Partilhar

Doença de Addison em cães

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 2 novembro 2016
Doença de Addison em cães

Ver fichas de  Cachorros

A doença de Addison, tecnicamente denominada de hipoadrenocorticismo, é um tipo de doença rara que os cachorros jovens e de idade média podem sofrer. Não é muito conhecida e inclusive alguns veterinários têm dificuldade em reconhecer os sintomas.

Deve-se à incapacidade do corpo do animal para produzir certos hormônios. Apesar de ser difícil de diagnosticar, os cachorros que receberem o tratamento correto podem ter uma vida normal e saudável.

Se o seu cachorro fica doente constantemente e nenhum medicamento faz efeito, talvez lhe interesse continuar lendo este artigo do PeritoAnimal sobre a doença de Addison em cães.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns em Rottweilers

O que é a doença de Addison?

Como referimos, esta doença é causada pela incapacidade do cérebro do cachorro para liberar certos hormônios, chamados adrenocorticotrófico (ACTH). Estes são responsáveis por manter os níveis de açúcar nos níveis corretos, de controlar o equilíbrio entre o sódio e o potássio corporal, de apoiar a função cardíaca ou de controlar o sistema imunológico, entre outros.

Esta doença não é contagiosa nem infecciosa, pelo que não há nenhum perigo se os cães doentes tiverem contato com outros animais ou humanos. É simplesmente uma falha no organismo do nosso amigo.

Doença de Addison em cães - O que é a doença de Addison?

Quais são os sintomas da doença de Addison?

A doença de Addison em cachorros provoca, entre outros, os seguintes sintomas clínicos:

  • Diarreias
  • Vômitos
  • Queda de pelo
  • Sensibilidade na pele
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Apatia
  • Dor abdominal
  • Bebe muita água
  • Urina demasiado

Estes são apenas alguns dos sintomas que o animal pode apresentar. Devido à grande variedade de doenças que pode causar, a doença de Addison confunde-se, normalmente, com outras doenças, pelo que muitas vezes receitam-se medicamentos que não funcionam e o cachorro não melhora, podendo chegar a morrer.

No entanto, se o seu cachorro apresentar algum destes sintomas não se deve assustar, pois isso não quer dizer que tenha a doença de Addison. Leve-o simplesmente ao veterinário para que este descubra o que está acontecendo com seu pet.

Doença de Addison em cães - Quais são os sintomas da doença de Addison?

Detetar a doença de Addison

Para diagnosticar a doença de Addison em cães, a primeira coisa que o veterinário fará é consultar o histórico clínico do nosso amigo, seguido de revisões físicas e exames de diagnóstico compostos por análise de sangue e urina, ecografias e radiografias abdominais.

Além disso, para confirmar se se trata desta doença rara, existe um teste conhecido como teste de estimulação com ACTH, com o qual descobrirão se este hormônio é inexistente no cachorro ou se as glândulas suprarrenais não respondem adequadamente a ele. Este teste não é invasivo e não costuma ser caro.

Doença de Addison em cães - Detetar a doença de Addison

Tratamento para a doença de Addison

Uma vez diagnosticada a doença, é muito fácil de tratar e o seu amigo poderá desfrutar de uma vida totalmente normal. O veterinário irá receitar os hormônios em forma de comprimidos para administrar ao cachorro segundo as suas indicações. Terá de dar ao animal este tratamento durante toda a sua vida.

Normalmente, no início pode ter que lhe dar também corticoides, mas é provável que com o tempo possa ir reduzindo a dose até os eliminar por completo.

O veterinário fará exames periódicos ao seu cachorro durante toda a sua vida, para se certificar de que os comprimidos estão funcionando corretamente e que o cachorro está perfeitamente saudável.

Doença de Addison em cães - Tratamento para a doença de Addison

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doença de Addison em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Doença de Addison em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ROSANGELA NOVAK BASSAN
Nossa cachorra foi diagnosticada com essa doença. Os sintomas descritos são bem resolvidos com o hormônio sintético, no entanto ela sofre de surtos de paralisia nos membros traseiros. Do que advém essa condição?

Doença de Addison em cães
1 de 5
Doença de Addison em cães

Voltar ao topo da página