Curiosidades do mundo animal

Como os tubarões dormem?

 
Paula Martinez
Por Paula Martinez, Auxiliar técnica Veterinária e psicóloga mestra em neurociência cognitiva. 25 maio 2023
Como os tubarões dormem?
Tubarões

Ver fichas de  Tubarões

Costuma-se dizer que os tubarões não podem deixar de nadar nunca, será verdade? Eles têm que dormir enquanto nadam? Ou será que os tubarões não dormem como nós entendemos o ato de dormir? Como dormem os tubarões?

Neste artigo do PeritoAnimal, responderemos a todas estas perguntas para explicar como os tubarões dormem. Traremos algumas curiosidades e dados relevantes sobre o descanso de um tubarão para conhecer um pouco mais o estilo de vida deste magnífico animal. Você quer saber mais sobre estas criaturas fascinantes? Então continue lendo este interessante artigo sobre elas!

Também lhe pode interessar: Os insetos dormem?

Índice

  1. Os tubarões dormem? Sim ou não?
  2. Os tubarões dormem com os olhos abertos?
  3. Os tubarões descansam?
  4. Por que o tubarão não pode parar de nadar?

Os tubarões dormem? Sim ou não?

Antes de negar ou afirmar qualquer dado sobre o descanso dos tubarões, cabe destacar que existem mais de 400 espécies de tubarão, sendo cada uma delas única e diferente das demais. Por isso, podemos falar a respeito de generalidades, mas levando em conta que cada espécie é um mundo à parte, ainda que tenham coisas em comum entre elas. Dito isto, os tubarões dormem? Sim e não, ou seja, os tubarões dormem, mas dormem de uma forma diferente do resto dos peixes e que pode ser definida mais como "descansar" do que como "dormir", levando em consideração nossa percepção do sono. Todos os seres vivos necessitam dormir para viver, de uma maneira ou de outra, e os tubarões não são uma exceção. Mas então, como o tubarão dorme? Descubra nos próprios parágrafos.

Os tubarões dormem com os olhos abertos?

Quanto ao fato dos tubarões dormirem com os olhos abertos, isto é completamente certo, pois nenhuma espécie de tubarão fecha os olhos, independentemente de como descansam. Basicamente, os tubarões não conseguiriam dormir com os olhos fechados porque não têm pálpebras, então, logicamente, não podem fechar os olhos como nós fazemos, por exemplo. Estes animais possuem somente uma membrana fina e translúcida, mas esta só se fecha no momento em que caçam suas presas, não enquanto descansam.

Os tubarões descansam?

Muitas pessoas se perguntam quantas horas dorme um tubarão por dia. E, como você viu, os tubarões não dormem como a grande maioria dos animais, por esse motivo, chegou-se a pensar que faziam parte dos animais que quase não dormem. No entanto, como mencionamos antes, os seres vivos necessitam dormir, de uma forma ou de outra. Isso nos leva a outra pergunta: os tubarões descansam? Claro que sim! Eles necessitam descansar para recuperar o desgaste de ter que nadar e buscar comida.

Como os tubarões dormem?

Existem diferentes espécies de tubarão e em relação a sua forma de descanso, podem ser distinguidos em dois tipos:

  • O primeiro é constituído por aqueles tubarões que, para obter oxigênio e poder respirar, têm que estar movendo a água enquanto se deslocam, pois somente assim o oxigênio entra em suas brânquias. Nesses primeiros, o descanso é feito enquanto nadam, isso ocorre pois eles não dormem como tal, mas deixam parte de seu cérebro inativo, descansando ou dormindo. Isso responde às perguntas sobre por que alguns tubarões não podem ficar parados. Os biólogos marinhos descobriram que o movimento de natação não é controlado pelo cérebro, mas sim na medula espinhal dos tubarões. Por isso, eles podem desativar diferentes partes do cérebro e ainda assim seguir nadando. Esse grupo é capaz de não parar de nadar, alternando períodos de consciência total com semi-inconsciência ou inconsciência quase total. Dentro desse grupo encontramos o tubarão branco, por exemplo. Dessa forma, se você está se perguntando como o tubarão branco dorme, aqui está a resposta.
  • O segundo tipo de tubarões é aquele que possui um mecanismo para obter o oxigênio sem necessidade de estar nadando constantemente. Isso pode ser feito graças à presença de umas estruturas denominadas espiráculos. Por essa razão, esses tubarões descansam estando imóveis no fundo do mar, o que pode reduzir de maneira significativa o seu desgaste energético diário em comparação com o primeiro grupo.
Como os tubarões dormem? - Os tubarões descansam?

Por que o tubarão não pode parar de nadar?

Como já dissemos, o grupo de tubarões que não possui espiráculos, essas estruturas que permitem a eles obter oxigênio sem necessidade de estar constantemente em movimento, nunca para de nadar. Por isso, os tubarões que não têm esse mecanismo devem estar sempre se movimentando, com a boca e as brânquias abertas para que o oxigênio entre em seu organismo.

Por outro lado, o grupo de tubarões que possui espiráculos pode se permitir parar de nadar. No entanto, nenhum dos diferentes tipos de tubarões possui bexiga natatória, de maneira que não podem flutuar se estiverem parados. Por isso, esses tubarões com espiráculos precisam descer até o fundo do mar para descansar, pois não podem ficar suspensos na água se não estiverem nadando.

Agora que você já sabe como os tubarões dormem e conheceu os dois tipos diferentes de descanso desses animais, não perca o vídeo a seguir com seis curiosidades sobre os tubarões que você provavelmente não sabia:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os tubarões dormem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Brunnschweiler, J. (2015). Shark Attacks and Shark Diving. Wilderness & Environmental Medicine, 26(2), 276–277. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.wem.2014.11.002
  • How Do Sharks Swim While Asleep? (s.f.). Recuperado 27 noviembre, 2019. Disponível em http://www.elasmo-research.org/education/topics/b_sleep.htm
  • Kavanau, J.L. (1998). Vertebrates That Never Sleep: Implications For Sleep’s Basic Function. Brain Research Bulletin, 46, 269-279.
  • Mascetti G. G. (2016). Unihemispheric sleep and asymmetrical sleep: behavioral, neurophysiological, and functional perspectives. Nature and science of sleep, 8, 221–238. doi:10.2147/NSS.S71970
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como os tubarões dormem?