PARTILHAR

Os melhores cães de guarda

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 abril 2019
Os melhores cães de guarda
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Apesar de no PeritoAnimal não gostarmos que os animais sejam utilizados como ferramentas de trabalho, a verdade é que algumas pessoas procuram no seu novo pet qualidades específicas e concretas como a de ser um bom cão de guarda. Por exemplo, se vive numa casa muito grande e quer se sentir seguro, pode desfrutar vendo como o seu cachorro vigia ocasionalmente o terreno e o alerta perante a chegada de um visitante.

Nós aconselhamos a que eduque o seu cachorro na vigilância caso pretenda, mas nunca no ataque e defesa, pois as consequências poderiam chegar a ser muito graves para algum inexperiente e com falta de conhecimentos avançados necessários.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os melhores cães de guarda e as funções ideais em cada caso.

Raças para proteger uma casa

O Pastor Alemão é um cão ideal para proteger uma casa. São muito corajosos e amáveis com a família, chegando a criar uma ligação emocional muito forte com quem vivem. É um cão muito popular pela sua beleza, fidelidade e carinho.

A sua grande inteligência permite-lhe aprender as suas funções com rapidez, além de serem cachorros calmos que se relacionam bem com as crianças. Apesar de não ser treinado para isso, um Pastor Alemão não hesitará em reagir para proteger quem gosta. Terá um grande companheiro a seu lado.

Confira os tipos de Pastor Alemão nesse artigo do PeritoAnimal.

Os melhores cães de guarda - Raças para proteger uma casa

O Bullmastiff é um cachorro impressionante pelo seu tamanho e aparência. Apesar de surpreender, trata-se de um cão dócil de fácil convivência com a família, incluindo com crianças pequenas. São realmente doces e amáveis.

Irá alertá-lo perante a presença de qualquer intruso, embora para ele não seja uma ameaça, algo muito positivo a ter em conta. No entanto, a sua grande cabeça irá ajudar a dissuadir qualquer pessoa que queira entrar em casa.

Perante uma situação de ameaça não hesitará em atacar e derrubar quem considerar que o tente atacar. É muito protetor e fiel.

Os melhores cães de guarda -

O Boxer é mais pequeno que as duas raças anteriores, no entanto pode alcançar à vontade os 30 quilos de peso. O seu caráter é realmente invejável, é conhecido por ser eternamente jovem e, até os exemplares de idade avançada costumam correr e comportar-se como crianças. É ótimo para estar com crianças.

No entanto, o Boxer é vigilante por natureza. Estará atento perante qualquer movimento e não hesitará em tentar cheirar por debaixo da porta para averiguar de quem se trata. Também costuma emitir alguns latidos caso observe movimentos estranhos.

O Boxer é um cachorro muito amável e isso converte-o em um vigilante "simpático" que deixaria entrar sem problema qualquer ladrão que lhe dedicasse umas palavras de afeto. Mas este cachorro não hesitaria se defender se fosse necessário. É muito corajoso.

Os melhores cães de guarda -

Cães de guarda para casas grandes e propriedades

Para guardar uma propriedade cercada de grande extensão não existe melhor cachorro que este. O Fila Brasileiro é um cachorro muito amável com as pessoas. No entanto, será extremamente feroz contra os intrusos que pretendam penetrar na propriedade que ele protege, pois trata-se de um cão protetor por natureza.

No século XVII ele era utilizado para controlar os escravos que tentavam abandonar as plantações de açúcar. O Fila, com o seu grande e imponente tamanho perseguia-os e derrubava-os dissuadindo assim os outros escravos.

O Fila é um cachorro muito grande e uma caraterística peculiar desta raça é que vigiam constantemente o perímetro do cercado que circunda a propriedade. Não é algo que lhe deve ensinar ou obrigar a fazer, surge por instinto próprio da natureza do Fila.

Os melhores cães de guarda - Cães de guarda para casas grandes e propriedades

O Doberman é um cachorro que possui um extraordinário sentido de ouvido. Está atento ao menor ruído e apresenta-se num instante perante a fonte do som incomum. É muito obediente visto que se trata de um dos cachorros mais inteligentes do mundo.

Por este mesmo motivo, a sua capacidade mental, o Doberman é um cão que precisa de estimulação constante com jogos e atividade física. Não é em absoluto recomendado para, simplesmente, permanecer entrando e saindo de casa. Devemos proporcionar-lhe uma vida adequada às suas necessidades.

É um cachorro muito sensível e amável assim como bonito. Além disso, o Doberman pode se mostrar muito feroz com quem considerar que o está ameaçando a ele ou à sua família. Devemos ter cuidado e ensinar-lhe as ordens básicas de obediência.

Os melhores cães de guarda -

O Rottweiler é um poderoso cachorro de grande tamanho e força. A sua poderosa mordida é muito conhecida e de certeza que um intruso pensará duas vezes antes de entrar em sua casa. Não entrará de certeza nem que ele lhe mostre os dentes.

Deve ser adestrado adequadamente para que saiba distinguir um visitante e um intruso. A educação será fundamental e muito importante neste caso.

Também será fundamental o exercício físico regular e uma boa dose de afeto para se relacionar corretamente com uma pessoa amigável.

Os melhores cães de guarda -

Cães para guarda de gado

Para guardar e conduzir o gado ovino, o Border Collie é inigualável. A sua grande inteligência e rapidez tornam-no ideal para controlar, conduzir e vigiar os rebanhos ovinos que pastoreia.

Não são cachorros de tamanho grande, mas o seu valor e inteligência são grandes. Trata-se do cachorro mais inteligente que existe. Não hesitam em enfrentar lobos ou outros predadores que ameacem os seus rebanhos. É a raça que se relaciona melhor com os humanos com os quais colabora.

Precisa de muito exercício físico e estimulação mental para não mostrar atitudes nervosas e de estresse. É conveniente passar tempo com ele ensinando-lhe diversas ordens.

Os melhores cães de guarda - Cães para guarda de gado

Há cachorros de guarda de gado boieiros, como o Mastiff pirenaico (Mastín del Pirineo), que vigiam, mas não conduzem, o gado bovino. É o gado que se agrupa ao redor do cachorro para ele o proteger dos predadores. Normalmente as raças que realizam essas funções contam com um tamanho grande.

Os melhores cães de guarda -

Um cachorro pouco conhecido na vigilância de gado é o Boiadeiro Australiano. Trata-se de um cachorro de pouca estatura, mas um dos cachorros mais corajosos que existem. Além disso, a sua forte mordida alerta os outros animais como se devem comportar.

Não hesitará em seguir as suas indicações, é muito obediente mas precisa de uma grande dose de exercício físico diário. Não é recomendável tê-lo fechado em um apartamento pequeno ou não interagir com ele o suficiente.

Os melhores cães de guarda -

Cães usados em fronteiras

Os cães usados para proteger as fronteiras não pertencem a nenhuma raça em concreto. São cachorros treinados para detetar narcóticos e proteger assim a saúde dos cidadãos.

O requisito fundamental é que sejam muito inteligentes e aprendem a detetar a entrada ilegal de produtos narcóticos ou explosivos. Não é qualquer cachorros que goza das capacidades necessárias para se converter em um cachorro para guarda em fronteiras.

Os melhores cães de guarda - Cães usados em fronteiras

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores cães de guarda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Os melhores cães de guarda
1 de 11
Os melhores cães de guarda

Voltar ao topo da página ↑