Cuidados básicos

Por que meu cachorro não quer beber água?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 5 setembro 2022
Por que meu cachorro não quer beber água?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A água é a origem da vida no planeta Terra, um líquido essencial para todos os seres, tanto animais como plantas. Seus animais de estimação precisam disso tanto quanto você, e os cães não são exceção.

Para muitos cães, a água não é apenas um complemento de sua comida, mas também um elemento principal em suas tardes de brincadeira no quintal, onde eles desfrutam da mangueira, por exemplo. Às vezes, seu animal de estimação pode se recusar a tirar proveito deste precioso líquido ou reduzir consideravelmente seu consumo. Por isso, muitos tutores se perguntam se é normal cachorro beber pouca água e o que fazer quando o cachorro não come e não bebe água. É por isso que neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar por que um cachorro não quer beber água? Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro beber água?

Índice

  1. Que quantidade de água um cachorro deve beber por dia?
  2. Como saber se o cachorro está ingerindo água suficiente?
  3. Por que meu cachorro não quer beber água?
  4. Por que meu cachorro não quer beber água e nem comer?
  5. Como fazer um cachorro beber mais água?

Que quantidade de água um cachorro deve beber por dia?

A água não apenas sacia a sede de seu cão e o ajuda a recuperar suas forças em um dia quente ou após um dia de exercício, ela também carrega toxinas para fora do corpo e o ajuda a regular sua temperatura corporal. Daí a importância de sua ingestão e como pode ser perigoso se seu cão não quiser beber água.

Para saber se seu cão está bebendo água suficiente ou não, você precisa primeiro saber quais são as quantidades certas exigidas pelo corpo de um cachorro. Entretanto, isto não é algo que possa ser calculado com exatidão, pois dependerá da raça e do tamanho do cão, de sua atividade física, das mudanças climáticas e da alimentação que você lhe dá.

Raças pequenas e cães pouco ativos geralmente ingerem menos água, mas é claro que as quantidades aumentarão se for verão, por exemplo, ou se o alimento que eles comem for muito salgado.

Embora não seja possível fazer uma estimativa precisa, um cão pequeno ou médio, brincando ao ar livre, bebe água cerca de 2 ou 3 vezes por dia, o que equivale a cerca de 350 mililitros. Por outro lado, um cão de raça grande duplica essa quantidade, ou seja, cerca de 700 ml em um dia, espalhando seu consumo por diferentes momentos ao longo do dia.

Se você for correr com seu cão, ele pode precisar de um intervalo a cada 10 minutos durante o exercício para beber água, nada mais do que alguns alguns mililitros. Cães com diarreia ou vômitos, assim como cães que estão amamentando, também bebem mais água do que o normal. Para mais informações, não perca o seguinte artigo: "Quantidade de água que um cachorro deve beber por dia".

Por que meu cachorro não quer beber água? - Que quantidade de água um cachorro deve beber por dia?

Como saber se o cachorro está ingerindo água suficiente?

Se você suspeita que seu cachorro não esteja bebendo água suficiente e não sabe como verificar esta suposição, aqui estão algumas dicas rápidas para descobrir se ele está desidratado:

  • Examine sua pele. Coloque seus dedos sobre a pele entre suas omoplatas e belisque levemente. É normal que a pele volte ao lugar rapidamente; se não o fizer, isso significa que o cachorro está desidratado.
  • Verifique suas gengivas. Pressione seu dedo em qualquer área das gengivas de seu cão; ele deve retornar à sua forma original e à cor rosa em poucos segundos.
  • Observe seu comportamento. A falta de água ou desidratação é geralmente acompanhada por outros sintomas, como a apatia, cansaço excessivo, urina concentrada, pele seca, problemas respiratórios e falta de apetite.
  • Leve-o para passear. Qualquer cão irá à sua tigela de água depois de um passeio, portanto, se isso não acontecer, você deve se preocupar.

A desidratação coloca a vida de seu cão em risco em velocidade vertiginosa, portanto, se ele de repente parar de beber água por 24 horas, não espere mais e consulte seu veterinário. Além disso, se esta situação for agravada por quaisquer condições que seu cão já possa ter, como diabetes, amamentação, vômitos ou diarreia, ou se for um cão mais velho, o risco para sua vida aumenta consideravelmente.

Por que meu cachorro não quer beber água?

Há muitas razões que explicam por que um cachorro não quer beber água, aqui listamos as mais comuns. Saber o que causa o problema é o primeiro passo para resolvê-lo:

1. Estresse

O estresse é um dos piores inimigos do cão, pois pode desencadear diferentes sintomas e problemas de saúde que, se deixados sem vigilância, podem facilmente se tornar mais graves.

Há muitos motivos de estresse ou ansiedade em um cão: morte ou afastamento de um membro da família ao qual o cão estava ligado, mudança de casa, chegada de outro animal de estimação ou bebê, mudanças repentinas na rotina do cão, mudanças na dieta alimentar, uma atmosfera tensa em casa, entre muitos outros.

2. Vírus

Algumas doenças de origem viral têm entre seus sintomas a ausência de sede. Estes incluem raiva, distemperose e leptospirose, entre outros. Obviamente, todas estas doenças são acompanhadas por outros sinais, portanto é importante ficar atento a qualquer mudança no comportamento de seu cão.

Um dos maiores perigos desta falta de sede é a desidratação, pois o organismo canino fica prejudicado em apenas algumas horas na ausência de água, pondo em risco a vida do cão.

3. Problemas odontológicos

O desconforto que caracteriza as doenças dentais muitas vezes faz com que o cão pare não só de beber água, mas também de comer, a fim de evitar a dor e o desconforto causados por qualquer atividade envolvendo os dentes ou o movimento da boca.

Tais problemas variam desde uma infecção bacteriana até um dente danificado. Somente um veterinário será capaz de fornecer um diagnóstico preciso.

4. Objetos estranhos

Qualquer pessoa com um cão em casa sabe como é propensa a mastigar tudo no seu caminho, especialmente se não tiver sido devidamente treinada e se não tiver brinquedos para proporcionar o estímulo adequado.

Mastigar sapatos, destruir uma bola, mordiscar as pernas da mesa, plástico ou o que quer que seu cão possa pensar, pode deixar um pedaço preso entre os dentes, nas gengivas, ou até mesmo preso nas paredes da boca, fazendo com que o cão pare de beber água para evitar o desconforto que isto causa.

5. Não o levam para passear

Se esta é a razão pela qual seu cão não quer beber água, então é um alerta para você. E não vá dizer que quanto mais água ele bebe, mais vezes ele precisa ir ao banheiro e por isso não quer dar água a ele. Este fato, é claro, não deve em circunstância alguma ser motivo para limitar a oferta de água de seu cão.

Por outro lado, se seu cão está acostumado a ser levado para um passeio para se aliviar, mas leva muito tempo para fazê-lo, ele pode evitar beber água se souber que tem que segurá-la até você chegar em casa.

Todas estas razões serão acompanhadas por outros sintomas, como fadiga, falta de apetite, falta de elasticidade da pele e um certo nível de hostilidade, que o cão demonstrará tentando ficar sozinho.

Por que meu cachorro não quer beber água? - Por que meu cachorro não quer beber água?

Por que meu cachorro não quer beber água e nem comer?

Quando a falta de sede ou apatia de um cão em relação à água é agravada por uma falta de apetite, é preciso se preocupar. Os cães adoram comida, portanto, quando param de comer, é hora de soar o alarme.

As razões pelas quais seu cão não quer beber água ou comer são variadas. Isto pode incluir estresse, especialmente se for causado por uma mudança na rotina doméstica, o que deixa o cão ansioso. Da mesma forma, a tristeza e o nervosismo, independentemente de suas causas, podem levar à apatia e à perda do interesse pela alimentação.

Também é possível que seu cão não goste da comida dele ou possa ter enjoado dela, especialmente se você estiver acostumado a servir-lhe a mesma comida o tempo todo. A maioria dos alimentos tem um sabor levemente salgado, portanto não é surpreendente que, se o cão parou de comer, também não sinta a necessidade de beber água.

Finalmente, as mesmas doenças que causam falta de sede também podem causar perda de apetite, especialmente se envolverem desconforto na boca (doença dentária, objetos presos nos dentes, etc.), ou tiverem a ver com mau funcionamento dos rins ou do fígado.

Como fazer um cachorro beber mais água?

Como já dissemos, a desidratação causada pela recusa de beber água afetará rapidamente a saúde de seu cão se você não fizer algo a respeito a tempo. Aqui estão algumas recomendações para fazer um cachorro beber água:

  • Mantenha a tigela de água de seu cão limpa e fresca o tempo todo. Lembre-se de trocar a água pelo menos duas vezes ao dia, ficar de olho nos alimentos e outros detritos, e lavar o recipiente toda vez que trocar o conteúdo.
  • Nunca deixe a tigela da água ao sol, prefira a temperatura ambiente.
  • Coloque várias tigelas em diferentes partes da casa, mas sempre nos mesmos lugares, para que o cão saiba onde procurá-las e possa beber água sempre que quiser.
  • Alguns cães não são motivados pela aparência da água na tigela. Se este for o caso com o seu, considere a possibilidade de adquirir uma tigela de água para cachorro. Antes de fazê-lo, obtenha conselhos sobre a operação e manutenção do modelo que você escolher.
  • Tente umedecer um pouco a ração seca com água, ou mesmo um caldo feito com carne ou frango, sem sal ou tempero.
  • Se ele se recusar a beber, tente oferecer-lhe cubos de gelo - muitos cães gostam de lambê-los.
  • Leve sempre com você uma garrafa de água e uma tigela para cão quando levar seu cão para passear; lembre-se de fazer intervalos durante a caminhada para hidratá-lo.

Se o cão ainda se recusar a beber água depois de ter feito tudo o acima, consulte seu veterinário imediatamente.

Por que meu cachorro não quer beber água? - Como fazer um cachorro beber mais água?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro não quer beber água?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que meu cachorro não quer beber água?