Medicamentos

Enrofloxacina para gatos – Dosagem, usos e efeitos colaterais

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 6 agosto 2024
Enrofloxacina para gatos – Dosagem, usos e efeitos colaterais
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A enrofloxacina é um antibiótico útil para tratar diferentes infecções em gatos causadas por diversas espécies de bactérias. Como todos os antibióticos, é imprescindível que seu uso seja sempre prescrito pelo veterinário, pois é o único profissional capacitado para receitá-lo.

Nunca devemos administrar antibióticos a um gato por conta própria. Isso não só pode ser contraproducente, como também contribui para o desenvolvimento de resistências bacterianas. Para saber mais sobre esse fármaco, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, onde falamos sobre a enrofloxacina para gatos, suas doses, usos e efeitos colaterais.

Índice
  1. O que é enrofloxacina para gatos?
  2. Para que é utilizada a enrofloxacina para gatos?
  3. Contraindicações de enrofloxacina para gatos
  4. Efeitos colaterais da enrofloxacina em gatos

O que é enrofloxacina para gatos?

A enrofloxacina é um antibiótico que pertence ao grupo das fluoroquinolonas. Sua ação é bactericida, bloqueando a replicação, a transcrição e a recombinação do DNA das bactérias e afetando a permeabilidade de sua membrana.

Ela é eficaz em baixas concentrações e atinge uma considerável biodisponibilidade, mesmo quando administrado por via oral. Em 2 horas após a ingestão, alcança a concentração plasmática máxima da enrofloxacina, mantendo seu efeito por 24 horas.

Difunde-se extensamente em fluidos e tecidos, atravessando a placenta e a barreira hematoencefálica. É biotransformado no fígado e excretado principalmente pelas vias biliar e renal. Existem diferentes formatos de enrofloxacina para gatos no mercado, como comprimidos, suspensão oral e injetável.

Para que é utilizada a enrofloxacina para gatos?

Como antibiótico, é eficaz para tratar diferentes infecções causadas por bactérias, a maioria das gram-negativas e muitas das gram-positivas, tanto anaeróbicas quanto aeróbicas. Exemplos bem conhecidos são os estafilococos, bordetelas e Escherichia coli. Essas infecções geralmente afetam as vias respiratórias, o sistema digestivo ou geniturinário, a pele ou os ouvidos.

No entanto, é importante saber que não é um antibiótico de primeira escolha, como é o caso dos antibióticos de amplo espectro. Pelo contrário, é aconselhável reservá-lo para quando outros antibióticos se mostram pouco ou nada eficazes e, de preferência, após a realização de um teste de sensibilidade para identificar exatamente quais bactérias estão causando a infecção. Dessa forma, garantimos que a enrofloxacina seja eficaz contra elas.

Contraindicações de enrofloxacina para gatos

É certo que, se em algum momento a enrofloxacina ou algum dos excipientes causou uma reação alérgica no gato, não devemos administrar esse antibiótico novamente. Além disso, o uso de enrofloxacina não é recomendado em gatos com as seguintes características:

  • Menores de oito semanas deidade.
  • Com epilepsia.
  • Com transtornos convulsivos.
  • Com alterações no crescimento da cartilagem.

Em gatos com insuficiência renal ou hepática grave, a enrofloxacina deve ser administrada com precaução. Além disso, não é recomendado administrar esse antibiótico a gatas gestantes ou que estão no período de lactação. É muito importante informar ao veterinário se o gato estiver tomando algum outro medicamento, pois a enrofloxacina não deve ser combinada com certos fármacos, como as tetraciclinas, pois podem anular seu efeito

Também pode haver efeitos negativos na combinação com teofilina (aumento do tempo de eliminação) ou AINEs (aparecimento de convulsões). Além disso, é necessário monitorar sua combinação com substâncias que contenham magnésio, cálcio ou alumínio, pois retardam a absorção da enrofloxacina. Antiácidos, leite ou substitutos do leite diminuem sua biodisponibilidade oral.

Efeitos colaterais da enrofloxacina em gatos

Os efeitos colaterais que a enrofloxacina pode ocasionalmente desencadear nos gatos geralmente se concentram no sistema digestivo, provocando diversas alterações de caráter leve e transitório, como:

  • Hipersalivação.
  • Vômitos.
  • Diarreia.
  • Perda de apetite.

Também podem ser detectadas reações de hipersensibilidade e distúrbios no sistema nervoso central, como:

  • Convulsões.
  • Tremores.
  • Descoordenação.
  • Nervosismo.

Em qualquer caso, se a enrofloxacina for administrada ao gato seguindo as orientações do veterinário, é menos provável que ocorram efeitos adversos.

Sobredose da enrofloxacina

Em gatos, uma dose mais alta do que a necessária pode causar distúrbios graves na retina, podendo levar à cegueira irreversível.

Outros efeitos da sobredose são os próprios de uma intoxicação, ou seja, vômitos, diarreias ou alterações no comportamento ou no sistema nervoso central, como midríase (dilatação da pupila) ou descoordenação. Nesses casos, é necessário procurar o veterinário. Não há antídoto, portanto, será necessário tratar a sintomatologia.

Além disso, se o gato apresentar algum sinal clínico que suspeitamos ser causado pelo antibiótico, devemos informar imediatamente o veterinário, mesmo que não seja nenhum dos efeitos negativos mencionados.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Enrofloxacina para gatos – Dosagem, usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios, Departamento de Medicamentos Veterinarios. Ficha técnica de enrofloxacino Hifarmax. Disponible en: https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/3285+ESP/FT_3285+ESP.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Enrofloxacina para gatos – Dosagem, usos e efeitos colaterais