Dietas para emagrecer

Suplementos alimentares para gatos

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 29 novembro 2017
Suplementos alimentares para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A moda dos suplementes nutricionais já ultrapassou a nutrição humana e chegou também aos nossos animais de estimação e, precisamente por ser um fenômeno em altas, é essencial ter informação suficiente para entender que nem sempre são necessários.

Quando falamos de suplementos alimentares ou suplementos naturais falamos de produtos elaborados à base de extratos completamente naturais, geralmente nutrientes, mas apresentados com uma determinada dose e em formato tipo cápsula, comprimido ou xarope.

Quer saber mais sobre este tema? Não perca este artigo do PeritoAnimal onde revelamos quais são os suplementos alimentares para gatos mais úteis!

Também lhe pode interessar: Suplementos alimentares para cães

Índice

  1. Glucosamina para gatos
  2. Levedo de cerveja para gatos
  3. Óleo de peixe para gatos
  4. Suplementos de taurina para gatos
  5. Azeite de oliva
  6. Outros suplementos naturais para gatos
  7. Utilize os suplementos alimentares para gatos de forma responsável

1. Glucosamina para gatos

A glucosamina é uma substância formada por açúcares e aminoácidos, estando naturalmente presente no organismo do gato. Concretamente, pode ser encontrada maioritariamente no líquido das articulações, cuja função é mantê-las lubrificadas e amortecer os impactos que elas recebem com o movimento natural dos felinos.

A glucosamina, por sua vez, é necessária para produzir cartilagem, uma proteína de grande importância para as articulações do seu gato. Por esse motivo, este suplemento natural é indicado para manter uma boa saúde articular do seu pet, sendo particularmente indicada para tratar a artrite em gatos.

Suplementos alimentares para gatos - 1. Glucosamina para gatos

2. Levedo de cerveja para gatos

O levedo de cerveja pode ser definido como um excelente complexo multivitamínico natural, uma vez que as vitaminas são muito importantes para que o gato possa desenvolver todos os processos que permitem que ele desfrute de uma boa saúde.

Além isso, também é muito rico em minerais e proteínas, apesar de ser um alimento de origem vegetal. Atualmente, o levado de cerveja pode ser encontrado no mercado como um produto específico para gatos enriquecido com taurina, um dos aminoácidos mais importantes para o nosso gato pelas suas funções cruciais.

O levado de cerveja é indicado para os casos em que não é possível suprir as necessidades nutricionais do pet através da dieta ou em casos de patologias que requerem uma boa dose de micronutrientes para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação.

Suplementos alimentares para gatos - 2. Levedo de cerveja para gatos

3. Óleo de peixe para gatos

É óbvio que este suplemento alimentar para gatos é um dos mais populares: os benefícios do óleo de peixe para gatos são muitos, como por exemplo: estimula o sistema imunológico, reduz as inflamações, melhora a fertilidade e protege a saúde cardiovascular do gato.

Todos estes efeitos terapêuticos são devidos à riqueza do óleo de peixe em ácidos graxos essenciais Ômega-3. Eles também podem ser obtidos através da dieta, o que faz deles ainda mais importantes.

Neste caso, o óleo mais recomendado é o de salmão, que não deve ser confundido com o óleo de fígado de bacalhau, cujas propriedades não são as mesmas.

Suplementos alimentares para gatos - 3. Óleo de peixe para gatos

4. Suplementos de taurina para gatos

A taurina é, de longe, um dos aminoácidos essenciais mais importantes para o gato, uma vez que favorece diretamente o funcionamento correto do músculo cardíaco, a visão, o sistema digestivo e mesmo o sistema reprodutivo do pet.

Embora exista uma grande quantidade de cápsulas de suplementos de taurina para gatos no mercado, esta substância também pode ser encontrada em alimentos que fazem parte da dieta do pet, como a coxa de frango, o coração de vaca ou os ovos, entre outros alimentos ricos em taurina.

Suplementos alimentares para gatos - 4. Suplementos de taurina para gatos

5. Azeite de oliva

Existem muitos benefícios do azeite de oliva para gatos, sempre que falamos da variedade virgem extra. Este é um poderoso antioxidante, fornece gorduras boas monoinsaturadas e também é um excelente remédio para a prisão de ventre. É considerado um dos melhores alimentos para complementar a dieta caseira de um gato e, além de conter Ômega 3, é uma boa fonte de gorduras naturais.

Suplementos alimentares para gatos - 5. Azeite de oliva

Outros suplementos naturais para gatos

Além dos alimentos mencionados antes, existem muitos outros que ajudam a fazer com que a dieta do seu felino seja completa e variada. É útil conhecer mais produtos para incorporar na alimentação do seu pet, especialmente se você fornece receitas caseiras diariamente:

  • Óleo de coco: este produto é um excelente antioxidante e, além disso, fornece ômega 3 ao organismo do seu felino, acelerando o metabolismo dele.
  • Fígado: é um dos melhores alimentos na hora de oferecer um extra de vitamina A ao sue pet, mas deve ser dado com cuidado. Quando consumido em excesso, pode provocar intoxicação.
  • Alho: Embora possa provocar anemia com corpos de Heinz em grandes quantidades, o certo é que, em pequenas quantidades, o alho funciona como um desparasitante natural para gatos, tal como indica a publicação do artigo "Garlic: Friend or Foe?" da revista Dogs Naturally Magazine de abril de 2014. Além disso, é um excelente antibiótico, estimula o sistema imunológico e protege o sistema cardiovascular.
  • Probióticos: são suplementos que contêm micro-organismos vivos que ajudam a promover um bom equilíbrio microbiano intestinal, recomendados especialmnete para gatos com diarreia.

Utilize os suplementos alimentares para gatos de forma responsável

Um suplemento natural nunca pode ser usado para substituir uma alimentação adequada, embora este erro seja muito comum. Por esse motivo, antes de recorrer a um complemento nutricional, é essencial que você reveja a alimentação do seu gato para ver como pode garantir que ele ingere os nutrientes necessários através da mesma.

Quando isso não é possível com um gato doente ou com m gato que não tem apetite, os suplementos naturais podem ser recomendados. Embora possam ser adquiridos sem receita por serem produtos completamente naturais, sempre é preferível consultar previamente o veterinário.

Suplementos alimentares para gatos - Utilize os suplementos alimentares para gatos de forma responsável

Se deseja ler mais artigos parecidos a Suplementos alimentares para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para emagrecer.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Suplementos alimentares para gatos