Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Gato vomita depois de comer - o que pode ser?

Vez ou outra, tutores se depararão com esse problema tão recorrente, que é o vômito em gatos. O vômito pode estar relacionado a fatores de saúde mais graves e outros não tão graves assim, pois dependerá do teor e frequência do vômito, condições gerais do gato, e um quadro clínico que investigados mais a fundo por um profissional, contribuem para melhor apurar a verdadeira causa do vômito.

Primeiramente, é necessário determinarmos se o vômito é devido a uma doença, sendo neste caso, um sintoma de um problema de saúde mais grave. Ou, se o vômito é proveniente de uma regurgitação na qual geralmente, não envolve esforço físico por ser uma contração passiva e o gato vomita ração não digerida ou saliva logo após ingerir a comida. Continue com o PeritoAnimal para descobrir por que o seu gato vomita depois de comer ração.

Gato com regurgitação ou vômito?

Algumas vezes, imediatamente após comerem ou até algumas horas depois da ingestão do alimento, gatos podem vomitar praticamente todo o alimento ingerido e isso pode se dar devido à regurgitação, que é o ato de colocar o alimento para fora, vezes ou outra, misturado com saliva e muco, devido a um refluxo. Pois, a regurgitação é um reflexo passivo, no qual não há contração dos músculos abdominais, sendo que o alimento não digerido é proveniente do esôfago. E, o vômito propriamente dito, é quando o alimento provém do interior do estômago ou do intestino delgado, ocorre a sensação de náusea, juntamente com a contração dos músculos abdominais para colocar o alimento para fora, sendo que, neste caso, o alimento ainda pode não estar digerido por acabar de ter entrado no estômago ou parcialmente digerido.

As bolas de pelo, formadas no estômago, e que costumam ser mais comuns em gatos de pelagem média ou longa, não tem relação com a regurgitação de alimento e é um processo normal, desde que não seja frequente, pois o próprio gato tem a capacidade de forçar o vômito por meio de contrações abdominais justamente para colocar essas bola de pelo para fora, visto que não podem ser digeridas. Existem várias dicas para evitar a formação destas bolas, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Causas para regurgitação de gato

Se os episódios são frequentes, e acontecem todos os dias ou várias vezes ao dia, é necessário investigar se o seu gato não está com nenhum problema de saúde mais grave, como doenças ou lesões que afetem o esôfago, ou até mesmo obstruções no esôfago, que impossibilitam a deglutição. Ou ainda, se o gato vomita verde, amarelo ou esbranquiçado é necessário investigar se não há doença grave no estômago ou intestino, que impossibilite a digestão do alimento, principalmente se o vômito estiver associado com a perda de peso do animal.

Após constatar que o animal está bem de saúde e os episódios de vômito continuam a acontecer, seu gato pode estar com problema de refluxo, muitas vezes, por estar comendo rápido demais. Geralmente, quando há dois gatos ou mais no ambiente, um deles pode se sentir mais propenso à competição por alimento e isso é instintivo. Gatos não possuem o hábito de mastigarem o alimento, desta forma, engolem o floco de ração por inteiro e ao fazerem isso rápido demais também ingerem quantidade maior de bolhas de ar. Estas bolhas de ar no estômago aumentam as chances de refluxo, e junto com o ar, o gato regurgita a ração não digerida.

Fazer a transição do alimento de forma rápida demais, também pode aumentar as chances de regurgitação.

Para além disso, recordamos que existem uma série de alimentos proibidos para gatos, que podem causar vômitos, diarreia etc. Nomeadamente produtos lácteos, doces, etc.

Gato vomitando - o que fazer?

Muitos tutores se questionam "meu gato está vomitando, o que fazer?". Você pode tentar oferecer o alimento em porções menores várias vezes ao dia e acompanhar se há diminuição na frequência dos episódios.

E quando for trocar a alimentação do seu gato para uma ração de outra marca, a transição deve ser feita de forma gradual. Porém, sempre consulte o seu veterinário antes de trocar a alimentação do seu gatinho.

Outra solução seria investir em um comedouro específico para animais que tem esse tipo de problema. Ao invés de usar comedouros fundos e pequenos, opte por comedouros planos, largos e maiores. Isso fará com que o gato demore mais tempo para comer, diminuindo a ingestão de ar. Hoje, no mercado pet, há comedouros especializados que mimetizam obstáculos durante as refeições justamente com essa finalidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato vomita depois de comer - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.