Partilhar

Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia

 
Por Giselly Corrêa. 13 fevereiro 2019
Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são animais domésticos muito bons, pois em geral não necessitam de muitos cuidados e são bastante sociáveis. Para alimentá-los e para que tenham um crescimento adequado, é necessário conhecer bem a alimentação, uma vez que ela consiste em três tipos de alimentos principais: o feno, as verduras e frutas, e a ração. A alimentação do porquinho-da-índia precisa dessas três coisas para ser saudável, por isso todas elas são essenciais.

Neste artigo do PeritoAnimal sobre a quantidade diária de comida para porquinhos-da-índia, vamos explicar os requerimentos nutricionais básicos e as necessidades alimentares de porquinhos jovens e adultos. Você também encontrará uma lista de boas verduras e frutas e de alimentos proibidos para porquinhos-da-índia, para que tenha todas as informações sobre como alimentar seu querido pet.

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

Comida para porquinho-da-índia

A partir da 3ª semana de vida, quando já se pode desmamar o porquinho-da-índia e começar a dar comida, esses animaizinhos precisam de uma série de alimentos imprescindíveis para uma dieta adequada, independentemente da idade, embora a quantidade dos alimentos varie com o fato de serem mais jovens ou mais adultos.
Veja a seguir, como alimentar um porquinho-da-índia com uma dieta equilibrada:

Feno para porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia, além de precisar de água limpa sempre, também deve ter feno fresco ilimitado, já que os dentes dianteiros desses roedores (como os de muitos outros) nunca param de crescer e o feno ajudará a desgastá-los continuamente. Além disso, os porquinhos-da-índia não tem motilidade intestinal ao contrário de outros animais e, como precisam comer no mínimo a cada 4 horas, esse alimento ajuda o sistema digestivo a não parar de funcionar, assim os porquinhos não terão problemas de saúde, pois o feno contém uma grande quantidade de fibras. Portanto, o feno para porquinho-da-índia deve estar sempre disponível, uma vez que constitui cerca de 70% de sua dieta diária.

O feno não deve ser confundido com a alfalfa, que é dada somente aos porquinhos-da-índia jovens, doentes, grávidas ou que estão amamentando, pois é um alimento que, além da fibra, tem um alto teor de cálcio e pode produzir pedras na bexiga se for consumido em excesso.

Frutas e verduras para porquinho da índia

Infelizmente, os porquinhos não são capazes de produzir vitamina C por si próprios, por isso precisam obtê-la externamente através de uma dieta adequada. Para isso, você pode oferecer uma grande variedade de verduras de folhas verdes que contêm uma quantidade considerável desta vitamina, como acelga, alface-da-terra, alfaces (menos o iceberg), folhas de cenoura, salsa (embora com moderação, pois é muito diurética), ou espinafre. Outros vegetais, como as cenouras ou o pimentão vermelho (mais do que o verde), também ajuda com uma grande quantidade de vitamina C.

As frutas para porquinho da índia indicadas para obter vitamina C são laranjas, tomates, maçãs ou kiwis, por exemplo, que também são baixos em açúcares, o que é interessante para eles.

Vale ressaltar que é necessário lavar e limpar as frutas e verduras que você vai dar ao pet para que não se intoxiquem, e se possível, evitar dar a eles frutas inteiras, e oferecê-las em pequenas poções, um pouquinho a cada dia. Se você quer saber mais sobre esse assunto, pode dar uma olhada nessa lista de frutas e verduras boas para os porquinhos-da-índia e também nos alimentos proibidos para os porquinhos-da-índia.

Ração para porquinho-da-índia

Por último, a ração para porquinho-da-índia deve ser específica para ele, já que são 100% herbívoros e não toleram as proteínas animais que costumam estar presentes em outras rações para roedores em geral. Também devem conter uma quantia extra de fibra e de vitamina C, embora uma vez aberta a ração, essa vitamina se evapore em pouco tempo. Por isso, você deve guardar a ração bem-fechada em um lugar fresco e seco e evitar rações que contenham muitos açúcares, gorduras e substâncias químicas, para que o porquinho-da-índia cresça da maneira mais saudável possível.

Alimentação porquinho-da-índia jovem

Um porquinho-da-índia é considerado jovem até os 15 meses de idade. Como já dissemos antes, a quantidade de água e feno é ilimitada, mas é recomendável que as verduras fibrosas sejam oferecidas em pequena quantidade duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à tarde. Quanto às frutas, recomenda-se oferecer uma porção, dia sim dia não já que, se forem oferecidas todos os dias, o porquinho-da-índia começará a engordar rapidamente. O ideal é fazer uma pequena salada variada com 2 tipos de verdura ou uma verdura e uma fruta, por exemplo.

Quanto à ração, que deve constituir 10% da alimentação dos porquinhos-da-índia jovens, recomenda-se uma quantidade de ração de 20 gramas ao dia (duas colheres de sopa), divididas em duas partes, como as verduras, para roedores que pesam até 300 gramas.

Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia - Alimentação porquinho-da-índia jovem

Alimentação porquinho-da-índia adulto

Depois dos 15 meses de idade, os porquinhos-da-índia já podem ser considerados adultos e portanto, você deve mudar um pouco a quantidade e porcentagem de comida diária. Assim como no caso dos jovens, o feno fresco deve estar disponível 24 horas por dia e constituir cerca de 70% da dieta mas, para os porquinhos-da-índia adultos, a ingestão diária de verduras e frutas constituirá uns 25% e a ração passará a cerca de 5%, passando a ser considerada um extra e sendo oferecida apenas uma vez ao dia, normalmente pela manhã.

Mesmo assim, a quantidade de ração para porquinho-da-índia vai variar em função do peso do seu animalzinho:

  • Se pesa até 500 gramas, comerá 45 gramas de ração por dia.
  • Se pesa mais de 500 gramas, comerá 60 gramas de ração por dia.

Vale mencionar que, uma vez que o porquinho tenha terminado sua ração, ela não deve ser reposta até o dia seguinte.

Por último, descubra também se seu porquinho-da-índia te ama assistindo nosso vídeo do YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Conselhos
  • Siempre deben tener a su disposición agua limpia y heno de forma ilimitada.
  • Es importante llevar a tu cobaya al veterinario cada medio año y controlarle el peso.
  • No hay que pasarse de las cantidades de comida diarias recomendadas.
  • En caso de que no tengan suficiente vitamina C, podemos suministrarles un suplemento alimenticio.

Escrever comentário sobre Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia
1 de 2
Quantidade diária de comida para porquinho-da-índia

Voltar ao topo da página