Cuidados de uma gata grávida

Cuidados de uma gata grávida

Os gatos são animais bastante independentes e essa atitude permanece durante a gravidez da gata. As felinas podem levar a sua gestação muito bem por si mesmas sem a necessidade de ter cuidados especiais. No entanto, se podermos ajudá-la a melhorar o processo com algumas atenções, melhor.

Mimando-a e dando-lhe o espaço e a alimentação que precisa, conseguimos que a sua gravidez corra o melhor possível.

Se quer conhecer os cuidados a ter durante a gestação de uma gata, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a cuidar da sua felina neste momento tão importante.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer é levar a sua gata ao veterinário para saber se está bem de saúde através de uma análise de sangue. Além disso, vão lhe dizer de quanto tempo está e para quando deve esperar os filhotes, desta forma poderá se preparar bem para o grande dia. Também é conveniente que o veterinário esteja ciente de quando vai ser, para o caso de acontecer algum contratempo e tiver de o contatar.

2

O mais importante é a alimentação da gata grávida. Durante o primeiro mês e meio pode continuar com a sua dieta habitual, mas a partir desse momento deverá dividir a sua comida em várias refeições.

Deverá mudar a sua ração por outra de alta gama especial para filhotes, pois são mais calóricas e fornecem mais nutrientes para que o seu pet chegue ao parto com boa saúde e seja capaz de se preparar para a lactação. Apesar de ser mais caro é um investimento que trará muito benefícios para a sua gata e seus filhotes.

3

As gatas não costumam precisar de suplementos especiais durante a sua gravidez, mas se vir que o seu peso corporal é muito baixo deverá falar com o veterinário para saber se tem de tomar algumas vitaminas extra e prevenir assim um possível aborto. Durante todo o processo deverá estar extremamente atento a qualquer mudança que ocorrer, tanto a nível físico como a nível emocional.

4

A gata continuará saltando e trepando como sempre, especialmente no início da gravidez. Não tente impedi-la, pois não é algo perigoso, de fato ajuda a manter o seu tônus muscular e a chegar mais saudável ao parto.

5

Uma gestação não é uma lesão nem uma doença, por isso deve continuar a tratá-la como sempre, brincando com ela da mesma forma. Deverá ter apenas em conta que para melhorar os cuidados de uma gata grávida e preservar a sua saúde e a dos filhotes deve-se evitar fazer movimentos bruscos e não lhe apertar o abdômen.

Se deixa a sua gata sair de casa para dar passeios, no último período da gestação o melhor é não a deixar para a proteger.

6

É conveniente preparar um ninho para a sua gata poder descansar e se refugiar comodamente. Além disso, é provável que seja o lugar para dar à luz, pelo que deve situar o ninho em um lugar tranquilo e longe de ruídos e de correntes de ar.

7

E por último, mime-a e dê-lhe muito carinho, este é o passo mais importante de todos. O seu carinho e as suas atenções são os melhores cuidados de uma gata grávida. Lembre-se que um estado de saúde adequado e um estado emocional positivo vão repercutir diretamente na saúde dos filhotes, pelo que é fundamental receber todo o apoio e afeto que precisa.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de uma gata grávida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.