Outros problemas de saúde

Cuidados para gato com hepatite

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 janeiro 2019
Cuidados para gato com hepatite
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Muitas vezes o fígado é definido como o cômodo para reciclar os resíduos dos animais e, também dos humanos. Mas não nos devemos esquecer que é uma grande fonte geradora de energia para o corpo e que, está sempre realizando trabalhos muito duros para manter fora do corpo as substâncias nocivas. Por isso, a sua principal função seria de filtro.

Neste artigo do PeritoAnimal queremos dar-lhe algumas recomendações sobre como cuidar de um gato com hepatite, para que a doença não se transforme em um obstáculo ou incômodo na hora de conviver com o seu gato doente. Saiba o que pode fazer para o ajudar de seguida.

Índice

  1. O que é a hepatite em gatos?
  2. Diagnóstico e tratamento para a hepatite em gatos
  3. Cuidar de um gato com hepatite

O que é a hepatite em gatos?

Não nos vamos prolongar muito nisto porque já temos um artigo específico que pode visitar sobre a hepatite em gatos, mas para entender melhor os cuidados deve pelo menos perceber do que se trata. A hepatite é uma inflamação do fígado, mas não tem apenas uma origem ou causa mas sim várias, e algumas ainda não estão totalmente definidas.

Como causas mais comuns temos as seguintes:

  • Lipidose hepática: é uma acumulação de tecido adiposo no quadro funcional do fígado e cuja causa mais popular são os jejuns prolongados, em forma voluntária ou acidental.
  • Hepatite autoimune ou idiopática.
  • Colangiohepatite felina: Inflamação das vias biliares por alguma bactéria que estava alojada no intestino e ascendeu pelos canalículos até ao fígado, infetando-o de forma secundária.
  • Tumores hepáticos.

Diagnóstico e tratamento para a hepatite em gatos

Se o seu gato se encontrar apático, sem vontade de comer, com pouco ou nenhum apetite, depois de 24 horas, deve ir com ele ao veterinário para um check-up geral e para um exame de sangue, que será a confirmação da doença. O gato gere a sua comida, ou seja, quando quer come e quando não tem fome não lhe toca, por isso deve estar atento a estes longos períodos sem comer, pois é um alarme de lipidose hepática.

Normalmente isso vem acompanhado por não querer beber água, pelo que o quadro pode piorar e a desidratação pode causar-lhe outros danos como encefalopatia e/ou lesões irreparáveis a nível central.

O tratamento será muito à base de cuidados, mas tudo vai depender do estado no qual se encontrar o felino. O tratamento vai depender sempre do que originou o problema, por isso é importante consultar o veterinário e seguir as suas indicações quanto ao tratamento.

Cuidados para gato com hepatite - Diagnóstico e tratamento para a hepatite em gatos

Cuidar de um gato com hepatite

Esta é uma doença em que o gato pode precisar ficar internado, mas assim que ficar melhor já poderá trazê-lo para casa. Uma vez em casa, deve ter em conta alguns cuidados que deve ter com o seu gato com hepatite.

No geral, os gatos com lipidose hepática não querem comer, algo que não podemos permitir. Devemos colocar-lhe uma sonsa, nos casos mais extremos, para o alimentar e hidratar. Com a colaboração dos donos e às vezes, recorrendo a estimulantes de apetite, conseguimos superar este passo tão traumático e com riscos para o felino.

Como donos devemos ser pacientes, mas insistentes, experimentando diferentes alimentos, alimento suave, comida caseira que gostará de comer como carne, frango, atum, verduras, frutas, etc. O objetivo é que ele coma, custe o que custar!

O que devemos considerar é que o seu fígado está falhando e devemos dar-lhe comida baixa em gorduras, por se poderem acumular no seu fígado e continuar causando danos. Os alimentos que devemos evitar são: alho e cebola crus, chocolate, gordura nas carnes (por enquanto, pois quando se recuperar são boas), abacate e chocolate.

Podemos ajudá-lo, sempre que o veterinário autorizar, com ervas medicinais que lhe estimulem o apetite e não prejudiquem o seu fígado, colaborando com a sua limpeza. Tem as seguintes opções:

  • Levedura de cerveja (misturada com a comida)
  • Boldo
  • Dente de leão
  • Extrato de alcachofra
  • Cúrcuma (ralada ou em pó)
  • Folhas de alfada secas

Também pode recorrer à homeopatia para gatos consultando um veterinário que tenha conhecimentos para poder assim evitar recaídas no seu gato.

Por último, pode ainda experimentar o Reiki com algum profissional. Isto ajudará o seu felino a sentir-se melhor e a aceitar as ajudas que estamos tentando dar-lhe para melhorar o mais rápido possível.

Cuidados para gato com hepatite - Cuidar de um gato com hepatite

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados para gato com hepatite, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Daiane Oliveira Pimentel
Meu gato foi diagnosticado com hepatite. Ficou 4 dias internado e voltou pra casa, fazem 2 dias mas está muito fraco e não quer comer nada, e ainda convulcionou 3 vezes mas bebe água. .... será normal? O que posso fazer por ele?
Luísa Savala
Oi Daiane! Você deve buscar ajuda um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Benia
Gostaria de saber se esse gatinho e um persa o pequenino preto com branco
Polyana Pinheiro
Meu gato foi diagnosticado com um quadro de hepatite desencadeado por lipidose hepática. Já estou dando os remédios recomendados, mas gostaria de saber se posso complementar o tratamento com chá de picão.

Obrigada.
Ana paula
Por favor me ajude meu gato está hepático aqui não tem nenhum veterinário estou dando para ele antibiótico chemitril e uma vitamina com ferro será que é o suficiente me ajude
A sua avaliação:
Emília Gomes
Uma gatinha foi abandonada aqui, ela tem a boca e as orelhas amarelas.
Será hepatite?
Mas ela bebe leite, água e se alimenta bem, apesar de estar magrinha. Já fazem uns 10 dias que cuido ela.
Tenho notado ela mais ativa ,dorme bastante.
Mais gordinha também.
Luísa Savala
Oi Emília! Ainda bem que existem pessoas como você!
Sem ver a sua gatinha não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Cuidados para gato com hepatite