Partilhar

Salmonela em gatos - sintomas e tratamento

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 março 2018
Salmonela em gatos - sintomas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

A salmonelose em gatos é uma doença bastante desconhecida e atípica. Por esse motivo, perante qualquer sinal de doença sistêmica ou digestiva, você deve acudir ao seu médico veterinário de confiança para descartar esta possibilidade no seu gato.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar para você sobre a prevenção desta doença, assim como sobre os sintomas. Esta doença pode causar graves consequências, tanto nos nossos felinos como em nós, humanos. Continue lendo para conhecer mais sobre a salmonela em gatos, assim como os sintomas e tratamentos dela.

O que é a salmonelose?

A salmonelose é uma intoxicação alimentar na qual estão envolvidas bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae que se encontram no trato intestinal de animais e humanos. Apesar da incidência de salmonelose na espécie felina seja baixa, detectar atempadamente é muito importante devido à gravidade e ao potencial zoonótico dela (possível transmissão ao homem).

Os principais reservatórios de Salmonela são as aves de capoeira, os bovinos e os suínos. Por esse motivo, a principal fonte de infecção é a ingestão de carne destes animais, ovos e leite. Para além disso, água de rios e lagos pode também estar contaminada, assim como algumas frutas e verduras.

A salmonelose pode ser transmitida aos gatos por ingestão direta destes alimentos crus ou por contacto com comida crua. Outra possibilidade é o contacto com superfícies que estejam contaminadas e que posteriormente contactem com as mãos e a boca do animal. As comidas processadas podem também conter a bactéria caso não estejam conservadas adequadamente, estejam expostas a insectos e em condições pouco sanitárias.

Esta bactéria é resistente ao ph do estômago, sais biliares e peristaltismo. Ela coloniza o intestino delgado e invade os gânglios linfáticos mesentéricos, provocando uma infeção localizada. As defesas intracelulares não são capazes de destruir a bactéria e ela dirige-se para o sangue produzindo uma infeção sistêmica, podendo localizar-se no fígado, baço, etc.

Salmonela em gatos - sintomas e tratamento - O que é a salmonelose?

Sintomas da salmonelose em gatos

A salmonela é eliminada através das fezes para o meio ambiente e possui uma alta resistência. É necessário ter um especial cuidado se o seu gato tem aceso ao exterior já que podem ocorrer as circunstâncias perfeitas para uma infeção por esta bactéria. Também é importante saber que alguns gatos são assintomáticos e portadores da bactéria, sendo uma fonte de contágio constante.

Também se pode transmitir por via aérea, quando se produz uma invasão nas amígdalas e nos pulmões. Os gatos jovens e os imunodeprimidos são mais susceptíveis de serem infetados.

Os sinais clínicos da salmonelose nos gatos começam por volta das 12h ou até 3 dias depois da ingestão da bactéria. O felino pode passar no máximo 4 a 7 dias sem tratamento. Os sinais mais frequentes são:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Diarreia sanguinolenta
  • Febre
  • Perda de peso
  • Dor abdominal
  • Desidratação (Confira como saber se o gato está desidratado)
  • Apatia
  • Choque
  • Diarreia crônica intermitente do intestino grosso

Diagnóstico e tratamento

É preciso ter em conta outras doenças com sintomas semelhantes como doenças metabólicas, nutricionais, uma neoplasia, outro agente infeccioso implicado, etc. Para realizar um diagnóstico diferencial correto, o veterinário fará uma série de provas complementares. O diagnóstico mais exato será conseguido através de uma correta anamnese e exploração física do animal. Outras provas necessárias são a realização de uma citologia fecal, PCR e cultivo.

Até serem obtidos os resultados do cultivo, conforme a prescrição do médico veterinário, pode ser utilizado um antibiótico. Para além disso, será feito um tratamento sintomático (fluidoterapia, antipiréticos, anti-inflamatórios, probióticos, etc).

Para terminar, queremos salientar que a maneira mais eficaz de prevenir a salmonelose é evitar que o gato coma os alimentos que referimos anteriormente (carnes, ovos, leite) crús.

Salmonela em gatos - sintomas e tratamento - Diagnóstico e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Salmonela em gatos - sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário sobre Salmonela em gatos - sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Aurora Cunha
olá! tenho 1 gato com 15 anos, 1 gata com 3 anos e o ultimo gato tem 1 ano e 4 meses! os gatos estão esterilizados, a gata ainda não também já fizeram vacinas e desparasitação mas ultimamente, estou sempre a limpar pintinhas de sangue em todo o chão da casa! estou preocupada não sei o que é e o qual deles é que provoca isso!!
estão sempre em casa, não sei o que fazer! é de preocupar?
cumprimentos.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
OI Aurora! Sem ver os seus pets não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, o mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Salmonela em gatos - sintomas e tratamento
1 de 3
Salmonela em gatos - sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página