Medicamentos

Lactulose para gatos - Usos, dosagem e efeitos colaterais

Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 19 março 2022
Lactulose para gatos - Usos, dosagem e efeitos colaterais
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O Duphalac e a lactulona, medicamentos cujos ingredientes ativos são um laxante chamado lactulose, são altamente eficazes em casos constipação ou baixa motilidade intestinal, como prisão de ventre e megacólon. É um remédio administrado por via oral como um xarope e pode ser comercializado com outros nomes.

Os gatos podem sofrer episódios de constipação que em alguns casos mais crônicos ou graves podem levar à formação de megacólon, que consiste numa dilatação do intestino grosso, com hipomotilidade e acúmulo de fezes que aumentam seu tamanho e dificultam muito a eliminação, causando sintomas como mau estar em geral, desidratação, anorexia ou dificuldade para defecar e dor. Com o uso da lactulose podemos ajudar a expulsar mais facilmente estas fezes graças às mudanças que produz no intestino grosso e ao fato de que ela consegue reduzir a dureza e aumentar o peristaltismo para promover sua eliminação. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre a lactulose para gatos, seus usos, doses e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é a lactulose?
  2. Posso dar lactulose ao meu gato?
  3. Para que serve a lactulose em gatos?
  4. Dosagem de lactulose para gatos
  5. Contraindicações da lactulose em gatos
  6. Efeitos colaterais da lactulose em gatos

O que é a lactulose?

O princípio ativo da lactulona para gatos ou do duphalac é a lactulose, que pertence ao grupo dos laxantes, que é usado em gatos em casos de constipação para facilitar a eliminação das fezes.

A lactulose é composta por unidades de galactose/frutose e, portanto, é um dissacarídeo que não pode ser hidrolisado por enzimas intestinais de mamíferos, mas é metabolizado por bactérias no intestino grosso, formando CO2 e ácidos de baixo peso molecular como o ácido fórmico, láctico e acético. Estes produtos aumentam a pressão osmótica, que mobiliza a água para o intestino, produzindo um efeito laxante e acidificando o conteúdo do intestino grosso, o que por sua vez provoca a migração de amônia do sangue para o intestino grosso, onde é retida como um íon de amônia, expelida com as fezes, aumenta a peristaltismo e amolece as fezes, o que promove a defecação.

Posso dar lactulose ao meu gato?

Os medicamentos chamados duphalac ou lactulona são comercializados para humanos, mas para gatos e cachorros há outros medicamentos similares contendo lactulose, que é o que deve ser usado para estas espécies em vez do medicamento para uso humano. Entretanto, respeitando a dosagem para gatos, o duphalac e a lactulona podem ser usados em casos urgentes ou quando não há disponibilidade do medicamento veterinário.

Imagem: rafaeldelcampo.com

Para que serve a lactulose em gatos?

A lactulose em gatos é usada para tratar constipação aguda, constipação crônica ou megacólon, pois facilita a passagem de fezes do intestino grosso, que podem ser causadas pelos seguintes fatores:

  • Estresse (reformas, mudanças na casa, mudança de casa, introdução de novos animais ou pessoas, ruídos altos...).
  • Dor retal ou perianal.
  • Estenose ou obstrução do intestino grosso devido a fraturas, raquitismo, neoplasias, hérnia perineal ou lesões vertebrais (síndrome da cauda equina).
  • Megacólon idiopático: dilatação, hipomotilidade e acúmulo de fezes no intestino grosso causando constipação severa.
  • Danos neurológicos, como ruptura do nervo hipogástrico ou pélvico devido a disautonomia, trauma ou ruptura neuromuscular devido a trauma na região sacrococcígea.
  • Megacólon congênito devido a doenças desde o nascimento como a aganglionose, agenesia anorretal ou ausência do segmento vertebral caudal e sacro em raças sem rabo, como o gato manês.

Neste outro artigo explicamos o que fazer quando um gato não consegue defecar.

Dosagem de lactulose para gatos

A dose para gatos é de 400 mg de lactulose por kg de peso corporal ao dia, o que corresponde a 0,6 ml do medicamento por kg de peso corporal do gato uma vez por dia. Deve ser administrado preferencialmente em duas ou três doses diárias, misturado com alimentos ou dado diretamente na boca do gato, e começa a ter efeito após dois ou três dias de tratamento.

Deve-se tomar cuidado ao administrar o medicamento e mantê-lo longe das crianças, pois a ingestão acidental pode causar diarreia e flatulência e, como contém álcool benzílico, pode causar hipersensibilidade ou reações alérgicas a este conservante.

Contraindicações da lactulose em gatos

A lactulona em gatos, o duphalac ou outro medicamento com o princípio ativo da lactulose não deve ser utilizado em gatos nos seguintes casos:

  • Gatos com obstrução gastrointestinal total.
  • Gatos com ou em risco de perfuração digestiva.
  • Gatos com hipersensibilidade à substância ativa ou ao excipiente.
  • Gatos diabéticos.
  • Gatos com desequilíbrio hidroeletrolíticos previamente associados ao risco de diarreia.

O medicamento é seguro em gatas grávidas e lactantes e não deve ser misturado com outros medicamentos veterinários.

Efeitos colaterais da lactulose em gatos

Em gatos, a absorção oral de lactulose é inferior a 2% no intestino delgado, portanto não é metabolizada e é excretada quase que totalmente intacta na urina dentro de 24 horas após a ingestão.

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer em gatos são os seguintes:

Se algum desses efeitos adversos for observado, é importante ir à clínica para relatá-los e deixar o especialista decidir o que fazer.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Lactulose para gatos - Usos, dosagem e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica de Laxatract 667 mg/ml jarabe para perros y gatos. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/3793+ESP/FT_3793+ESP.pdf>. Acesso em 10 de março de 2022.
  • Duphalac. Disponível em: <https://consultaremedios.com.br/duphalac/bula>. Acesso em 10 de março de 2022.
  • Lactulona. Disponível em: <https://consultaremedios.com.br/lactulona/667mg-ml-caixa-com-1-frasco-com-120ml-de-xarope-salada-de-frutas/p>. Acesso em 10 de março de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Vanessa
Minha gata sofreu uma fatura na pelve quando filhote e isso alterou o funcionamento intestinal dela. Mesmo dando ômega diariamente, ração úmida e abóbora, ela continuou tendo episódios de fecaloma e após todo o sofrimento com lavagens, estamos usando a lactulose. Ela tem 3,5kg e administro 0,9ml por dia; isso juntamente com o que já estávamos fazendo tem ajudado; ela tem ido na caixinha sem sofrimento todos os dias. Muito obrigada pelo artigo, me confortou em seguir usando.
Lactulose para gatos - Usos, dosagem e efeitos colaterais