Outros problemas de saúde

Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 agosto 2023
Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A doença de Addison, tecnicamente denominada de hipoadrenocorticismo, é um tipo de doença rara que os cachorros jovens e de idade média podem sofrer. Não é muito conhecida e inclusive alguns veterinários têm dificuldade em reconhecer os sintomas.

Deve-se à incapacidade do corpo do animal para produzir certos hormônios. Apesar de ser difícil de diagnosticar, os cachorros que receberem o tratamento correto podem ter uma vida normal e saudável.

Se o seu cachorro fica doente constantemente e nenhum medicamento faz efeito, talvez lhe interesse continuar lendo este artigo do PeritoAnimal sobre a doença de Addison em cães.

Índice

  1. O que é a doença de Addison em cães
  2. Causas da doença de Addison em cães
  3. Sintomas da doença de Addison em cães
  4. Raças de cães mais propensas a ter doença de Addison
  5. Diagnóstico da doença de Addison em cães
  6. Tratamento para a doença de Addison em cães

O que é a doença de Addison em cães

A doença de Addison em cães, também conhecida como hipoadrenocorticismo, é causada pela incapacidade do cérebro do cachorro para liberar certos hormônios, chamados adrenocorticotrófico (ACTH). Estes são responsáveis por manter os níveis de açúcar nos níveis corretos, de controlar o equilíbrio entre o sódio e o potássio corporal, de apoiar a função cardíaca ou de controlar o sistema imunológico, entre outros.

Esta doença não é contagiosa nem infecciosa, pelo que não há nenhum perigo se os cães doentes tiverem contato com outros animais ou humanos. É simplesmente uma falha no organismo do nosso amigo.

Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento - O que é a doença de Addison em cães

Causas da doença de Addison em cães

A doença de Addison em cães surge devido à disfunção das glândulas suprarrenais. Essa condição afeta a produção de hormônios essenciais, como o cortisol e a aldosterona, que regulam o metabolismo, equilíbrio de eletrólitos e resposta ao estresse.

A principal causa da doença de Addison em cães é a atrofia das glândulas suprarrenais. Isso ocorre quando o sistema imunológico ataca essas glândulas, prejudicando a produção hormonal. Esse distúrbio autoimune é uma das causas mais comuns da doença.

Além disso, infecções e o uso prolongado de certos medicamentos, como corticosteroides, podem contribuir para o desenvolvimento da doença de Addison. Fatores genéticos também desempenham um papel, aumentando o risco em alguns cães.

Sintomas da doença de Addison em cães

A doença de Addison em cachorros provoca, entre outros, os seguintes sintomas clínicos:

Estes são apenas alguns dos sintomas que o animal pode apresentar. Devido à grande variedade de doenças que pode causar, a doença de Addison confunde-se, normalmente, com outras doenças, pelo que muitas vezes receitam-se medicamentos que não funcionam e o cachorro não melhora, podendo chegar a morrer.

No entanto, se o seu cachorro apresentar algum destes sintomas não se deve assustar, pois isso não quer dizer que tenha hipoadrenocorticismo. Leve-o simplesmente ao veterinário para que este descubra o que está acontecendo com seu pet.

Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas da doença de Addison em cães

Raças de cães mais propensas a ter doença de Addison

A doença de Addison pode afetar cães de diversas raças, mas há algumas raças que demonstram maior predisposição a desenvolver essa condição endócrina. Entre as raças mais propensas a ter doença de Addison estão os Poodles, especialmente os Poodles Standard e Miniatura. Essas raças apresentam uma predisposição genética que as torna mais suscetíveis a desequilíbrios hormonais nas glândulas suprarrenais. Além disso, o Welsh Corgi Pembroke é outra raça que demonstra maior predisposição à doença de Addison, possivelmente devido a fatores genéticos que afetam o funcionamento dessas glândulas.

Outras raças que também estão mais suscetíveis a desenvolver a doença de Addison incluem o Grande Danês, o Rottweiler e o West Highland White Terrier. Embora essas raças apresentem maior predisposição, é importante lembrar que a doença de Addison pode afetar cães de todas as origens e raças. Listamos aqui, portanto:

Diagnóstico da doença de Addison em cães

Para diagnosticar a doença de Addison em cães, a primeira coisa que o veterinário fará é consultar o histórico clínico do nosso amigo, seguido de revisões físicas e exames de diagnóstico compostos por análise de sangue e urina, ecografias e radiografias abdominais.

Além disso, para confirmar se se trata desta doença rara, existe um teste conhecido como teste de estimulação com ACTH, com o qual descobrirão se este hormônio é inexistente no cachorro ou se as glândulas suprarrenais não respondem adequadamente a ele. Este teste não é invasivo e não costuma ser caro.

Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento - Diagnóstico da doença de Addison em cães

Tratamento para a doença de Addison em cães

Uma vez diagnosticada a doença de Addison no cachorro, é muito fácil de tratar e o seu amigo poderá desfrutar de uma vida totalmente normal. O veterinário irá receitar os hormônios em forma de comprimidos para administrar ao cachorro segundo as suas indicações. Terá de dar ao animal este tratamento durante toda a sua vida.

Normalmente, no início pode ter que lhe dar também corticoides, mas é provável que com o tempo possa ir reduzindo a dose até os eliminar por completo.

O veterinário fará exames periódicos ao seu cachorro durante toda a sua vida, para se certificar de que os comprimidos estão funcionando corretamente e que o cachorro está perfeitamente saudável.

A doença de Addison em cães tem cura?

A doença de Addison em cães é tratável, mas não possui cura definitiva. Embora não haja uma cura permanente, a administração de medicamentos prescritos por um veterinário pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do animal afetado. O tratamento visa equilibrar os níveis hormonais e prevenir crises que podem ser potencialmente fatais. Portanto, a detecção precoce, o acompanhamento veterinário regular e o uso adequado de medicamentos são cruciais para gerenciar a doença de Addison no cachorro de forma eficaz.

Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento - Tratamento para a doença de Addison em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Dai
Minha cachorra tem addison, e não é tão fácil assim o tratamento...
Muito cuidado, muita atenção, medicamentos diariamente e a seu cotidiano não é como de um cachorro normalmente
A sua avaliação:
ROSANGELA NOVAK BASSAN
Nossa cachorra foi diagnosticada com essa doença. Os sintomas descritos são bem resolvidos com o hormônio sintético, no entanto ela sofre de surtos de paralisia nos membros traseiros. Do que advém essa condição?
1 de 5
Doença de Addison em cães - Causas, sintomas e tratamento