Dietas equilibradas

Porquinho-da-índia pode comer morango?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 20 setembro 2022
Porquinho-da-índia pode comer morango?
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

O sabor, a cor e o aroma dos morangos fazem desta fruta uma das preferidas de muita gente. Portanto, é comum que os tutores de porquinhos-da-índia se perguntem se seus companheiros peludos podem comer a fruta.

Será que porquinho-da-índia pode comer morango? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual explicaremos tudo o que você precisa saber sobre os morangos na alimentação desses pets, como a quantidade indicada, como dar corretamente e mais.

Também lhe pode interessar: Porquinho-da-índia pode comer tomate?

Índice

  1. Porquinho-da-índia pode comer morango?
  2. Benefícios dos morangos para os porquinhos-da-índia
  3. Como dar morango para o porquinho-da-índia?
  4. Quantos morangos posso dar para o porquinho-da-índia?
  5. Efeitos colaterais e contraindicações de morango para porquinhos-da-índia

Porquinho-da-índia pode comer morango?

Os porquinhos-da-índia são animais herbívoros cuja alimentação deve consistir em três componentes principais:

  • Feno (70%)
  • Alimentos frescos (20%)
  • Ração (10%)

O que os porquinhos-da-índia devem comer?

Dentro dos alimentos frescos, a grande maioria (75%) deve ser de hortaliças folhosas, tais como espinafre, acelga, rúcula, endívia, agrião, couve, repolho, couve-de-bruxelas, etc. Os 25% restantes devem ser compostos por outras hortaliças e frutas.

Já em relação à fruta tema deste artigo, sim, os porquinhos-da-índia podem comer morango. Isso porque os morangos estão na lista de frutas que os porquinhos-da-índia podem comer. Além de ter muitos benefícios nutricionais, o morango não possui nenhum composto que seja tóxico para os porquinhos-da-índia.

Entretanto, como acontece com outras frutas, é importante oferecê-las com moderação, pois de outra forma podem causar efeitos negativos à saúde. Se você quiser saber como oferecer morangos com segurança ao seu porquinho-da-índia, não perca as seguintes seções nas quais explicaremos como e quanto você deve oferecer esta fruta.

 

Benefícios dos morangos para os porquinhos-da-índia

A inclusão de morangos na alimentação dos porquinhos-da-índia pode trazer inúmeros benefícios à saúde, devido ao seu sabor e bom valor nutricional:

  • Os morangos são ricos em vitamina C, um micronutriente essencial para esses peludinhos. Assim como nos seres humanos, os corpos dos porquinhos-da-índia não são capazes de sintetizar a vitamina C por si só, por isso devem consumir esta vitamina a partir dos alimentos. Os morangos são uma grande fonte de vitamina C, ainda mais que as laranjas, por isso podem ser uma boa alternativa para fornecer esta vitamina naturalmente, sem a necessidade de suplementos vitamínicos.
  • São frutas de baixo teor calórico: embora tenham açúcares, seu teor de açúcar é inferior ao de outras frutas, o que significa que seu valor calórico também não é muito alto. Isso significa que incluir morangos na dieta dos porquinhos-da-índia não leva a um aumento significativo do valor energético de sua dieta, o que ajuda a manter estável a condição corporal desses animais. Isto é especialmente importante no caso dos porquinhos-da-índia, pois eles são altamente propensos à obesidade.
  • São uma boa fonte de fibras, nutriente chave na dieta dos porquinhos-da-índia, ajudando a manter sua saúde gastrointestinal em excelentes condições.
  • Contêm flavonoides chamados antocianinas: compostos com um grande poder antioxidante, que evitam o envelhecimento celular, evitando o efeito dos radicais livres sobre as células.

Neste outro artigo mostramos como fazer brinquedos para-porquinhos-da-índia.

Como dar morango para o porquinho-da-índia?

Os morangos só devem ser oferecidos frescos. Morangos secos ou morangos em preparações como compotas ou geleias nunca devem ser oferecidos devido ao seu alto teor de açúcar. Também não é recomendado oferecê-los muito frios (congelados ou diretamente da geladeira), eles devem ser servidos à temperatura ambiente.

Ao preparar morangos para o seu porquinho-da-índia, as seguintes considerações devem ser levadas em conta:

  • Antes de tudo, deve-se lavar os morangos com bastante água para remover quaisquer contaminantes ou pesticidas que possam estar presentes na superfície.
  • Depois disso, você deve secá-los bem, pois se estiverem molhados e se o porquinho-da-índia não comê-los imediatamente, eles podem fermentar e bactérias perigosas podem proliferar.
  • Embora as pessoas estejam acostumadas a comer morangos removendo as sépalas ou folhas verdes que coroam os frutos, você deve saber que esta é a parte mais aconselhável para os porquiinhos-da-índia. Portanto, uma vez lavados, recomendamos que você corte as folhas junto com uma pequena quantidade de fruto (aproximadamente meio centímetro) e as ofereça desta forma. Assim, eles podem desfrutar de todo o sabor e valor nutricional desta fruta, sem uma alta ingestão de açúcares indesejáveis.

Quantos morangos posso dar para o porquinho-da-índia?

Como já vimos, os morangos são frutas adequadas para os porquinhos-da-índia. No entanto, isto não significa que eles possam ser consumidos diariamente ou em grandes quantidades.

Os porquinhos-da-índia devem consumir uma ração diária de alimentos frescos que inclua cerca de 5 hortaliças diferentes (principalmente folhosas). Uma vez por semana, esta ração de alimentos frescos pode incluir uma pequena porção de frutas, por exemplo, morangos. Em termos de quantidade, oferecer 2 morangos por porquinho-da-índia será mais do que suficiente, mas lembre-se de fornecer apenas uma pequena quantidade de frutas verdes com folhas.

Como recomendação, sugerimos que você aproveite os dias mais quentes para oferecer esta fruta, pois será um lanche suculento e refrescante que o peludo vai gostar muito.

Efeitos colaterais e contraindicações de morango para porquinhos-da-índia

Embora os morangos sejam frutas adequadas para porquinhos-da-índia, quando não são alimentados adequadamente podem ter alguns efeitos prejudiciais à sua saúde:

  • Seu teor de açúcar pode levar à proliferação de bactérias nocivas em seu trato intestinal.
  • Quando são dados em quantidades excessivas, eles podem promover a obesidade.
  • Seu sabor doce e sua textura suculenta fazem com que a maioria dos porquinhos-da-índia se interesse muito por esta fruta. Portanto, se alimentados com morango com muita frequência, os porquinhos-da-índia provavelmente começarão a rejeitar os alimentos secos (feno e ração), que devem constituir a maior parte de sua dieta. Isto pode levar a desequilíbrios nutricionais significativos, problemas dentários e digestivos.

Além disso, há certas situações em que sua administração pode ser contraproducente:

  • Porquinhos-da-índia com alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Alguns porquinhos-da-índia podem não tolerar bem esta fruta. Sempre que qualquer fruta ou vegetal for introduzido na dieta dos porquinhos-da-índia, deve ser oferecido por 2-3 dias de cada vez em pequenas quantidades e, se qualquer efeito negativo sobre sua saúde for observado, deve ser removido da dieta e não deve ser oferecido novamente.

Agora que você sabe que os porquinhos-da-índia podem comer morangos e outras frutas, o que mais porquinho-da-índia pode comer? Recomendamos que continue aprendendo sobre sua dieta com este outro artigo: "Alimentação do porquinho-da-índia".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porquinho-da-índia pode comer morango?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación (MAPA). Fresa, Fragaria vesca. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/Fresa_tcm30-102645.pdf>. Acesso em 20 de setembro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Porquinho-da-índia pode comer morango?