Ensinar o gato a usar a caixa de areia

Ensinar o gato a usar a caixa de areia

Se é a primeira vez que vai acolher um gato em sua casa deverá se familiarizar com o fato deste animal ser mais selvagem do que à partida possa parecer, além de ser cativante também é um excelente caçador.

Geralmente a utilização da caixa de areia não precisa de um processo de aprendizagem mas sim de um processo de maturação. A partir das 4 semanas de vida, o gato começará a usar a caixa de areia de forma instintiva uma vez que devido à sua natureza de caçador o gato precisa de esconder de alguma forma o cheiro das suas fezes para que as possíveis "presas" não detetem a sua presença na zona.

No entanto, este processo nem sempre ocorre de forma tão simples, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como ensinar um gato a usar a caixa de areia.

Considerações a ter em conta

O tipo de caixa de areia e a localização da mesma assim como a areia utilizada são fundamentais para evitar qualquer problema na utilização da caixa de areia, vamos ver como podemos facilitar este processo do gato urinar e defecar no lugar certo:

  • A caixa de areia deve ser suficientemente grande de maneira a que o gato consiga dar a volta dentro dela, do mesmo modo também deve ser suficientemente profunda de maneira a areia não sair para fora.
  • Se o seu gato for pequeno, deverá se certificar de que pode aceder sem problemas à caixa de areia.
  • Não deve situar a caixa de areia perto da comida do gato, mas sim em um lugar tranquilo, onde o gato possa ter privacidade e que, além disso, seja sempre acessível para o seu pet.
  • Deve escolher uma areia adequada, não se recomendam aquelas que sejam perfumadas.
  • A localização da caixa de areia deve ser definitiva.
  • Deve retirar as fezes diariamente e mudar toda a areia uma vez por semana, mas não deve limpar a caixa de areia com produtos de limpeza muito fortes, isto vai fazer com que o gato não queira se aproximar.

O meu gato continua sem utilizar a caixa de areia

Por vezes a tendência inata do gato a utilizar a caixa de areia não se manifesta, mas isso não nos deve preocupar, podemos resolver isso utilizando truques simples:

  • Uma vez que tivermos localizado a caixa de areia devemos mostrá-la ao nosso gato e mexer a areia com a mão.
  • Se o gato urinou ou defecou fora da sua caixa de areia mas em algum lugar que é aceitável e reúne as mesmas condições de localização que a sua caixa, uma solução prática e fácil é mudar a caixa de areia de sítio.
  • Se o gato vai evacuar ou urinar em um lugar que não é o adequado, deve pegar nele suavemente e levá-lo rapidamente para a caixa de areia para associar que esse é o local onde o deve fazer.
  • Nos primeiros dias devemos ser menos rigorosos com a higiene da caixa de areia para que o gato possa detetar facilmente o cheiro do seu rastro e ir de novo à sua caixa.
  • No caso de filhotes de gatos que ainda não vão sozinhos à caixa de areia, deve colocá-lo dentro da caixa ao acordar e depois das refeições, pegando na sua patinha suavemente e convidando-o a escavar.

Cada vez que o gato utilizar a caixa de areia devemos utilizar o reforço positivo premiando pelo seu bom comportamento.

Leia também o nosso artigo sobre como tirar o cheiro da urina de gato.

E se o gato continuar sem utilizar a caixa de areia?

No caso de ter utilizado os conselhos que referimos antes e o gato continuar sem usar a caixa de areia e ele já ter superado as 4 semanas de idade (momento em que começa a desenvolver o seu instinto), o melhor que pode fazer é consultar o veterinário para que este realize um exame completo e possa descartar a presença de qualquer doença.

Também convidamos você a continuar navegando pelo PeritoAnimal para descobrir porque o seu gato não usa a caixa de areia. Talvez assim encontre a resposta!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o gato a usar a caixa de areia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.