Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Quando falamos de cachorros misturados ou vira-lata, geralmente estamos falando de um cachorro cuja ascendência é desconhecida e que apresenta caraterísticas de duas ou mais raças. Estes cachorrinhos são geralmente fruto de cruzamentos não seletivos e podem ser tão bons companheiros como os cachorros de uma raça específica.

Devido a inúmeros fatores, se destacando a grande variabilidade genética, são inúmeras as vantagens de adotar um cachorro vira-lata e é importante frisar este ponto já que, lamentavelmente, os vira-lata são muitas vezes vistos como inferiores ao cachorros de raça. Se está pensando adotar um vira-lata e se está se questionando como saber se o cachorro vai crescer muito, leia este artigo do PeritoAnimal.

Como saber o porte do cachorro vira-lata?

Estimar o tamanho exato que um filhote de cachorro vira-lata pode atingir não é uma tarefa fácil. Será bem mais fácil se conhecermos a ascendência do filhote, ou seja, o tamanho que tinham os seus progenitores.

A herança genética representa um papel muito importante no tamanho e aparência física total de um cachorro misturado ou vira-lata. Dois cachorros vira-lata pretos podem originar uma ninhada de pelagem dourada? Sim! É completamente possível que isso aconteça porque os cachorros vira-lata têm uma grande quantidade de genes recessivos que, embora neles não se tenham manifestado, podem ser transmitidos e revelados na ninhada.

Por essa mesma razão, o fato de você conhecer o tamanho dos progenitores e ambos serem grandes não significa que seja certo que o cachorro vai ser também grande. A genética pode ser muito surpreendente.

É possível conhecer a ascendência de um vira-lata?

Desde 2007 que é possível, em alguns países como os Estados Unidos, realizar um teste genético através de uma amostra de sangue ou saliva.

Apesar de estarem disponíveis para venda ao público e de assegurarem que determinam a composição de raças de um cachorro vira-lata, o certo é que têm uma validade limitada porque poucas "raças puras" foram avaliadas geneticamente.

Este teste permite determinar as sequências genéticas que são características de uma determinada raça ou outra, podendo dar uma ideia da ascendência do nosso cachorro vira-lata. Apesar disso, garantir um determinado tamanho continua a ser uma tarefa bastante delicada.

Até quantos anos o cachorro cresce?

A extensão do processo de crescimento está associada ao tamanho do nosso cachorro. Podemos utilizar este dado como pista, já que a idade com que ele vai deixar de crescer depende muito do porte dele:

  • Tamanho pequeno: O cachorro crescerá de forma rápida e, aos 3 meses, já deve ter alcançado metade do peso que terá em idade adulta. Deixará de crescer por volta dos 6 meses.
  • Tamanho médio: Crescerá ativamente até aos 7 ou 8 meses. A altura e o volume do cachorro ficarão definidos por volta dos 12 meses.
  • Tamanho grande: O processo de crescimento é muito mais lento em comparação com as raças mais pequenas. Alcançam metade do peso adulto por volta dos 6 meses de idade e podem continuar crescendo até atingirem um ano e meio.

Ao observarmos que o nosso cachorro abranda o seu crescimento, podemos estimar o tamanho dele de forma orientativa. Se o seu cachorro não está aumentando de tamanho, consulte o artigo "Porque o meu cachorro não cresce?" do PeritoAnimal.

E confira também a ficha completa do vira-lata mais famoso do Brasil: o vira-lata caramelo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro vai crescer muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.