Cuidados extra

Como fazer cachorro expelir corpo estranho

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 10 dezembro 2024
Como fazer cachorro expelir corpo estranho
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Colocar objetos na boca não é coisa só de bebês! Os filhotes de cachorros também fazem isso, e com uma frequência que você nem imagina! Além dos filhotes, alguns cães adultos também podem engolir objetos estranhos, causando vários problemas para a saúde do animal.

Os cachorros são animais curiosos, sempre explorando ambientes e objetos, o que pode resultar na ingestão de corpos estranhos, como pedaços de brinquedos, plantas, pedras, madeiras e por aí vai. Alguns objetos podem ser expulsos junto com as fezes, mas outros podem ficar retidos nos sistema gastrointestinal e causar vários problemas.

E o que pode ser feito quando o cachorro engolir algum objeto indesejado? A maioria dos casos exige socorro imediato e cirurgia para a retirada do objeto ingerido. Por ser um assunto sério e que precisa de exige assistência imediata, PeritoAnimal explica neste artigo como fazer cachorro expelir corpo estranho. Aproveite!

Índice
  1. Sintomas do cachorro que engoliu um objeto indesejado
  2. Como expulsar o corpo estranho em cachorro?
  3. Como prevenir que meu cachorro engula objetos estranhos

Sintomas do cachorro que engoliu um objeto indesejado

Os sintomas de ingestão de corpo estranho no cachorro vão variar de acordo com o tipo de objeto que foi ingerido e o local onde ele se alojou no sistema gastrointestinal. Vômitos intensos e sem motivo aparente podem ser o primeiro sinal.

Quanto mais agudos e graves são os vômitos, mais rapidamente o animal precisará ser levado ao médico veterinário, para que não aconteça a ruptura ou perfuração de algum órgão interno, como o esôfago, o estômago ou o intestino. Regurgitações com muita saliva e pedaços inteiros de ração são mais comuns quando o objeto se aloja na parte mais cranial do sistema gastrointestinal, no esôfago e início do estômago.

Diarreias podem acontecer quando o corpo estranho estiver retido em algum lugar do intestino. As diarreias podem se alternar com episódios de constipação, mostrando que está ocorrendo uma obstrução parcial do intestino. Obstruções completas podem resultar em obstipação, ou seja, ausência da eliminação de fezes. Esse evento caracteriza um problema muito grave.

Objetos pontiagudos podem perfurar outros órgãos além daqueles do sistema gastrointestinal, como por exemplo pulmões e coração, o que resultará em um caso muito grave. Perfurações intestinais permitem que o conteúdo desse órgão extravase para a cavidade abdominal, resultando em peritonite infecciosa.

Isso gera muita dor ao animal, além do risco de morte. Nesses casos mais graves, o animal pode ter vômitos, diarreia, dor intensa, falta de ar, apatia, falta de apetite e fraqueza. Caso você suspeite que seu animal tenha engolido algum objeto estranho, não demore para pedir ajuda, pois o caso pode ser grave.

Como expulsar o corpo estranho em cachorro?

Caso você tenha presenciado a ingestão e saiba que ela acabou de acontecer, pode ser tentada a estimulação do vômito. Nesse caso, coloque de 2 a 5ml de água oxigenada de 10 volumes na boca do animal. Como o produto tem o gosto bem desagradável para ele, vai estimular o vômito.

Nunca puxe ou tente extrair o objeto à força, mesmo quando alguma parte dele for visível na boca do cachorro, pois pode haver uma retenção em algum órgão, causando lesões e até mesmo ruptura de partes do sistema gastrointestinal. A maneira mais segura de tratar o problema é procurar ajuda profissional, pois na maioria dos casos será necessário cirurgia para retirada segura do objeto. O diagnóstico é realizado com o auxílio de radiografias e endoscopia.

Como fazer cachorro expelir corpo estranho - Como expulsar o corpo estranho em cachorro?

Como prevenir que meu cachorro engula objetos estranhos

Essa é uma tarefa difícil e que exige dedicação e cuidado do tutor, principalmente se o peludinho for filhote. Daremos algumas dicas que ajudarão a evitar o problema:

  1. Não compre brinquedos que soltem pedaços, fiapos, olhos com pinos ou botão. Prefira bonecos com olhos e bocas bordados no tecido, sem adereços que possam se soltar durante a brincadeira. Cães de raças maiores conseguem rasgar brinquedos de borracha com facilidade, sendo melhor evitá-los;
  2. Mantenha longe do alcance dos cachorros tampas de frascos como garrafas pet, tampas de garrafas descartáveis e similares. Essas tampinhas são brinquedos divertidos para eles, mas podem causar grandes danos caso sejam engolidas;
  3. Nunca deixe o peludo ficar mordendo pedaços de madeiras, pois a ingestão de pedaços pontiagudos desse material podem perfurar órgãos internos;
  4. Evite o uso de caminhas e panos para cães que costumam rasgar em objetos, pois eles podem ingerir pedaços de panos e espuma acrílica;
  5. Muito cuidado com os ossos! Mesmo aqueles vendidos em lojas de produtos para pets. Os cachorros, principalmente os maiores, quebram os petiscos de ossos em vários pedaços, com pontas afiadas e cortantes, que quando ingeridos, causam vários danos, como perfurações e obstruções.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cachorro expelir corpo estranho, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Parras, T.C. et al. Ingestão de corpos de corpo estranho em cães - relato de caso. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2012. Disponível em https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/u5NbJvyaISDbEsX_2013-6-25-17-15-22.pdf. Acesso em 20/11/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer cachorro expelir corpo estranho