Gato correndo como louco: causas e soluções

Gato correndo como louco: causas e soluções

Se você tem um ou mais gatos em casa, provavelmente já presenciou um momento de loucura felina no qual o seu gato sai correndo do nada. Embora em muitos casos esse seja um comportamento normal e não represente qualquer tipo de problema, em outros pode ser um indício que algo não está bem e que o seu felino precisa da sua atenção.

Nesse artigo do PeritoAnimal, te explicamos o que pode dar origem a esse comportamento agitado sem motivo aparente e o que fazer para minimizá-lo - Gato correndo como louco: causas e soluções.

Por que meu gato corre como louco

É comum ver um gato correndo pela casa como um louco, especialmente durante a noite, a hora perfeita para despertar o/a tutor/a que quer descansar depois de um dia cansativo. Existem várias razões que podem explicar o comportamento "maníaco" do seu felino:

Higiene

Uma das teorias que explicam por que o seu gato corre como louco é que o faz por motivos de higiene, um fator muito importante para um felino. Se você notou que o seu felino corre como um louco depois de usar a caixa de areia, a razão óbvia seria que, depois de defecar, ele quer sair de perto das fezes com urgência, uma vez que eles amam a limpeza.

No entanto, outras afirmações1 indicam que isso ocorre porque o odor das fezes atrai predadores, pelo que os gatos ativam seu instinto de segurança e fogem da caixa de areia depois de enterrarem o cocô, de forma a não serem detectados por animais ameaçadores.

Problemas digestivos

Os problemas digestivos são outra possível razão pela qual os gatos saem correndo do nada. Um gato que esteja experienciando desconforto pode correr pela casa para intentar aliviar o sintoma. Contudo, nem todos os especialistas estão de acordo com esta justificação, uma vez que este é um comportamento apresentado por muitos felinos que não demonstram sinais clínicos de problemas digestivos.

Instinto de caça

Como predadores naturais, os gatos domésticos também apresentam comportamentos relacionados com esse instinto. Um comportamento agitado sem incitação prévia pode ser uma demonstração de técnicas de luta ou de caça.

Quando um gato não necessita aplicar essas técnicas para obter comida, ele pode estar correndo pela casa simplesmente por manter esse instinto de caça que apresentaria no seu estado selvagem.

Pulgas

As pulgas podem explicar a agitação repentina de um felino, já que ele pode estar sofrendo de uma alergia à picada da pulga ou simplesmente estar sentido muita coceira em algum sítio e correr em busca de alívio.

Se você suspeita que o seu felino pode ter pulgas, deve consultar o seu veterinário para que ele recomende um fármaco adequado para desparasitá-lo e fazer uma limpeza intensiva do ambiente. No artigo "O meu gato tem pulgas - remédios caseiros", você encontrará algumas dicas sobre o que fazer nesse caso.

Excesso de energia

A explicação mais comum para ver o seu gato correndo como louco é a energia acumulada. Os gatos passam muito tempo dormindo ou simplesmente descansando, mas eles possuem níveis de energia para gastar como qualquer outro animal.

De acordo com a investigadora e consultora de comportamento felino Mikel Delgado2, os gatos costumam ser mais ativos quando os seus tutores são mais ativos. Isso indica que, quando o/a tutor/a passa o dia fora, o gato está menos ativo, o que muda repentinamente quando o/a tutor/a chega a casa e ele tem toda essa energia por gastar.

Síndrome de hiperestesia felina (SHF)

A síndrome de hiperestesia felina é uma condição rara e misteriosa de origem desconhecida que origina um comportamento obsessivo nos gatos. Pode provocar sintomas como a perseguição da cauda, mordedura ou lambedura excessivas, vocalização incomum, midríase (dilatação da pupila em função da contração do músculo dilatador da pupila) ou, por fim, corridas ou pulos anormais e fora de controle. Se você suspeita que o seu gatinho está apresentando comportamentos obsessivos, consulte o seu veterinário o quanto antes.

Disfunção cognitiva

Se o seu gatinho é idoso e sai correndo como um louco, é possível que ele esteja sofrendo de algum tipo de disfunção cognitiva ou demência. À medida que os felinos envelhecem, podem surgir comportamentos anormais devido ao funcionamento diferente do cérebro deles.

Gato correndo de um lado para o outro: soluções

Para melhorar a convivência com o seu felino e garantir que ele tem uma vida saudável e feliz, você deve aprender a interpretar a linguagem corporal dos gatos. O comportamento do felino pode ser uma forma de comunicar com o tutor ou tutora, pelo que é importante conseguir decifrar o que ele está dizendo.

Cada gato é diferente, pelo que o ideal é tomar atenção às circunstâncias e contextos nos quais o seu pet demonstra esse comportamento agitado e corre de um lado para o outro. Esteja especialmente atento/a aos tipos de som que ele emite, aos movimentos da cauda, ao momento do dia e ao comportamento em si, já que podem ajudar a encontrar padrões de atitudes e, consequentemente, entender a motivação das ações do seu gato.

Assim, você pode detectar comportamentos fora do normal do seu gatinho e saber o que origina esse comportamento louco no seu pet. Quando o comportamento cai fora do habitual, é essencial que você contate o seu veterinário de confiança para que sejam feitos os exames pertinentes para diagnosticar eventuais problemas de saúde como os mencionados antes. Se você suspeita que os motivos pelos quais você vê o seu gato correndo como louco pela casa podem estar associados a problemas de saúde, consulte um profissional de imediato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato correndo como louco: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Referências
  1. Headlines and Global News. Cats Run From Litter Box After Pooping For A Very Scientific Reason. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: http://www.hngn.com/articles/90173/20150506/cats-run-from-litter-box-after-pooping-for-a-very-scientific-reason.htm
  2. http://mikeldelgado.com/
Bibliografia
  • PAOLETTA, RAE. “Why Your Cat Runs Around at Night Like a Maniac, According to Science.” Inverse. Dec. 19, 2017. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: https://www.inverse.com/article/39459-why-does-my-cat-run-around-at-night-according-to-science.
  • CORNELL FELINE HEALTH CENTER. “Fleas: A Source of Torment for Your Cat.” Cornell University College of Veterinary Medicine. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: https://www.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/fleas-source-torment-your-cat
  • CORNELL FELINE HEALTH CENTER. “Hyperesthesia Syndrome.” Cornell University College of Veterinary Medicine. Acessado a 8 de junho de 2020. Disponível em: https://www2.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/hyperesthesia-syndrome