29/04/2024.