Curiosidades do mundo animal

Tubarão tem língua?

 
Sandra Sotoca
Por Sandra Sotoca, Jornalista. 28 outubro 2023
Tubarão tem língua?
Tubarões

Ver fichas de  Tubarões

Os tubarões são um dos maiores animais predadores que existem na face da Terra e, se falarmos especificamente do meio aquático, também são grandes protagonistas. São conhecidos por sua temível aparência, seus afiados dentes e suas barbatanas, que podem assustar qualquer um. Entre as inúmeras questões que cercam esses magníficos peixes cartilaginosos, uma das mais intrigantes é se possuem língua ou não. À primeira vista, as bocas cheias de dentes afiados dos tubarões podem dar a impressão de que não têm uma língua tradicional, mas a realidade é mais complexa. Tubarão tem língua? Vamos descobrir neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Os peixes têm língua?

Índice

  1. Tubarão tem língua ou não?
  2. Como é a língua ou basihyal dos tubarões?
  3. Qual é a função da basihyal dos tubarões?
  4. Tubarões têm papilas gustativas?

Tubarão tem língua ou não?

Não, os tubarões não têm língua. Nos humanos, a língua é um órgão muscular que se encontra dentro da cavidade bucal, na parte inferior. Para nós, é de vital importância, pois a língua nos permite saborear os alimentos, graças às papilas gustativas, e formular sons e pronunciar palavras, entre outras funções.

No entanto, os tubarões não têm uma língua como a que nós, seres humanos, temos. Na verdade, eles têm outra estrutura, chamada "basihyal", que atua como nossa língua. De toda forma, os tubarões não têm nada em termos de "língua humana". Mas por que os tubarões não têm língua?

A ausência de uma língua muscular em tubarões ocorre devido às adaptações e à evolução que esse animal marinho sofreu devido ao seu estilo de vida como predador no meio aquático. Em outras palavras, em vez de usarem uma língua para mastigar os alimentos, os tubarões dependem principalmente de seus dentes afiados e mandíbulas poderosas para capturar e rasgar presas antes de engoli-las inteiras ou em grandes pedaços.

Agora que você já sabe se os tubarões têm língua, confira nosso artigo sobre "Animais predadores - significado, tipos e exemplos".

Como é a língua ou basihyal dos tubarões?

Já deixamos claro que, embora o tubarão não tenha uma língua da maneira que a conhecemos em seres humanos, este animal possui uma estrutura que desempenha funções similares, mas que é fisiologicamente diferente.

O basyhial dos tubarões é uma estrutura cartilaginosa dura e plana que se encontra na parte inferior de sua boca e desempenha um papel no processo de alimentação. Não se assemelha em nada à língua muscular como a que temos, nós humanos, pois é um órgão completamente imóvel que atua como reforço e suporte para os músculos da mandíbula. Além disso, é importante destacar que o basyhial pode variar em forma e tamanho, dependendo da espécie de tubarão em questão.

Curioso sobre tubarões? Confira nosso artigo sobre quantos dentes tem um tubarão e descubra mais sobre esses fascinantes predadores.

Tubarão tem língua? - Como é a língua ou basihyal dos tubarões?

Qual é a função da basihyal dos tubarões?

Quando se trata de caçar e se alimentar, os tubarões utilizam seus afiados dentes e a força de suas mandíbulas, portanto, o basihyal, ou a língua, não desempenha um papel ativo nesse processo. Ele serve como uma "plataforma" para estabilizar a mandíbula do tubarão quando ele se lança para caçar. Além disso, protege as estruturas das mandíbulas quando o tubarão se alimenta de animais que são presas e que têm espinhas. Basicamente, é utilizado para engolir, pois os tubarões não têm papilas gustativas no basihyal, ao contrário de nós, que usamos a língua para saborear.

Você já se perguntou se os tubarões comem pessoas? Descubra neste artigo do PeritoAnimal.

Tubarões têm papilas gustativas?

Neste ponto, você provavelmente está se perguntando se os tubarões têm papilas gustativas ou não. Se eles não as têm na língua ou no basihyal, onde estão localizadas?

Os tubarões têm, sim, papilas gustativas, mas estas estão localizadas ao redor das estruturas de sua boca, mais especificamente nas gengivas e nos dentes. No entanto, suas papilas gustativas não são tão desenvolvidas como as dos seres humanos.

As papilas gustativas dos tubarões são estruturas rudimentares em forma de pequenos protuberâncias ou rugosidades que lhes permitem detectar sabores na água. Os tubarões são capazes de perceber sabores como o salgado e o amargo, o que pode ser importante para a detecção de presas e a orientação em seu ambiente aquático. A capacidade dos tubarões de detectar sabores pode ajudá-los a encontrar e selecionar alimentos adequados.

Se você quiser saber mais sobre tubarões, não deixe de ler o post em que respondemos se os tubarões são cegos ou não. Além disso, se tiver dúvidas sobre a anatomia dos tubarões e seu esqueleto, pode consultar o artigo "Tubarões têm ossos?", também no PeritoAnimal.

  • González, C. G. (2013). Tiburones, Rayas, Quimeras, Lampreas y Mixínidos de la Península Ibérica y Canarias. Ediciones Díaz de Santos.
  • Astudillo Gajardo, M., Morales Muñoz, P., & Valenzuela, M. E. (2015). Descripción Anatómica del Esqueleto de Tiburón Mako (Isurus oxyrinchus). International Journal of Morphology, 33(4), 1231-1236.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tubarão tem língua?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Tubarão tem língua?