Problemas intestinais

Fecaloma em gatos - Causas e tratamento

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 12 janeiro 2023
Fecaloma em gatos - Causas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gatos são animais muito higiênicos e precavidos. Tal fato é fácil de ser observado quando reparamos nos hábitos de limpeza dos felinos, como o banho diário (à base de lambidas, claro!) e no capricho ao utilizar sua caixa de areia. Os bichanos costumam enterrar suas fezes e a urina para evitar que predadores sintam seu cheiro e, dizem os poucos adeptos aos gatos, que fazem isso porque o odor é tão forte que nem mesmo eles suportam.

Sem entrarmos no mérito da motivação exata de tanto cuidado com as fezes, o certo é que os gatos são muito sistemáticos quando o assunto é a caixa de areia. O número de vezes que um gato defeca por dia depende da dieta que recebe, usualmente duas ou mais vezes ao dia, e ele prefere banheiros limpos. Caso a frequência da defecação fique reduzida, o tutor deverá ficar atento. Algumas situações podem ser responsáveis pela diminuição do ato de defecar, como uma baixa ingestão hídrica pelo bichano e a caixa de areia suja, com fezes antigas. Além dessas, outras causas levam o gato a não defecar normalmente. Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos as causas e o tratamento do fecaloma em gatos.

Também lhe pode interessar: Colite em gatos - Sintomas e Tratamento

Índice

  1. O que é o fecaloma em gatos?
  2. Sintomas de fecaloma em gatos
  3. Como desobstruir o intestino do gato?
  4. Tem como amolecer as fezes do gato?
  5. Como estimular o gato a defecar?
  6. Posso dar laxante para o gato com fecaloma?
  7. Existem opções de laxantes caseiros para gatos?
  8. Como prevenir o fecaloma em gatos?

O que é o fecaloma em gatos?

O gato está com dificuldade de defecar ou não consegue fazer isso de forma alguma? As fezes, quando ressecadas e retidas no interior do intestino grosso, recebem o nome de fecaloma ou fecólitos. Na maioria das vezes, essas fezes se acumulam no intestino grosso, que é constituído pelo ceco, cólon e reto. O ceco felino, um divertículo do cólon proximal, é curto, quando comparado ao canino. O cólon é um tubo de parede fina, dilatável, que se divide em porção ascendente, transversa e descendente, onde fisiologicamente ocorre o armazenamento das fezes a serem expelidas e a absorção de água do bolo fecal.

A formação do fecaloma em gatos pode ser resumida como sendo o resultado da inércia do colón, que não cumprirá sua função de levar o bolo fecal até o exterior. Quando as fezes permanecem mais tempo que o necessário no cólon, ocorre uma maior absorção de água por este órgão, resultando em fezes ressecadas e endurecidas (fecaloma). Essa inércia do cólon pode ser originada por uma distensão prolongada, traumatismo neurológico, disfunção congênita ou idiopática. A obstrução da saída pode ser resultante de fratura pélvica, estenose, neoplasia de intestino grosso ou adjacente ou corpo estranho.

A alta incidência de fecalomas em felinos justifica-se, também, por razões comportamentais, como higiene, já que suprimem ou diminuem a ingestão hídrica quando a água não se encontra limpa ou em temperatura agradável, reprimirem o estímulo da defecação ao encontrar o local para esta atividade sujo, contendo fezes antigas, e ainda a ingestão de pelos, que quando em excesso, podem se agrupar ao bolo fecal e levar à formação de impactações fecais difíceis de serem expelidas.

Neste outro artigo te contamos como evitar bolas de pelos em gatos.

Sintomas de fecaloma em gatos

O sintoma mais comum do fecaloma nos gatos é o tenesmo (quando o gato fica muito tempo na posição de defecar, fazendo força, sem conseguir, de fato, expelir as fezes), e sangue no pouco de fezes que ainda pode sair. Alguns animais sentem ainda:

  • Dores no abdômen (que pode se apresentar aumentado)
  • Falta de apetite
  • Apatia.

A seguir, deixamos uma foto de um gato que não consegue defecar fazendo força. Se você observar o mesmo comportamento no seu companheiro felino, repetidas vezes, é um sinal de que ele tem fecaloma.

Fecaloma em gatos - Causas e tratamento - Sintomas de fecaloma em gatos

Como desobstruir o intestino do gato?

Se o animal estiver com uma simples constipação, o uso de dieta pastosa pode auxiliar de forma satisfatória. Laxantes caseiros para gatos, como o leite e o óleo mineral, também podem ser utilizados. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, precedida de exames para se descobrir a causa da obstrução.

Neste outro artigo detalhamos o que fazer quando um gato não consegue defecar.

Tem como amolecer as fezes do gato?

Existem duas formas de amolecer as fezes do gato:

  • Aumentando a ingestão de líquidos (fornecimento de mais água ao bolo fecal)
  • Ou diminuindo o tempo de permanência das fezes no intestino grosso (onde grande parte da água do bolo fecal é absorvida).

A maior ingestão de água pode ser realizada com o fornecimento de dietas úmidas, como pastas e sachês específicos para gatos, além de oferecer água limpa e fresca. Já para diminuir a permanência das fezes no cólon, um bom remédio para amolecer as fezes do gato que pode ser utilizado são os laxantes naturais, em pequenas quantidades.

Aqui detalhamos os tipos e significados das fezes de gatos.

Como estimular o gato a defecar?

Um gato que não consegue defecar pode ser estimulado. Entre as coisas que você pode fazer para ajudá-lo, estão:

  • Deixar a caixa de areia sempre limpa
  • Use granulado sanitário que não grude nas patas do gato quando molhado
  • Aumente o número de caixas de areia
  • Forneça sempre água limpa e fresca
  • Ofereça uma dieta balanceada, podendo utilizar dieta pastosa em algumas refeições, estimulando uma maior ingestão hídrica
  • Escove o gato diariamente, reduzindo sua ingestão de pelos para evitar a formação de bolas de pelo.

Posso dar laxante para o gato com fecaloma?

Quando o fecaloma já estiver formado, o uso de laxantes não será a opção mais adequada. O ideal é levar o gato para avaliação do médico veterinário, que saberá a melhor opção de tratamento. O uso de laxantes para gatos com fecaloma pode agravar o quadro e causar mais dor ao animal, já que não se sabe ao certo a causa da constipação.

Existem opções de laxantes caseiros para gatos?

A melhor opção de laxante caseiro para gatos é o leite. A maioria dos mamíferos perde sua capacidade de digerir a lactose quando para de mamar em sua mãe, e com o gato não é diferente. Por esse motivo, ao beber o leite quando adulto, não será capaz de digerir esse carboidrato, resultando em um aumento do trânsito intestinal. Mas cuidado! Não deixe o gatinho beber muito leite, pois a constipação pode se transformar em diarreia.

Outra opção de laxante caseiro para gatos é o uso de óleo mineral por via oral, que pode ser administrado na dose de 1ml por dia. Deve-se ter muito cuidado quando for dar o óleo, pois o animal pode aspirar devido à falta de sabor do produto, resultando em pneumonia aspirativa.

Como prevenir o fecaloma em gatos?

A forma ideal de prevenir o fecaloma é fornecendo uma dieta balanceada para o gato, com a quantidade correta de fibras. Além disso, a caixa de areia deve estar sempre limpa e com o granulado da preferência do bigodudo (sim! Eles têm preferência nisso também!).

A água deve sempre ficar em locais acessíveis e estar limpa e fresca. A escovação de seu pelo é de extrema importância, pois, dessa forma, evita-se a ingestão de grande quantidade de pelos, que podem se acumular no intestino e favorecer a formação do fecaloma.

Agora que você já sabe as causas do fecaloma em gatos e como ajudar um gato com dificuldade de defecar, não perca o víde a seguir no qual explicamos por que os gatos enterram suas fezes:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fecaloma em gatos - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • Abonizio, A. G et al. Fecaloma em gatos – relato de caso. Colloquium Agrariae, v.14, n.2, 2018. Disponível em <file:///C:/Users/alvar/Downloads/ana,+2-ok-1853-9016-1-ED.pdf>. Acesso em 11/01/2023.
  • Silva, G. et al. Radiodiagnóstico de fecaloma em gato doméstico (Felis catus) – Relato de caso. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX, 2013, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Disponível em <http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/r1036-1.pdf>. Acesso em 11/01/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Fecaloma em gatos - Causas e tratamento