Comparações

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 novembro 2018
Diferenças entre Labrador e Golden Retriever
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo vamos falar de duas raças caninas extraordinariamente inteligentes: os Labradores Retriever e os Golden Retriever. Ambas as raças possuem algumas caraterísticas comuns e sua morfologia, embora sendo diferentes, podem apresentar algumas semelhanças. A sua constituição é bastante similar na sua estrutura e por este motivo, e o apelido Retriever que ambos têm associados ao seu nome, faz com que muitas pessoas não saibam exatamente o que diferencia uma raça da outra. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar as maiores diferenças entre Labrador e Golden Retriever.

Índice

  1. Labrador Retriever
  2. Golden Retriever
  3. Morfologia do Labrador
  4. Morfologia do Golden Retriever
  5. Temperamento do Labrador Retriever
  6. Temperamento do Golden Retriever
  7. Cães de trabalho e serviço

Labrador Retriever

O cachorro Labrador Retriever é uma raça cujas originais nos levam ao século XVI, e sua inicial procedência ao território canadiense de Terranova e Labrador.

O Labrador Retriever é o resultado final de uma evolução de exemplares caninos que se iniciou com o Cão de Saint John. Os antecedentes desta raça precursora do Labrador Retriever são incertos, mas os especialistas consideram que provém de uma mistura de raças de trabalho inglesas, portuguesas e irlandesas.

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever - Labrador Retriever

Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça proveniente da Escócia. Por volta de 1850 esta raça foi criada como cachorro com habilidades para a caça. Naquela época entre as classes nobres eram frequentes os dias de caça, em que se caçavam aves de todo o tipo. Assim, era preciso recuperar as peças abatidas, que muitas vezes caiam em lagos ou rios, ou entre rochas e penhascos da paisagem escocesa.

O cruzamento entre os melhores cachorros de águas e os spaniels deram origem ao Golden Retriever. Ao longo dos anos esta raça foi dividida em três fenótipos: o inglês, o americano e o canadiense.

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever - Golden Retriever

Morfologia do Labrador

O Labrador tem um tamanho médio. Pesa entre 27 e 40 kg, e a sua altura na cernelha é de 5 a 59 cm, sendo as fêmeas mais pequenas e menos pesadas.

O seu pelo é curto, liso, áspero, compacto e brilhante, o qual difere radicalmente do pelo do Golden, cuja suavidade e comprimento são absolutamente diferentes, sendo este um dos traços diferenciais mais evidentes entre ambas as raças. A cor do seu pelo pode ser de três cores uniformes: preto, chocolate e amarelo. Sendo esta última cor a que está mais sujeita a variações de tonalidade, podendo oscilar desde tons creme muito pálidos, quase brancos, até tons avermelhados.

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever - Morfologia do Labrador

Morfologia do Golden Retriever

O cachorro Golden Retriever é levemente mais alto e fino que o Labrador, embora o comprimento do seu pelo crie uma ilusão óptica contrária. A altura na cernelha oscila entre os 51 e os 61 cm, e o seu peso vai de 27 a 37 kg, sendo as fêmeas mais pequenas e mais leves que os machos.

Esta raça de cachorro tem um bonito pelo duplo. O superficial é sedoso, ondulado, moderadamente comprido e resistente à água. O pelo interno é suave e curto, isolando o cachorro do calor e abrigando-o durante o frio. A sua cor correta engloba-se dentro das diversas tonalidades do dourado, excluindo o excessivamente pálido e o avermelhado. Esta raça muda de pelo umas duas vezes por ano e, tal como referimos no ponto anterior, é no comprimento e no volume do seu pelo onde encontramos a principal diferença entre o Labrador e o Golden.

O Golden Retriever Inglês divergiu com os anos em duas modalidades: o americano e o canadiense. Ambas variedades são maiores que a inglesa.

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever - Morfologia do Golden Retriever

Temperamento do Labrador Retriever

O Labrador conta com um temperamento muito alegre e sociável. É um cachorro de caráter muito equilibrada que amadurece aos 3 anos. E é precisamente este bom caráter que o invalida como cão de guarda, uma vez que costuma mostrar-se amigável com qualquer pessoa. Como máximo pode ladrar para avisar da presença de um estranho.

A inteligência do Labrador é excelente, está classificado em sétimo lugar dentro da escala de Stanley Coren que compara 131 raças diferentes. Estes cachorros são uma raça excelente como pet.

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever - Temperamento do Labrador Retriever

Temperamento do Golden Retriever

O Golden Retriever é um cachorro extremamente inteligente. O seu temperamento é muito amigável, consciente e amável. Este bom caráter impede que se possa considerar como um cão de guarda. No entanto, o fato de ser dócil, a sua grande inteligência e caráter tranquilo tornam-no um excelente pet familiar. Ocupa o quarto lugar na escala de inteligência de Stanley Coren. Além disso, este cachorro está capacitado para aprender muitos trabalhos.

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever - Temperamento do Golden Retriever

Cães de trabalho e serviço

Ambas as raças são tão inteligentes que se utilizam como cães guia, detetores de explosivos, drogas ou cães de resgate. São ótimas raças de trabalho e serviço.

O Labrador tem um sentido de olfato bastante desenvolvido. Esta raça está se adestrando para uma infinidade de trabalhos: cão polícia, cão bombeiro, cão guia, cão de assistência para pessoas com incapacidades, entre muitas outras funções.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre Labrador e Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Luiz Gonzaga de Albuquerque
Boa tarde qual é a edada de vida do Golden 14 anos
A sua avaliação:
Ana
Para mim as principais diferenças entre o Golden Retriever e o Labrador Retriever são as cores ( colorações ) do pelo e também o tamanho dele e o principal é a perda de pelo.
1 de 7
Diferenças entre Labrador e Golden Retriever