Comparações

Tipos de labrador

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 outubro 2020
Tipos de labrador
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existe um motivo histórico para que existam tantos tipos de labradores diferentes atualmente. A razão principal pela qual diferentes variedades de labrador começaram a surgir é pela busca de cães de trabalho ou, melhor, pela preferência de cães de companhia. Ao falar de cães de trabalho, estamos nos referindo à animais que exercem funções diversas, como o pastoreio, a caça ou a vigilância. No caso do labrador, suas funções iniciais eram ser um cão de caça e de pastoreio. Nesses casos, procuravam os exemplares mais ativos, predispostos à ação e mais alertas. Posteriormente, começou a ser introduzido nos lares como cachorro de companhia, buscando neste caso cães mais tranquilos, carinhosos e dóceis. Nesses cachorros, o que os criadores buscavam eram linhagens o mais semelhante possível do padrão ideal do labrador, buscando um cachorro de exposição, não um cão extremamente ativo. Então, quantos tipos de labradores existem? Existiam dois tipos fundamentais de labrador: de trabalho, que são os labradores americanos, e de exposição/companhia, que são os labradores ingleses.

Depois de dar todas essas informações, é importante ressaltar que essa diferenciação não é oficial, já que existe apenas uma raça reconhecida como labrador retriever. Portanto, nesse artigo do PeritoAnimal falaremos de variedades da raça que surgem sem se afastar do padrão oficial elaborado pela Federação Cinológica Internacional[1]. Então, vejamos os tipos de cães labradores que existem devido às necessidades anteriormente expostas.

Também lhe pode interessar: Cores do labrador retriever

Índice

  1. Labrador americano
  2. Labrador inglês
  3. Labrador canadense

Labrador americano

A primeira coisa que geralmente se pensa ao falar de um labrador americano é que a raça surgiu na América, mas não é assim, embora existam labradores americanos e ingleses, a diferença entre eles não depende realmente do país, mas dos dois tipos anteriormente mencionados, os labradores de trabalho e os de exposição. Especificamente, os americanos são os labradores de trabalho e os ingleses os de exibição ou destinados a serem animais de companhia.

O labrador americano é um cachorro muito mais atlético e estilizado, com uma musculatura mais desenvolvida e potente que a do inglês. Possui, além disso, membros mais finos e alongados, como o seu focinho, significativamente mais longo que no labrador inglês.

Além da aparência, este tipo de labrador também muda de caráter, pois o americano é mais ativo e energético, necessitando realizar exercícios físicos moderadamente intenso diariamente. É focado na atividade, já que tradicionalmente é criado para trabalhar como cão de caça e de trabalho. Portanto, é bastante inquieto e isso pode dificultar seu adestramento quando cai nas mãos de um adestrador inexperiente. Se este é o seu caso e você quer adotar esse tipo de labrador, não perca nosso artigo no qual explicamos Como adestrar um labrador.

Tipos de labrador - Labrador americano

Labrador inglês

O labrador inglês é o anteriormente mencionado labrador de companhia ou exposição, sendo bem diferente do americano, apesar de compartilhar a nacionalidade de origem. Esses cães geralmente são mais tranquilos, calmos e familiares, preferindo atividades pausadas a esportes intensos, ao contrário dos labradores americanos.

O labrador inglês é o que mais tem mantido o aspecto clássico da raça, pois é o que mais trabalho tem recebido em termos de criação para ter a aparência ditada pelo padrão oficial da raça. Por outro lado, cabe destacar que se trata de um cachorro de maturação tardia, mas à medida que cresce desenvolve um corpo bastante grosso, com uma cauda igualmente grossa e patas relativamente largas. Essas patas também são um tanto curtas e tem uma cabeça média-pequena com um focinho de comprimento moderado.

O caráter do labrador inglês é uma delícia, pois é um cão amigável e brincalhão, que adora dar e receber carinho. É considerado como um excelente cão babá porque é apaixonado por crianças, sejam crianças ou filhotes de cães ou de qualquer animal. Além disso, tende a se dar muito bem com outros cachorros.

Tipos de labrador - Labrador inglês

Labrador canadense

Realmente, o labrador canadense não é um tipo de labrador em si atualmente, ou seja, novamente, não é diferente por se referir a um país. Mas sim, nessa ocasião o nome tem uma referência importante, é que a raça labrador retriever vem do Canadá, levando o nome da cidade homônima de Labrador.

Quando falamos de um labrador canadense estamos falando de um labrador original, ou seja, dos primeiros exemplares da raça, aqueles que não foram selecionados para trabalho ou companhia, como acontece com os labradores ingleses ou americanos, diferenciados de acordo com as funções que desenvolvem tradicionalmente. No caso do labrador canadense, por não ser uma variedade alterada por criadores, é a versão pura do labrador, por assim dizer. É nesse tipo de labrador que se mantém mais viva a essência dos labradores que surgiram no século XVI.

Por essa razão, atualmente o labrador canadense não existe como tal, pois refere-se à raça de labrador retriever reconhecida pelas diferentes instituições e existente há 5 séculos, que inevitavelmente evoluiu geração após geração.

Por último, cabe destacar que em todos os tipos de labrador podemos encontrar as diferentes cores aceitas na raça.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de labrador, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. Federación Cinológica internacional(2011). Labrador retriever. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/122g08-es.pdf
Bibliografia
  • Canadian Kennel Club (2011). Retriever (labrador). Disponível em: https://www.ckc.ca/en/Choosing-a-Dog/Choosing-a-Breed/Sporting-Dogs/Retriever-Labrador
  • Drakeshead Site. Drakeshead Labradors. Disponível em: http://drakeshead.com/
  • The Labrador Retriever Club of Canada. The labrador retriever: a Brief History. Disponível em: https://www.labradorretrieverclub.ca/welcome.html

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de labrador