menu
Partilhar

Pode molhar a ração do cachorro com água?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 1 junho 2022
Pode molhar a ração do cachorro com água?

Ver fichas de  Cachorros

Pode molhar ração de cachorro? Faz mal ração molhada? Pode molhar ração com leite? A maioria dos cães têm uma dieta baseada em alimentos secos. Entretanto, frequentemente os tutores ficam em dúvida se devem umedecer a comida dos peludos. Mesmo que não seja uma norma, existem determinadas situações que adicionar água na ração pode ser recomendado, ou até necessário, para prevenir ou melhorar algumas patologias.

Quer saber se pode molhar a ração do cachorro com água? Nos acompanhe neste artigo do PeritoAnimal que vamos te explicar em que casos isso é recomendado e como fazer corretamente.

Também lhe pode interessar: O que cachorro com diabetes pode comer?

É recomendável molhar a ração do cachorro com água?

A maioria dos cuidadores e cuidadoras têm consciência que seus cachorros podem ter preferência por alimentos úmidos ao invés de secos. Assim, a maioria dos animais pode preferir alimentos com 60-70% de água. Entretanto, devemos saber que a ração seca possui uma série de vantagens frente ao alimento úmido:

  • Previne a aparição da doença periodontais: o efeito mecânico da mastigação da ração seca permite eliminar a placa dental e retardar a aparição de tártaro. Ainda, o alimento seco ajuda a fortalecer o ligamento periodontal, o que previne a perda de dentes com o avançar da idade.
  • Contribui para a sensação de saciedade: a mastigação não somente facilita a digestão dos alimentos, mas também antecipa a sensação de saciedade. A ração seca requer uma mastigação mais prolongada e trabalhosa que o alimento úmido, o que faz com que os animais se sintam saciados antes e consomem menos calorias. Isto é especialmente importante para a prevenção do sobrepeso nos cães muito vorazes. Se deseja conhecer receitas para cachorros obesos, confira este post.
  • Menor custo: geralmente as rações secas são mais baratas que as úmidas.
  • Melhor conservação: por ter menor conteúdo de água, as rações secas são mais estáveis e são conservadas por períodos mais longos.

Por estes motivos, é recomendável oferecer uma dieta baseada em rações secas, sempre complementadas com água fresca à vontade. No entanto, existem determinadas situações que explicaremos a frente em que se pode molhar a ração do cachorro com água ao invés de seca.

Como adicionar água na ração dos cachorros?

Quando for oferecer ração misturada com água ou outros líquidos, você deve fazer isso no momento em que vai servir a ração ao cão. Dependendo das suas preferências, é preciso considerar várias questões:

  • Você pode molhar a ração do cachorro com água em temperatura ambiente ou quente.
  • É preciso verificar a textura para que agrade o seu mascote e adicionar a quantidade de água suficiente para isso.
  • O alimento muito líquido pode não ser agradável para o cachorro: por isso, te recomendamos que incialmente faça uma pasta bem espessa e vá adequando a textura com base na preferência do cachorro.

Por outro lado, você deve lembrar que mesmo que ofereça ração úmida ao seu cão, você sempre deve oferecer água fresca e limpa. Mesmo que adicione água ao alimento dele, é provável que não seja a quantidade suficiente para manter os níveis adequados de hidratação, por isso é muito importante que ele tenha uma tigela de água a livre disposição.

Pode molhar a ração do cachorro com água? - Como adicionar água na ração dos cachorros?

Com que líquidos posso misturar a ração do cachorro?

Quando você decidir umedecer a ração do cachorro, é possível escolher algumas das alternativas abaixo de acordo com as necessidades e preferências do pet:

  • Água: sim, pode molhar a ração do cachorro com água. É a opção mais simples e econômica. Lembre de adicionar água em temperatura ambiente ou, se o cachorro preferir, com água morna.
  • Caldo: para os cães adultos também você pode considerar a opção de misturar caldo à ração, ideal se for de frango, carne ou verduras. Desta forma, não somente você conseguirá melhorar o sabor da ração para o peludo, mas também melhorar o valor nutricional. De qualquer forma, é importante que não contenha sal para evitar elevar os níveis de sódio da dieta. Parecido com a água, pode misturar o caldo ao alimento em temperatura ambiente, ou se seu cachorro preferir, caldo morno.
  • Leite em pó (fórmula): no caso de desmame dos filhotes, é preferível misturar a ração seca com leite de fórmula específica para cachorros, que você poderá adquirir em clínicas veterinárias ou lojas específicas. No início do desmame, é preferível que misture a ração com leite quente, já que os cachorrinhos estão acostumados a ingerir o alimento na temperatura corporal (aproximadamente 38ºC). Na medida que o desmame for avançando, você pode ir reduzindo a temperatura do leite até que chegue na temperatura ambiente. É importante esclarecer que nunca se deve molhar a ração do cachorro com leite de outra espécie animal, como o leite de vaca, pois poderia provocar um quadro de diarreia com consequências fatais nos filhotes.

Em que casos se pode molhar a ração do cachorro com água?

Como mencionado no início deste artigo, a ração seca apresenta uma série de vantagens se comparada à ração úmida, o que torna a primeira opção de alimentação para a maioria dos cachorros.

Entretanto, existem determinadas condições, tanto fisiológicas como patológicas, que umedecer o alimento seco com água pode ser necessário ou até recomendado. Aqui elencamos os principais casos em que se pode molhar a ração do cachorro com água:

Filhotes

Os cachorros, igual ao restante dos mamíferos, devem se alimentar exclusivamente com leite materno durante a primeira etapa da sua vida. Geralmente, os filhotes devem ter um período de lactação de um mês a um mês e meio. Passado esse tempo e quando começarem a surgir os primeiros dentes, deve ser realizado o desmame dos filhotes. Para permitir que o sistema digestivo do animal se adapte à transição de uma alimentação líquida, como é o caso do leite, para uma dieta sólida e seca, é importante realizar o desmame de forma gradual.

Para realizar um desmame gradual, se deve oferecer uma ração para filhotes umedecida com água ou com o leite de formulação específica. O objetivo é criar uma papinha cada vez menos líquida, até que os filhotes comecem a comer o alimento totalmente seco. Assim, não somente evitaremos problemas gastrointestinais, como facilitaremos o desmame da ninhada pois associaremos o sabor do leite que estão acostumados ao alimento.

Você pode se interessar neste post Como alimentar um filhote de 1 mês?

Problemas bucais

Os cães com problemas na cavidade oral (como gengivite, doença periodontal, úlcera bucal, etc) podem ter certa dificuldade para apanhar e mastigar os alimentos duros. Por isso, nesses casos é recomendável oferecer a ração umedecida, para evitar que a mastigação seja dolorosa e não piore as lesões da boca.

Problemas gastrointestinais

Os cães que estão apresentando qualquer alteração digestiva como vômitos, diarreia, ou dor abdominal, podem se beneficiar da ração umedecida, pois sua digestão é mais fácil. A adição de água à ração ajuda a reduzir o esforço necessário para processar o alimento. Ela ainda inclui uma hidratação extra a estes animais que, devido aos vômitos e diarreia, podem ficar desidratados.

Se você quer conhecer outros Problemas gastrointestinais em cães: causas, sintomas e tratamentos não deixe de conferir esse artigo que te recomendamos.

Cachorros em recuperação

Os cachorros convalescentes que acabam de passar por um processo patológico ou foram submetidos à uma cirurgia, podem diminuir o apetite e se alimentar menos. Nesses casos, é recomendado umedecer o alimento para melhorar o sabor e estimular o apetite.

Cachorros que se recusam a beber água

Mesmo que seja um comportamento mais comum nos gatos, também podemos encontrar alguns cachorros que se negam a beber água. No caso de animais desidratados, será necessário um tratamento com fluidoterapia para reverter a situação. No entanto, em situações leves ou para manutenção, você pode optar por molhar a ração do cachorro com água para incrementar o grau de hidratação do animal.

Pode molhar a ração do cachorro com água? - Em que casos se pode molhar a ração do cachorro com água?

Vantagens e desvantagens de molhar a ração do cachorro com água

Como você já percebeu ao longo desse artigo, molhar a ração do cachorro com água pode ter uma série de benefícios em determinadas situações, mas também apresenta uma série de desvantagens em relação à ração seca.

Vantagens de molhar a ração do cachorro com água

As principais vantagens de incluir água no alimento dos cães são:

  • Palatabilidade: ao umedecer o alimento se consegue melhorar seu sabor e odor, deixando o alimento mais palatável e saboroso para os cachorros.
  • Digestibilidade: em comparação com a ração seca, o alimento úmido é mais facilmente digerido e requer um menor esforço do sistema digestivo para ser processado.
  • Hidratação: a comida úmida ajuda a aumentar o nível de hidratação, o que é especialmente importante para os cães que se recusam a beber água.

Desvantagens de adicionar água na ração dos cães

Os principais inconvenientes de incluir água no alimento dos cães são:

  • Menor praticidade: quando decidimos umedecer o alimento com água ou qualquer outro líquido, é importante fazer no momento em que vamos servir a ração. Se realizar a preparação com muita antecedência, provavelmente se formará uma pasta que não agrade o cachorro. Aliás, por se tratar de um alimento úmido é provável que atraia insetos e outras bichos. Por isso, deve se preparar a mistura no momento e retirar no prazo de 20-30 minutos, se o cachorro não comer.
  • Risco de doença periodontal: Ao contrário da ração seca, o alimento úmido favorece a proliferação de placas bacterianas e surgimento de tártaros. Se deseja saber mais sobre a Doença periodontal em cachorros: causas, tratamento e consequências não deixe de ler esse post do PeritoAnimal que te sugerimos.

Como você pode perceber, tanto a ração seca como a umedecida tem uma série de benefícios e de inconvenientes. Você pode molhar a ração do cachorro com água, mas decidir a melhor opção para o cachorro dependerá das necessidades dele e da avaliação do veterinário em cada caso. Geralmente, se deve priorizar a ração seca, mas quando for necessário, podemos optar por alimentação umedecida durante o tempo oportuno.

No vídeo a seguir te mostramos como escolher a melhor ração para cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode molhar a ração do cachorro com água?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía. (2017). Guías nutricionales para alimentos completos y complementarios para perros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode molhar a ração do cachorro com água?
1 de 3
Pode molhar a ração do cachorro com água?

Voltar ao topo da página