Doenças mais comuns em cães da raça Boxer

Doenças mais comuns em cães da raça Boxer

Está pensando em adotar um cão Boxer? Sem dúvida que esta é uma excelente ideia, uma vez que o Boxer é um cachorro ideal para a vida familiar, pois é um cão dócil, leal, apegado e com um forte instinto de proteção que o torna ideal para conviver com crianças.

O Boxer pode chegar a pesar 33 kg e conta com um organismo forte, robusto e com a musculatura especialmente desenvolvida nas patas traseiras, tórax e pescoço. Este aspeto pode fazer com que pareça um cachorro agressivo, mas este pensamento está muito longe da realidade, pois o Boxer se for adequadamente adestrado e socializado é um excelente companheiro.

Como acontece ao trazer qualquer outro animal para nossa casa, é importante adquirir os conhecimentos necessários para que o nosso pet possa desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para o ajudar, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar das doenças mais comuns em cães da raça Boxer.

Surdez em cães Boxer brancos

O Boxer de cor branca não é aceite como raça Boxer pela FCI, no entanto muitos criadores consideram que este é um cachorro Boxer de raça pura, apenas de uma cor diferente.

Primeiro devemos esclarecer que o Boxer branco não é um cão albino, o albinismo é causado por gener que são diferentes dos que causam a cor branca no Boxer, conhecidos como genes semi-recessivos.

O Boxer branco não tem que sofrer de alguma doença, mas infelizmente uma percentagem elevada destes sofrem de surdez, sendo que este transtorno auditivo inicia-se nas primeiras semanas de vida. Acredita-se que este problema ocorre pela falta de células produtoras de pigmento no tecido interno do conjunto auditivo.

Infelizmente esta situação não tem tratamento, o que faz com que não possamos melhorar a qualidade de vida do cachorro surdo.

Displasia de quadril

A displasia de quadril é especialmente comum em cães de raça grande, como o Pastor Alemão, Labrador Retriever, Golden Retriever ou Dogue Alemão, apesar do Boxer não possuir um tamanho "gigante" também é suscetível a esta condição. A displasia de quadril é uma doença degenerativa que afeta a articulação coxofemoral, que é a que une o quadril ao fêmur.

Os sintomas desta doença variam dependendo da gravidade e progressão da mesma, no entanto observam-se sempre sinais de mal-estar e dor ao se exercitar, evitando a extensão completa das patas traseiras. Progressivamente vai se observando perda de tecido muscular.

O tratamento farmacológico apenas se destina a aliviar os sintomas, por isso uma das melhores opções é a intervenção cirúrgica, embora apenas o veterinário pode decidir se o paciente é apto ou não a submeter-se a este tipo de tratamento.

Problemas cardíacos

A raça Boxer é uma raça com predisposição a sofrer problemas cardíacos, distinguimos principalmente entre estas duas condições:

  • Cardiomiopatia dilatada canina: Trata-se de uma das doenças coronárias mais frequentes. Na MDC uma parte do miocárdio (o músculo cardíaco) encontra-se dilatado e, como consequência ocorrem falhas na contração, o que limita o bombeamento de sangue.
  • Estenose aórtica: A artéria aorta é a responsável por enviar o sangue limpo a todo o organismo. Quando há estenose, o fluxo desde o ventrículo esquerdo até a artéria aorta fica comprometido devido a uma estreiteza produzida na válvula aórtica. Isto compromete a saúde coronária e a irrigação sanguínea a todo o organismo.

Os principais sintomas de problemas cardíacos em cães são a fadiga excessiva durante o exercício físico, a dificuldade respiratória e a tosse. Perante estes sintomas é imprescindível consultar de imediato o veterinário para realizar um diagnóstico e determinar o tratamento mais indicado.

Alergias

Os cães Boxer são muito suscetíveis a problemas de alergia. A alergia pode definir-se como uma reação patológica do sistema imunológico, que faz com que o organismo reaja de uma forma exagerada perante um alérgeno, este alérgeno pode vir da alimentação ou do meio ambiente, entre outros. O Boxer é especialmente suscetível a alergias cutâneas como alimentares.

As alergias cutâneas manifestam-se através de inflamação, vermelhidão, lesões e coceira principalmente. Em contrapartida, as alergias alimentares causam vômitos, náuseas, diarreia, flatulências ou perda de peso.

É imprescindível proporcionar ao Boxer uma ração de excelente qualidade para evitar as alergias alimentares, assim como consultar o veterinário se observar no seu pet sinais de alergia cutânea ou alimentar.

Hipotiroidismo

Algumas das alergias que o cachorro Boxer pode sofrer estão diretamente relacionadas ao sistema endócrino, que nestes cachorros é especialmente suscetível a diversos transtornos, sendo um dos mais importantes o hipotiroidismo.

A glândula tireoide é essencial para um adequado funcionamento do organismo, no caso de sofrer de hipotiroidismo, esta glândula não segrega as hormonas da tiroide suficientes.

Os principais sintomas são a fadiga, a letargia, a perda de apetite, o aumento de peso e as lesões cutâneas. Felizmente o hipotiroidismo pode se tratar através de medicamentos que substituem as hormonas da tiroide próprias do organismo.

Observar para tratar a tempo a doença

Conhecer bem o nosso cachorro é essencial para o tratar de forma adequada e mantê-lo em ótimo estado. Para isso, é imprescindível passar tempo com ele e observá-lo.

Se observarmos a frequência com que come, bebe e realiza as suas necessidades, assim como o seu comportamento habitual, será muito mais fácil nos apercebermos a tempo de qualquer mudança que possa ser sinal de doença.

Um adequado seguimento do calendário de vacinas, assim como exercício físico regular e uma boa alimentação, serão também chaves para prevenir a doença.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em cães da raça Boxer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.