Curiosidades do mundo animal

Os insetos dormem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 abril 2023
Os insetos dormem?

O sono é um estado de repouso, em que muitas atividades fisiológicas entram em um processo diferente do que ocorre quando o indivíduo está acordado, enquanto que outras se mantém para garantir a vida do organismo. O sono é muito comum no mundo animal, mas este processo varia entre as espécies. Por exemplo, vários tipos de animais como os cavalos, elefantes, pombos, alces, entre muitos outros, dormem em pé, ainda que seus ciclos de sono sejam variáveis.

Seguramente é comum pensar que animais como os mamíferos e as aves durmam, mas você já se perguntou se os insetos dormem? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça a resposta.

Também lhe pode interessar: Como os tubarões dormem?

Índice

  1. Todos os insetos dormem?
  2. Como os insetos dormem?
  3. Onde os insetos dormem?
  4. Por quanto tempo dormem os insetos?

Todos os insetos dormem?

Os insetos são animais invertebrados, o grupo mais diversificado que existe na terra com uma variedade de características, que lhes proporcionam vantagens biológicas muito importantes. Agora, como muitos outros animais, os insetos dormem sim, já que é um estado de repouso necessário para esses animais.

Assim, o que podemos dizer é que todos os insetos dormem, mas seu ciclo de sono não somente varia do nosso, no qual estamos acostumados que seja uma média de 8 horas diárias, mas também este estado de repouso varia entre diferentes tipos de insetos.

Existem insetos que não dormem?

Tudo indica que a evolução que proporcionou ao mundo animal um período de descanso ou repouso que conhecemos como sono, assim com maiores ou menores períodos, todos os animais precisam dormir como um requisito fisiológico indispensável para seu bom funcionamento.

Atualmente se sabe que as abelhas, que são animais altamente sociais e vivem com uma estrutura hierárquica e de funcionamento bem definida, se não descansam ou dormem, começam a ter comportamentos erráticos, o que pode trazer consequências importantes para toda a comunidade.

Como os insetos dormem?

Estudar como os insetos dormem não tem sido uma tarefa fácil para os cientistas, pois o tamanho pequeno desses animais influencia neste tipo de estudos. Desta forma, o funcionamento do cérebro dos insetos em relação a este estado fisiológico não é totalmente conhecido, pois falta identificar detalhes do sono dos insetos, já que se acredita que este varie entre os diversos grupos.

No entanto, existem alguns traços em comum no sono dos insetos, tais como:

  • Olhos abertos: estes pequenos animais não possuem pálpebras, assim, ao dormir, seus olhos permanecem abertos.
  • Antenas: quando entram no estado de sono, os insetos, assim como em geral ocorre com os demais animais, relaxam, por isso suas antenas podem ser vistas caídas.

Talvez você goste de visitar o seguinte artigo sobre Animais que quase não dormem. Não perca!

Os insetos dormem? - Como os insetos dormem?

Onde os insetos dormem?

Os insetos são em geral animais frágeis, que estão expostos a muitos predadores, devido a serem uma base importante nas teias alimentares dos ecossistemas. Neste sentido, os insetos dormem em lugares onde estejam seguros, como seus ninhos, se os tiverem, buracos, dentro dos troncos das árvores ou inclusive escondidos dentro da vegetação onde não sejam facilmente distinguidos. Isso significa que não é muito fácil ver um inseto dormindo.

Você também pode se interessar por este outro post sobre Animais que dormem com um olho aberto.

Por quanto tempo dormem os insetos?

Já comentamos que o padrão de sono varia de um animal para outro e o mesmo ocorre inclusive dentro dos mesmos insetos. Assim, por exemplo, podemos mencionar que:

  • Para começar, as moscas-das-frutas (Drosophila melanogaster), conseguem ter um sono profundo: o qual repartem entre o dia que fazem pequenas pausas para descanso e, durante a noite, dormem mais tempo, chegando a um total de várias horas de sono. Se as moscas dormem, outros insetos também o fazem.
  • Por sua vez, as formigas dormem aproximadamente 4 horas por dia, embora o fazem de forma rápida, pois dividem este período em até 250 pausas de curta duração, mas que as permitem descansar.
  • E quanto às abelhas, quando estão dentro da colmeia fazendo diversos trabalhos, fazem cochilos pequenos ao longo do dia. No entanto, quando trabalham fora buscando néctar entre as flores, trabalham durante o dia e descansam com um sono profundo durante a noite. As abelhas podem dormir dentro de uma flor ou também podem se prender com suas patas e mandíbulas em um ramo de uma planta. Descubra os Tipos de abelhas neste outro artigo.
  • Por outro lado, temos as borboletas diurnas, que podem se manter ativas durante o dia e dormir de noite.

Alguns insetos que vivem em habitats onde as temperaturas podem variar de maneira importante, entram em estado de letargia enquanto as duras condições ambientais passam, o que lhes permitem sobreviver ao calor, ao frio ou às secas. Nestes casos, os insetos passam por um sono onde diminuem suas funções nervosas e respiratórias.

Finalmente, queremos comentar que, como sabemos, algumas pessoas são sensíveis ao café, pois se o tomam de noite, podem alterar seu ritmo de sono. No entanto, existe um inseto que é bastante tolerante à cafeína, o besouro-broca-do-café (Hypothenemus hampei), que se torna uma praga das plantas que ataca, reproduzindo-se dentro das bagas. Não perca os Tipos de besouros: imagens e seus nomes neste artigo do PeritoAnimal.

Sua capacidade de tolerância de altas concentrações de café se deve a enzimas que possuem em seu sistema digestivo, capazes de decompor esse composto sem que os afete. Assim este inseto pode consumir todo o café que queira sem que este lhe traga consequências em seu ciclo de sono.

Agora que você já sabe que os insetos dormem e viu como e onde fazem isso, não perca este artigo como os insetos respiram.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os insetos dormem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Castillo Arias, M. (2022). Manual de Sanidad Apícola (1a. ed.). España, Guadalajara: Ecocolmena. Profesora de apicultura y gestora de comunidades. Disponível em: <https://www.ecocolmena.org/como-duermen-las-abejas-meliferas-y-silvestres/#:~:text=Las%20abejas%20duermen%20de%20forma%20distinta,-En%20la%20primera&text=Trabajan%20tomando%20siestas%20cortas%20durante,toda%20la%20noche%20como%20nosotros>. Acesso em 21 de abril de 2023.
  • Muy Interesante. (2019). ¿Duermen los insectos?. Disponível em: <https://www.muyinteresante.es/curiosidades/21146.html>. Acesso em 21 de abril de 2023.
  • NatGeo. (2018). ¿Los insectos duermen?. Disponível em: <https://www.ngenespanol.com/animales/los-insectos-duermen/>. Acesso em 21 de abril de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Os insetos dormem?