Partilhar

Gato com nariz inchado: o que pode ser

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 23 outubro 2019
Gato com nariz inchado: o que pode ser

Ver fichas de  Gatos

O gato é um animal muito independente e um caçador exímio com o seu olfato apurado e flexibilidade. O olfato é um dos sentidos mais importantes para os gatos e existem situações que podem afetar esse sentido e as estruturas anatômicas associadas, incluindo o nariz e a face.

Um gato com rosto inchado ou o nariz é bastante perceptível para qualquer tutor que lide diariamente com o seu animal e causa muita preocupação. Se o seu gato apresenta este problema, neste artigo do PeritoAnimal respondemos a pergunta: gato com nariz inchado, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Gato espirrando - O que pode ser?

Gato com nariz inchado e outros sintomas relacionados

Geralmente, além do nariz inchado o gato também pode apresentar outros sintomas como:

  • Deformação facial (gato com rosto inchado);
  • Descargas nasais e/ou oculares;
  • Lacrimejamento;
  • Conjuntivite;
  • Nariz entupido;
  • Tosse;
  • Ruídos respiratórios;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Apatia.

Dependendo dos sintomas que estão associados ao gato com nariz inchado podemos diagnosticar a causa e determinar qual o melhor tratamento.

Gato com nariz ou face inchados: causas

Se você reparou que o seu gato está com o nariz inchado, existem algumas causas mais comuns que explicam o sintoma:

Corpo estranho (gato com nariz inchado e espirrando)

Os gatos gostam muito de explorar e cheirar tudo o que é novidade ou apresenta um odor tentador. No entanto, por vezes isso pode correr mal e originar a que o animal se pique ou inale um corpo estranho, seja sementes ou espinhos de plantas, poeiras ou objetos pequenos.

Geralmente, um corpo estranho inócuo, origina gato espirrando com secreção, como forma de tentar eliminá-lo. Observe as vias aéreas superiores e procure por algum tipo de corpo estranho. Se o gato espirra frequentemente, sugerimos a leitura do artigo sobre gato espirrando muito, o que pode ser?

Gato com nariz inchado por picada de insetos ou plantas

Gatos outdoor, ou seja, que têm acesso à rua ou que sejam da rua apresentam mais probabilidade desta reação acontecer. No entanto, basta existir uma janela ou porta aberta que qualquer animal está propenso a que um insecto o pique/morda.

Os insetos que podem provocar esta reação incluem abelhas, vespas, melgas, aranhas, escorpiões e escaravelhos, entre outros. Relativamente a plantas tóxicas par gatos, elas também podem provocar reações no corpo do gato, seja por ingestão ou por simples contacto. Confira no nosso link a lista das plantas tóxicas.

Enquanto que em alguns casos por picada de inseto ou planta venenosa ocorre uma reação alérgica localizada no local da inoculação, podendo ou não ter associado a libertação de um veneno ou biotoxina, outros casos são tão graves que podem ameaçar a vida do animal.

Sintomas de gato com alergia

A reação alérgica local por picada de insetos ou plantas pode provocar:

  • Eritema local (vermelhidão);
  • Inchaço/inflamação local;
  • Prúrido (coceira);
  • Aumento da temperatura local;
  • Espirros.

Caso sejam as regiões da face ou do nariz afetadas, podemos observar um gato com nariz inchado e espirrando.

Já a reação anafilática, uma reação alérgica grave e sistêmica de evolução rápida, inclui:

  • Inchaço lábios, língua, face, pescoço e até do corpo todo, dependendo do tempo de exposição e quantidade de toxinas/veneno;
  • Dificuldade em deglutir;
  • Dispneia (dificuldade em respirar);
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dores abdominais;
  • Febre;
  • Morte (se não tratada a tempo).

Esta situação se trata de uma emergência médica, por isso se notar algum destes sintomas leve imediatamente o seu animal ao veterinário mais próximo.

Abscessos

Os abscessos (acumulações de pús em espaços circunscritos) quando são no rosto causam essa impressão do gato com nariz inchado e podem surgir por:

  • Problemas dentais, isto é, quando a raiz de um ou mais dentes começa a inflamar/infetar e causa uma reação que se inicia com um inchaço local da face e posteriormente origina um abscesso muito doloroso.
  • Traumatismo por arranhões de outros animais, as unhas dos animais contêm muitos microrganismos e podem originar lesões muito graves se não tratadas a tempo. O que aparentemente pode ser um simples arranhão, pode resultar em uma ferida no nariz do gato ou abscesso que deforme o rosto do animal ou outras regiões do corpo (conforme o local).

O tratamento exige a limpeza e desinfeção do local, podendo ser necessário drenar os abscesso e antibioterapia.

Gato com nariz inchado: o que pode ser - Abscessos
Imagem: Reprodução/fit-cats.com

Bloqueio ducto nasolacrimal

O ducto nasolacrimal é uma pequena estrutura que liga a glândula lacrimal, onde é produzida a lágrima, à cavidade nasal e, por vezes, pode bloquear por entupimento com secreções, estenose ou corpos estranhos e deixando a aparência de gato com nariz inchado.

Criptococose felina e nariz inchado

A criptococose em gatos é causada pelo fungo Criptococcus neoformans ou Criptococcus catti, presente nos solos, fezes de pombos e em algumas plantas e se transmite por inalação, podendo causar um granuloma pulmonar, uma estrutura que se forma durante a inflamação e que tenta circunscrever o agente/lesão, criando uma cápsula em seu redor.

Gato com nariz inchado por criptococose felina

A criptococose também afeta cachorros, furões, cavalos e seres humanos, no entanto a sua apresentação mais comum é assintomática, isto é, sem manifestação de sintomas.

Quando há manifestação clínica de sintomas existem várias formas: a nasal, a nervosa, a cutânea ou a sistêmica.

A nasal se caracteriza por um inchaço nasofacial, acompanhado de úlceras e nódulos (caroços) na região.

Outro sintoma muito comum é face do gato inchada e o chamado "nariz de palhaço" devido ao inchaço característico do nariz por aumento do volume da região nasal, associado a espirros, secreção nasal e aumento dos gânglios regionais (caroços no pescoço do gato).

Nesta doença é muito comum observarmos gato espirrando com secreção ou sangue, gato com nariz entupido ou gato com feridas no nariz.

Para identificar a criptococose no gato normalmente é realizada uma citologia, biópsia e/ou cultura de fungos. O fungo pode ficar em período latente (incubação) entre meses a anos, por isso, pode não se descobrir quando ou como contraiu a doença.

Tratamento para criptococose em gatos

E aí surge a questão: qual o remédio para criptococose em gatos? O tratamento de doenças provocadas por fungos é demorado (entre 6 semanas até 5 meses), sendo no mínimo 6 semanas, podendo durar mais de 5 meses. Os fármacos mais utilizados são o itraconazol, fluconazol e cetoconazol.

Nestes casos, é necessário controlar os valores do fígado, pois esta medicação prolongado é metabolizada no fígado e pode causar alterações hepáticas.

Caso existam lesões de pele secundárias e há ferida nariz gato, deve ser receitado antibioterapia tópica e/ou sistêmica, junto com limpeza e desinfeção local.

Lembre-se: nunca auto medique o seu animal. Isso pode provocar reações adversas, multirresistências e até a morte do animal.

Esporotricose

A esporotricose em gatos é uma doença provocado por um fungo, geralmente o tratamento é um antifúngico, como o itraconazol.

Zoonose, entrada através de feridas abertas, mordidas ou arranhaduras de animais infetados, mais no nariz e na boca.

Gato com nariz inchado: o que pode ser - Esporotricose
Imagem: Reprodução/rio.rj.gov.br

Doenças respiratórias: rinite

Doenças respiratórias, seja elas agudas ou crônicas, como a asma ou alergias, podem afetar a cavidade nasal e a nasofaringe. Se detetar algum sintoma respiratório como espirros, descargas nasais ou oculares, tosse ou ruídos respiratórios, você deve levar o seu animal ao veterinário para que os sintomas não piorem.

Neoplasia ou pólipos nasais

Por obstrução direta ou indireta das estruturas respiratórias, o gato também pode apresentar os sintomas acima referidos.

Traumatismo ou hematoma

As brigas entre animais podem também originar graves hematomas (acumulações de sangue) e feridas no nariz do gato. Caso o gato seja vítima de atropelamento ou algum tipo de acidente, pode também aparecer com o nariz/rosto inchado e com feridas.

Doenças virais

O vírus da Aids felina (FiV), leucemia (FeLV), herpes vírus ou calicivírus também podem provocar gato com nariz inchado e espirrando e outros sintomas respiratórios.

Se se pergunta: virose em gatos como tratar? A resposta é a prevenção através da vacinação. Uma vez já contraído o vírus o tratamento é sintomático e não diretamente dirigido ao vírus.

Entenda quais são as doenças mais comuns e gatos e seus sintomas neste vídeo do PeritoAnimal:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com nariz inchado: o que pode ser, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • Foster, A., Foil, C. (2003) BSAVA Manual of Small Animal Dermatology, second edition, BSAVA
  • Little, S.E (2016) August's Consultations in Feline Internal Medicine, volume 7, 1st edition, Elsevier.
  • Lloret et al. (2013) Sporotrichosis in cats: ABCD guidelines on prevention and management. Journal Feline Med Surg. 2013 Jun; 15(7):619-623
  • Pennisi, M.G. et al. (2013) Cryptococcosis in cats: ABCD guidelines on prevention and management. Journal Feline Med Surg. 2013 Jul; 15(7):611-8

Vídeos de Gato com nariz inchado: o que pode ser

1 de 3
Vídeos de Gato com nariz inchado: o que pode ser

Escrever comentário sobre Gato com nariz inchado: o que pode ser

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cathia Costa
Por favor me responda o que pode ser de um lado e do outro do ânus do gatinho tem um ponto de puz.

Gato com nariz inchado: o que pode ser
Imagem: Reprodução/fit-cats.com
Imagem: Reprodução/rio.rj.gov.br
1 de 3
Gato com nariz inchado: o que pode ser

Voltar ao topo da página