Dietas equilibradas

Porquinho-da-índia pode comer tomate?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 21 setembro 2022
Porquinho-da-índia pode comer tomate?
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

O tomate é um dos ingredientes mais tradicionais de qualquer salada e, não só enriquece nossas receitas, mas também proporciona inúmeros benefícios à saúde. Por esta razão, os tutores de porquinhos-da-índia muitas vezes se perguntam se seus animais de estimação podem comer este alimento.

Se este é seu caso e você está se perguntando se porquinho-da-índia pode comer tomate, junte-se a nós no seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o tomate na alimentação dos porquinhos-da-índia.

Também lhe pode interessar: Porquinho-da-índia pode comer morango?

Índice

  1. Porquinho-da-índia pode comer tomate?
  2. Benefícios do tomate para os porquinhos-da-índia
  3. Quantidade de tomate para os porquinhos-da-índia
  4. Como dar tomate para o porquinho-da-índia
  5. Efeitos colaterais do tomate para porquinhos-da-índia
  6. Contraindicações do tomate para porquinhos-da-índia

Porquinho-da-índia pode comer tomate?

Antes de esclarecer se os porquinhos-da-índia podem comer tomate, devemos fazer uma nota importante sobre sua alimentação. Eles são animais herbívoros cuja dieta deve consistir de três componentes principais:

  • Feno (70%).
  • Alimentos frescos (20%).
  • Ração (10%).

Dentro dos alimentos frescos, a grande maioria (75%) deve ser composta por hortaliças folhosas (como espinafre, acelga, rúcula, alface-de-cordeiro, endívia, agrião, repolho, couve, couve-de-bruxelas, etc.). Os 25% restantes devem ser compostos por outras hortaliças e frutas. Dentro desta porcentagem minoritária de alimentos frescos, o tomate está incluído, pois é um alimento adequado para porquinhos-da-índia.

O tomate tem muitas propriedades nutricionais e não contém nenhum composto que seja tóxico para estes pets. É por isso que está na lista de alimentos que os porquinhos-da-índia podem comer.

No entanto, há uma série de considerações que devem ser levadas em conta para que sua ingestão não cause qualquer dano à sua saúde Portanto, recomendamos que você leia as seções seguintes para saber como incluir esta hortaliça na dieta dos porquinhos-da-índia com segurança.

Benefícios do tomate para os porquinhos-da-índia

A inclusão do tomate na dieta dos porquinhos-da-índia pode ter importantes benefícios à saúde, devido às suas propriedades nutricionais:

  • O tomate fornece uma quantidade moderada de fibra - um nutriente chave para manter a saúde digestiva em cobaias.
  • Possui uma quantidade significativa de vitamina C - um micronutriente essencial para os porquinhos-da-índia. Como nos seres humanos, os corpos dos porquinhos-da-índia não são capazes de sintetizar a vitamina C por si só, por isso devem consumir esta vitamina através dos alimentos para evitar deficiências (escorbuto). O tomate fornece esta vitamina naturalmente, sem ter que recorrer a suplementos alimentares. Nós lhe falamos mais sobre Vitamina C para porquinhos-da-índia- Importância, dosagem e alimentos neste outro posto.
  • Se destaca por seu conteúdo de vitamina A: um micronutriente essencial para o funcionamento correto da visão e do sistema imunológico.
  • Possui licopenos: compostos com grande poder antioxidante que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.

Quantidade de tomate para os porquinhos-da-índia

Como mencionado acima, o porquinho-da-índia pode comer tomate porque é um alimento que proporciona benefícios à sua saúde. No entanto, não está na lista de alimentos que as cobaias devem comer diariamente. No máximo, os tomates podem ser oferecidos duas vezes por semana. Em termos de quantidade, um tomate cereja ou o tamanho equivalente a um tomate normal será mais que suficiente para um porquinho-da-índia.

Vale lembrar que os porquinhos-da-índia devem consumir uma porção diária de alimentos frescos, que deve consistir de cerca de 5 hortaliças diferentes, mas todas em pequenas quantidades. Duas vezes por semana, esta porção pode incluir uma pequena quantidade de tomate.

Porquinho-da-índia pode comer tomate? - Quantidade de tomate para os porquinhos-da-índia

Como dar tomate para o porquinho-da-índia

Ao oferecer o tomate para o porquinho-da-índia, você deve ter em mente as seguintes recomendações:

  • A única parte do tomateiro que os porquinhos-da-índia podem comer é o fruto, ou seja, o tomate: em nenhuma circunstância as folhas ou ramos devem ser oferecidos, pois contêm solanina, uma substância que é tóxica para as porquinhos-da-índia.
  • Os tomates só devem ser oferecidos frescos (não cozidos): devem estar à temperatura ambiente.
  • É importante que o tomate que você oferece esteja maduro: mas não maduro demais.
  • Deve ser lavado para remover quaisquer contaminantes ou pesticidas: deve então ser completamente seco antes de ser oferecido.
  • Em seguida, você deve cortá-lo em pequenos pedaços: manejável para o tamanho de seu porquinho-da-índia.
  • Finalmente, é importante remover as sementes: elas contêm uma relação invertida cálcio/fósforo que contribui para o desenvolvimento de pedras no sistema urinário.

Neste outro artigo destacamos os alimentos proibidos para os porquinhos-da-índia.

Efeitos colaterais do tomate para porquinhos-da-índia

Embora os porquinhos-da-índia possam comer tomate, se ele não for oferecido adequadamente, os animais poderão sofrer com alguns efeitos colaterais:

  • As folhas e caules contêm solanina, uma substância tóxica que produz um quadro de inapetência, depressão, fraqueza, hipersalivação, transtorno digestivo, midríase e bradipnoéia.
  • As sementes têm uma relação cálcio/fósforo invertida (0,4:1), o que predispõe ao desenvolvimento de pedras nos rins.
  • Uma ingestão excessiva do tomate pode causar distúrbios gastrointestinais tais como diarreia, dor abdominal, gases, etc.

Contraindicações do tomate para porquinhos-da-índia

As únicas contraindicações ao tomate para porquinhos-da-índia: são oferecê-lo a animais com alergias ou intolerâncias alimentares.

Alguns porquinhos-da-índia podem não tolerar bem este alimento. Sempre que o tomate for introduzido em sua alimentação, ele deve ser oferecido por 2-3 dias de cada vez em pequenas quantidades e, se algum efeito negativo à saúde for observado, ele deve ser retirado da dieta.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porquinho-da-índia pode comer tomate?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Fundación Española de Nutrición (FEN). Tomate, Lycopersicom spp. Disponível em: <https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/tomate.pdf>. Acesso em 21 de setembro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Porquinho-da-índia pode comer tomate?