Efeitos colaterais da anestesia em cães
Ver fichas de Cachorros
Sim, existem uma série de efeitos colaterais esperados ou comuns após a anestesia em cães na grande maioria das operações. Se você observar que seu cão está desorientado, com náuseas, pouco apetite ou tonto, deve saber que isso é normal como consequência da ação dos fármacos utilizados para alcançar a anestesia no animal.
A anestesia geral visa proporcionar um estado de analgesia e inconsciência que permita realizar a cirurgia no animal sem nenhum tipo de ansiedade, dor ou consciência. Isso é alcançado por meio do uso combinado de fármacos anestésicos, relaxantes musculares e analgésicos, administrados de diferentes formas conforme o caso ou a necessidade da operação para conseguir a anestesia geral no seu cão.
Neste artigo, abordaremos os principais efeitos colaterais após a anestesia em cães, por isso, se você estiver interessado neste tema, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal.
Náuseas e vômitos
A recuperação pós-anestesia em cães ocorre em torno de 24 a 36 horas após o procedimento, mas podem persistir algumas sequelas durante os 10 dias seguintes à cirurgia.
Entre os efeitos colaterais em cães após a anestesia, devido aos fármacos anestésicos utilizados na operação, estão náuseas e vômitos. Esses princípios ativos podem afetar o sistema digestivo e irritar o estômago, causando esses sintomas no cão recém-operado.
Como resultado desses sinais clínicos, o cão pode sentir mal-estar, o que leva à perda de apetite durante o período mencionado após o procedimento cirúrgico.
Problemas respiratórios
Por que meu cachorro respira de forma estranha após a anestesia? É uma dúvida que pode surgir entre os tutores de cães quando seu companheiro canino acaba de ser operado e percebe que não está respirando como deveria. Alguns dos cães predispostos a problemas respiratórios são:
- Raças de cães braquicefalicos: como o pug ou o buldogue. São mais suscetíveis a problemas respiratórios devido à anatomia particular de suas vias aéreas.
- Cães mais velhos: também podem ser mais suscetíveis a problemas respiratórios, pois geralmente apresentam uma função pulmonar comprometida, o que leva a uma diminuição na oxigenação dos tecidos.
- Cães com problemas respiratórios antes da operação: por isso é tão importante realizar um exame pré-anestésico completo nos cães para avaliar o estado de órgãos como coração, rins ou fígado e a saúde geral.
Entre os problemas respiratórios que podem ocorrer, encontramos a pneumonia por aspiração, que resulta da entrada de alimento regurgitado durante a anestesia devido aos efeitos dos medicamentos usados. Isso pode ser prevenido mantendo o cachorro em jejum algumas horas antes do procedimento.
Desorientação
Como consequência dos medicamentos usados para a anestesia geral, quando os cães despertam, podem apresentar desorientação, falta de coordenação e até mesmo tontura. Podemos observar nossos cães recém-operados vagando pela casa ou mostrando movimentos desajeitados e falta de equilíbrio, mais ou menos evidentes.
Esses efeitos colaterais após a anestesia em cães geralmente não duram mais do que algumas horas, até que os medicamentos anestésicos sejam completamente eliminados do corpo dos nossos companheiros caninos.
Calafrios
Outro efeito colateral após a anestesia em cães, comum durante e logo após os primeiros momentos após a cirurgia, é a sensação de frio ou calafrios no cão que foi anestesiado. Isso ocorre devido à baixa temperatura da sala de cirurgia e aos medicamentos que proporcionam analgesia e anestesia durante a operação, fazendo com que a temperatura corporal dos nossos companheiros caninos diminua.
Esta hipotermia ou sensação de frio é algo normal e esperado que ocorre na maioria dos casos de cirurgias em cães. Ela se resolve sozinha nas primeiras horas após a cirurgia.
Sono ou sonolência
Como mencionamos anteriormente, é normal que os cães recém-saídos da anestesia se encontrem instáveis e desorientados, mas também é bastante comum que apresentem uma sensação de sono mais intensa do que o habitual, mostrando-se sonolentos, menos ativos do que o habitual e parecendo dormir em qualquer lugar.
Isso ocorre como consequência dos medicamentos utilizados para a anestesia durante a cirurgia, pois eles afetam o sistema nervoso central, e o organismo do cão precisa de um tempo para eliminá-los completamente.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Efeitos colaterais da anestesia em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.