Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 5 agosto 2023
Quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Nem sempre um problema cardíaco no cachorro significa uma sentença de morte. Cães cardiopatas podem viver por muito tempo e com qualidade de vida, dependendo do problema que apresente no coração. Apesar de parecer bastante preocupante, atualmente podemos contar com uma variedade de medicamentos que ajudam a controlar os sintomas dos problemas cardíacos nos cães.

É certo que algumas restrições serão exigidas do cachorro com problemas cardíacos, como dieta especial, restrição de exercícios e uso de medicação contínua. Mas com dedicação do tutor e ajuda de um veterinário cardiologista é possível manter o animal em boas condições e a doença sob controle.

A avaliação cardiológica deve fazer parte do check up do animal, com a realização de exames como o eletrocardiograma e o ecocardiograma, além de radiografias e um exame clínico minucioso. Ao descobrir que seu pet é cardiopata, várias dúvidas e medos surgem na cabeça do tutor, e é por isso que o PeritoAnimal resolveu ajudar escrevendo este artigo, onde tiraremos as dúvidas mais comuns dos tutores: afinal, quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos? Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um mosquito?

Índice

  1. O que é a cardiopatia em cães?
  2. O que causa problema cardíaco em cães?
  3. Cachorros podem ter infarto?
  4. Quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos?
  5. Sintomas de problemas cardíacos em cães
  6. Como aliviar a tosse cardíaca em cães?
  7. Tratamento para problemas cardíacos em cães

O que é a cardiopatia em cães?

A cardiopatia é o nome dado a qualquer alteração no coração ou no sistema vascular que possa alterar o funcionamento normal da circulação sanguínea. Nos cães, as doenças que afetam o coração não são muito diferentes das que atingem as pessoas. Problemas degenerativos, adquiridos, congênitos ou hereditários podem afetar cães de todas as idades e raças.

Algumas cardiopatias comuns nos cães são:

  1. Cardiopatia das válvulas: o coração possui quatro câmaras, separadas por válvulas, que abrem e fecham o tempo todo, auxiliando no bombeamento do sangue por todo o corpo. Algumas condições podem danificar essas válvulas, como a degeneração que acontece com a idade avançada.
  2. Cardiopatia congênita: são alterações que acontecem no coração durante sua formação, quando o cachorro ainda está no estágio de feto, presente desde o nascimento.
  3. Infecção no coração: várias infecções podem chegar até o coração por meio da corrente sanguínea.
  4. Doenças do miocárdio: o miocárdio é a parte muscular do coração, responsável pelo bombeamento do sangue para a fisiologia normal desse órgão.
  5. Cardiopatia hipertensiva: uma pressão sanguínea aumentada pode danificar o coração e os vasos sanguíneos, resultando em doenças graves.
  6. Cardiopatia isquêmica: acontece quando o suporte de oxigênio ao coração é insuficiente. Isso acontece quando algo obstrui o fluxo sanguíneo nas artérias, podendo resultar no infarto.

O que causa problema cardíaco em cães?

Fatores hereditários, congênitos, iatrogênicos e idiopáticos podem causas problemas cardíacos em cães. Algumas raças possuem predisposição a certas cardiopatias, como o boxer, que apresenta grande incidência de miocardiopatia dilatada. O uso de medicamentos cardiotóxicos, alimentação desbalanceada e estilo de vida sedentário podem contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos.

Cachorros podem ter infarto?

Sim, cachorros podem ter infarto. Da mesma forma que as pessoas, os cães podem infartar devido à falta de oxigênio fornecido ao coração. Apesar de mais raros em cães, alguns estudos acreditam que a doença seja subnotificada ou pouco diagnosticada. A aterosclerose (depósito de gordura na artéria) coronariana, comum em seres humanos, é uma condição rara em cães, mas pode ocorrer associada a casos de estenose (diminuição) aórtica, hipotireoidismo, hiperlipidemia e hipercolesterolemia.

Os sintomas mais comuns do infarto em cães são:

  • Apatia
  • Pouco apetite
  • Salivação
  • Vocalização

São sinais de dor que também são apresentados pelas pessoas que infartam.

Quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos?

A expectativa de vida do cachorro com problemas cardíacos dependerá de vários fatores, como a causa da cardiopatia, da resposta à medicação e da dedicação do tutor. Alguns cães vivem por longos anos, ficando estáveis com o tratamento medicamentoso e alimentação especial, além do acompanhamento constante do médico veterinário. O cachorro com doença no coração pode viver de meses a anos com boa qualidade de vida.

Embora seja desafiador prever exatamente a longevidade, muitos cães com problemas cardíacos podem levar uma vida plena com um manejo adequado. Por exemplo, condições cardíacas leves, como a doença da válvula mitral de grau leve, podem não afetar significativamente a expectativa de vida de um cão quando detectadas precocemente e gerenciadas de forma adequada. Por outro lado, condições mais graves podem representar maiores desafios e exigir cuidados veterinários contínuos. Nestes casos, os cães ainda podem viver vários meses a alguns anos com atenção médica constante e um estilo de vida saudável para o coração.

Por isso, apesar de as condições cardíacas em cães apresentarem desafios, elas não necessariamente significam uma vida mais curta para nossos amigos de quatro patas. A detecção precoce, o tratamento correto e um estilo de vida consciente para o coração podem contribuir para uma vida plena e prolongada para cães diagnosticados com problemas cardíacos. Trabalhando em estreita colaboração com veterinários experientes e fornecendo cuidados atentos, podemos garantir que nossos companheiros peludos continuem trazendo alegria e felicidade às nossas vidas pelo maior tempo possível.

Sintomas de problemas cardíacos em cães

O sintoma mais percebido pelos tutores é a tosse, que acontece principalmente com a prática de exercícios físicos e até mesmo quando o cachorro está dormindo. Outra manifestação comum é o cansaço e a apatia.

O cachorro também pode apresentar dispneia, que é a dificuldade para respirar. As mucosas ficam mais pálidas, o que pode ser verificado observando-se a coloração das gengivas e da mucosa ocular. Em alguns animais, a dispneia pode ser tão intensa que as mucosas ficam arroxeadas ou cianóticas. O emagrecimento é comum nos cães com problemas cardíacos, assim como desmaios e aumento do volume abdominal.

Neste outro artigo detalhamos os sintomas de doenças cardíacas em cães.

Como aliviar a tosse cardíaca em cães?

A tosse é um sintoma secundário ao problema cardíaco, ou seja, ela acontece quando o corpo está tentando compensar o funcionamento insuficiente do coração. A pressão aumentada pode causar hipertensão pulmonar, resultando em tosse. Nesses casos, a tosse deverá diminuir somente com remédios direcionados ao coração, que ajudarão a reduzir a pressão sanguínea nos pulmões. Deixar o cachorro em repouso pode ajudar bastante nesses quadros, até que a medicação comece atuar.

Tratamento para problemas cardíacos em cães

O tratamento dependerá da doença e dos sintomas compensatórios que o corpo estiver apresentando. Podem ser utilizados remédios para baixar a pressão, cirurgias corretivas (principalmente em casos de doenças cardíacas congênitas), diuréticos, medicamentos que aumentam a capacidade de contração do músculo cardíaco e alimentação especial. Cada caso deverá ser cuidadosamente analisado para que o tratamento correto seja instituído.

Existe remédio para insuficiência cardíaca em cães?

Sim, a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é uma síndrome causada principalmente por alterações no músculo do coração, o miocárdio, ou nas válvulas cardíacas. A ICC não é uma doença em si, mas um conjunto de sintomas que ocorrem quando a capacidade do bombeamento do coração está diminuída, fazendo com que o corpo tente compensar essa deficiência. Essa compensação causa taquicardia, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos periféricos (vasoconstrição) e retenção de sódio e água, fazendo com que a pressão arterial fique aumentada.

A medicação será utilizada para reduzir esses sintomas decorrentes do trabalho insuficiente do coração, fazendo com que o animal fique mais confortável, voltando às suas atividades normais, ou quase isso. O tratamento também pode ajudar a desacelerar a degeneração do funcionamento cardíaco, reduzindo o esforço compensatório do coração. Toda a medicação utilizada nesses casos deve ser prescrita pelo médico veterinário especialista, após a realização de exames e com monitoramento contínuo.

Como prevenir problemas cardíacos em cães?

Alguns problemas poderão ser prevenidos com uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares, como passeios e caminhadas, além de brincadeiras com bolinhas e outros brinquedos. Outras doenças, principalmente as congênitas, nem sempre podem ser evitadas. No entanto, quando o diagnóstico é realizado de forma precoce, as chances de tratamento são maiores, prolongando a vida do cachorro.

Agora que você já sabe mais quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos, não perca nosso artigo sobre o enriquecimento ambiental para cães.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Os diferentes tipos de cardiopatia. Disponível em https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/os-diferentes-tipos-de-cardiopatia. Acesso em 30/07/2023.
  • Cavalcanti, G A.O. et al. Infarto agudo do miocárdio e injeção intramiorcárdica experimental em cães: estudos clínico, enzimático, eletrocardiográfico e ecocardiográfico. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/abmvz/a/MxV7GKT9QGfkDgqsbspcbgR/?lang=pt#. Acesso em 30/07/2023.
  • Pereira, P.M., Camacho, A.A., Morais, H.A. Tratamento de Insuficiência Cardíaca com Benazepril em Cães com Miocardiopatia Dilatada e Endocardiose. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., 2005. Disponível em https://www.scielo.br/j/abmvz/a/BZSspFzMm63kbYzTLvq8SWf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 30/07/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quanto tempo vive um cachorro com problemas cardíacos?