Diferenças entre Labrador e Golden Retriever

Diferenças entre Labrador e Golden Retriever

Neste artigo vamos falar de duas raças caninas extraordinariamente inteligentes: os Labradores Retriever e os Golden Retriever. Ambas as raças possuem algumas caraterísticas comuns e sua morfologia, embora sendo diferentes, podem apresentar algumas semelhanças. A sua constituição é bastante similar na sua estrutura e por este motivo, e o apelido Retriever que ambos têm associados ao seu nome, faz com que muitas pessoas não saibam exatamente o que diferencia uma raça da outra. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar as maiores diferenças entre Labrador e Golden Retriever.

Labrador Retriever

O cachorro Labrador Retriever é uma raça cujas originais nos levam ao século XVI, e sua inicial procedência ao território canadiense de Terranova e Labrador.

O Labrador Retriever é o resultado final de uma evolução de exemplares caninos que se iniciou com o Cão de Saint John. Os antecedentes desta raça precursora do Labrador Retriever são incertos, mas os especialistas consideram que provém de uma mistura de raças de trabalho inglesas, portuguesas e irlandesas.

Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça proveniente da Escócia. Por volta de 1850 esta raça foi criada como cachorro com habilidades para a caça. Naquela época entre as classes nobres eram frequentes os dias de caça, em que se caçavam aves de todo o tipo. Assim, era preciso recuperar as peças abatidas, que muitas vezes caiam em lagos ou rios, ou entre rochas e penhascos da paisagem escocesa.

O cruzamento entre os melhores cachorros de águas e os spaniels deram origem ao Golden Retriever. Ao longo dos anos esta raça foi dividida em três fenótipos: o inglês, o americano e o canadiense.

Morfologia do Labrador

O Labrador tem um tamanho médio. Pesa entre 27 e 40 kg, e a sua altura na cernelha é de 5 a 59 cm, sendo as fêmeas mais pequenas e menos pesadas.

O seu pelo é curto, liso, áspero, compacto e brilhante, o qual difere radicalmente do pelo do Golden, cuja suavidade e comprimento são absolutamente diferentes, sendo este um dos traços diferenciais mais evidentes entre ambas as raças. A cor do seu pelo pode ser de três cores uniformes: preto, chocolate e amarelo. Sendo esta última cor a que está mais sujeita a variações de tonalidade, podendo oscilar desde tons creme muito pálidos, quase brancos, até tons avermelhados.

Morfologia do Golden Retriever

O cachorro Golden Retriever é levemente mais alto e fino que o Labrador, embora o comprimento do seu pelo crie uma ilusão óptica contrária. A altura na cernelha oscila entre os 51 e os 61 cm, e o seu peso vai de 27 a 37 kg, sendo as fêmeas mais pequenas e mais leves que os machos.

Esta raça de cachorro tem um bonito pelo duplo. O superficial é sedoso, ondulado, moderadamente comprido e resistente à água. O pelo interno é suave e curto, isolando o cachorro do calor e abrigando-o durante o frio. A sua cor correta engloba-se dentro das diversas tonalidades do dourado, excluindo o excessivamente pálido e o avermelhado. Esta raça muda de pelo umas duas vezes por ano e, tal como referimos no ponto anterior, é no comprimento e no volume do seu pelo onde encontramos a principal diferença entre o Labrador e o Golden.

O Golden Retriever Inglês divergiu com os anos em duas modalidades: o americano e o canadiense. Ambas variedades são maiores que a inglesa.

Temperamento do Labrador Retriever

O Labrador conta com um temperamento muito alegre e sociável. É um cachorro de caráter muito equilibrada que amadurece aos 3 anos. E é precisamente este bom caráter que o invalida como cão de guarda, uma vez que costuma mostrar-se amigável com qualquer pessoa. Como máximo pode ladrar para avisar da presença de um estranho.

A inteligência do Labrador é excelente, está classificado em sétimo lugar dentro da escala de Stanley Coren que compara 131 raças diferentes. Estes cachorros são uma raça excelente como pet.

Temperamento do Golden Retriever

O Golden Retriever é um cachorro extremamente inteligente. O seu temperamento é muito amigável, consciente e amável. Este bom caráter impede que se possa considerar como um cão de guarda. No entanto, o fato de ser dócil, a sua grande inteligência e caráter tranquilo tornam-no um excelente pet familiar. Ocupa o quarto lugar na escala de inteligência de Stanley Coren. Além disso, este cachorro está capacitado para aprender muitos trabalhos.

Cães de trabalho e serviço

Ambas as raças são tão inteligentes que se utilizam como cães guia, detetores de explosivos, drogas ou cães de resgate. São ótimas raças de trabalho e serviço.

O Labrador tem um sentido de olfato bastante desenvolvido. Esta raça está se adestrando para uma infinidade de trabalhos: cão polícia, cão bombeiro, cão guia, cão de assistência para pessoas com incapacidades, entre muitas outras funções.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre Labrador e Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.