Problemas mentais

Existe cachorro autista?

 
Existe cachorro autista?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorro tem autismo? Muitos tutores, preocupados com certos comportamentos de seus companheiros peludos se fazem esta pergunta. Quais seriam os sintomas de um cachorro com autismo? Este é certamente um assunto muito interessante e podemos encontrar opiniões divergentes sobre ele.

Neste artigo do PeritoAnimal responderemos: existe cachorro autista? Você verá o que a ciência diz sobre este tema que gera tanta confusão e desinformação. Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Como animar um cachorro triste?

Índice

  1. Existe cachorro autista?
  2. Sintomas de um cachorro com autismo
  3. Se o cachorro não tem autismo, o que você pode fazer?

Existe cachorro autista?

Há muito debate sobre o autismo em cães. No entanto, ainda não existe comprovação científica sobre a existência de cachorros com autismo. Diferentes estudos realizados indicam que os neurônios-espelho no cérebro dos cães poderiam causar doença. Estes neurônios são afetados de forma congênita, portanto em teoria o cachorro poderia nascer com a condição, mas não adquiri-la durante a vida. No entanto, muitos médicos veterinários são contrários ao uso da palavra autismo para os pets, e apontam o que se trataria de um comportamento disfuncional.

Assim, o que se pode dizer é que existem comportamentos de cães muito similares ao autismo em humanos, que são chamados de transportos comportamentais ou disfuncionais em cachorros.

Sintomas de um cachorro com autismo

Como já dissemos anteriormente, segundo a ciência, não podemos dizer que existe autismo em cachorros. O que acontece é que muitas pessoas confundem alguns sintomas de autismo em humanos com comportamentos de alguns cães, como:

  • Dificuldade de se relacionar com outroscães
  • Comportamentos repetitivos.
  • Hiperatividade
  • Agressividade
  • Medo excessivo de outros animais ou de pessoas
  • Falta de foco
  • Má reação a estímulos
  • Sensibilidade aos sons
  • Letargia (cansaço constante)

Assim, não podemos falar de sintomas de um cachorro com autismo. Transtornos comportamentais, como ações compulsivas e obsessivas do pet podem estar associados a outros problemas de saúde. Assim como medo exagerado de pessoas e outros bichos.

Os transtornos caninos compulsivos, por exemplo, estão muito presentes em raças como pastor alemão e doberman. Se tratam de comportamentos repetitivos ou estereotipados, como perseguir a cauda, morder ou lamber certas partes do corpo de forma obsessiva e repetitiva que, com o passar do tempo, se tornam ações cada vez mais intensas e duradouras.

Por isso, é importante que os tutores fiquem atentos à evolução destes distúrbios, se eles aumentam com o passar dos anos ou se causam lesões ao peludo como, por exemplo, mutilação da cauda. É importante observar também se o cachorro tem dificuldade para interagir com outros cães. O que a princípio poderiam ser sintomas de um cachorro autista provavelmente são sinais de um cachorro que não foi socializado corretamente, com humanos nem com outros animais.

Existe cachorro autista? - Sintomas de um cachorro com autismo

Se o cachorro não tem autismo, o que você pode fazer?

Como explicamos no início do artigo, não é possível diagnosticar um cachorro com autismo e é por isso que não há tratamento para essa doença em pets. Entretanto, os tutores que observarem os comportamentos que explicamos anteriormente nos peludos devem conversar com um veterinário ou um etólogo para tentar encontrar a causa que está provocando este desvio no comportamento canino.

Além de promover uma socialização correta até mesmo de um cachorro adulto, existem diferentes terapias, exercícios ou brincadeiras que você pode praticar com o cachorro para estimulá-lo e reduzir estereotipias e comportamentos obsessivos. Por isso, você deverá ser paciente e oferecer a ele todo amor e carinho que puder.

Outra recomendação para cuidar de um cachorro que em teoria apresenta sintomas de um cachorro com autismo é o de estabelecer uma rotina de passeios, hora de brincadeiras e de sua alimentação. Se você precisar alterar o horário de algo, isso deve ser feito gradualmente, pois cães com transtornos de comportamento têm mais dificuldades para se adaptar ao novo. Com uma rotina diária, o peludo poderá prever o que viará e se sentirá com mais controle e, consequentemente, mais seguro e confiante.

Além disso, é importante trabalhar com o reforço positivo: sempre que ele executar uma ação desejada, recompense-o com carinho, palavras num tom afetuoso e petiscos. Evite todas as formas punições, gritaria, barulhos altos e broncas. Deixe ele explorar, sentir cheiros e nunca o obrigue a interagir com outras pessoas ou animais se ele não desejar, pois isso poderia deixá-lo ainda mais estressado.

Não se esqueça que para superar o problema que está afetando o cachorro é importante consultar um especialista, pois sem o diagnóstico, terapia ou tratamento correto não haverá melhoras em seu comportamento.

Agora que você já sabe que o que seria autismo em cachorros recebe o nome de transtorno comportamental ou disfuncional e viu seus principais sintomas, não perca o vídeo a seguir sobre 10 problemas de comportamento canino:

Texto escrito em colaboração com: Aerton Guimarães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Existe cachorro autista?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Bibliografia
  • PETMD. Can dogs have autism? Disponível em: <https://www.petmd.com/dog/behavior/can-dogs-have-autism>. Acesso em 9 de março de 2023.
  • Support Dog Certification. Can dogs be autistic? 6 signs to look for. Disponível em: <https://www.supportdogcertification.org/article/can-dogs-be-autistic-signs-look-for>. Acesso em 9 de março de 2023.
  • Dr. Nicholas Dodman para a Conferência " International Association of Animal Behavior Consultants", 2011.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Existe cachorro autista?