Homeopatia para gatos

Homeopatia para gatos

A homeopatia é uma terapia natural que tem crescido muito, tanto no mundo humano como no mundo animal. Isso acontece por vários motivos como, em destaque, uma boa eficácia aliada a condições de segurança muito boas: a homeopatia não produz nenhum efeito colateral ou secundário.

Neste artigo, poderá conhecer melhor o mundo da homeopatia para gatos. Continue lendo e descubra já como pode ajudar o seu pet de uma forma mais natural e segura.

O que é a homeopatia e como pode ajudar o meu gato?

A homeopatia é uma terapia natural que utiliza remédios extraídos de diversas origens, sendo as mais comuns as fontes animais, minerais e vegetais. Essas substâncias são diluídas de acordo com regras definidas até se tornarem, por fim, um remédio homeopático.

É um tipo de remédio com concentrações muito baixas, o que faz da substância um remédio extraordinariamente seguro. Para que entenda como pode atuar a homeopatia no seu gato, usaremos as infecções urinárias dos felinos como exemplo. Algumas destas infecções são conhecidas como idiopáticas, ou seja, sem uma causa definida. Isto não é bem assim, de facto, as infecções podem ser provocadas por um estado de estresse reprimido ao longo do tempo.

Neste caso, a homeopatia atua sobre o estado de estresse e corrige o principal desequilíbrio do gato, produzindo uma cura a nível urinário - uma parte que estava a sofrer as consequências físicas do estresse. Além disso, os gatos são animais muito sensíveis e isso faz com que a homeopatia atue de forma muito eficaz neles.

Remédios homeopáticos para gatos

Vamos identificar alguns remédios que podem funcionar de forma muito útil para o seu gato. Não esqueça que a homeopatia deve ser diluída antes de ser administrada a um animal, assim como também deve ser separada da toma de alimentos. Também é importante recordar que a pessoa mais indicada para estabelecer um tratamento homeopático é um veterinário homeopata, podendo tratar o seu gato de forma individual e estabelecer a dosagem adequada.

  • Arnica Montana: Remédio de referência para qualquer queda, traumatismo, mordedura ou lesão dolorosa.
  • Calêndula: Muito recomendado para feridas, para que não infetem e possam cicatrizar de forma adequada.
  • Nuz Vomica: Ingestão de bolas de pelo com posterior dificuldade em expulsá-las.
  • Arsenicum Album: Gatos com ansiedade que se manifesta quando caminham sem rumo à noite.
  • Beladona ou Calcarea Carbônica: Ansiedade que se manifesta com desejos de morder.
  • Natrum Muriaticum: Estado depressivo, especialmente se se relaciona com a morte de alguém humano da família ou outro animal do lar.

Não podemos terminar este artigo sem antes lembrar que, perante um problema grave, deve recorrer ao veterinário para que seja ele a orientar um tratamento homeopático específico. Só os veterinários homeopatas são capazes de dar resposta a um problema de saúde que possa comprometer o equilíbrio e qualidade de vida do seu gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Homeopatia para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.