Cuidado do pelo

Como dar banho no meu hamster

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 17 outubro 2016
Como dar banho no meu hamster
Hamsters

Ver fichas de  Hamsters

Por natureza, os hamsters são animais muito limpos e higiênicos. Tal como os gatos, passam mais de 20% do seu dia higienizando a sua pele. Para eles, faz parte da sua rotina diária e, o ato de se higienizarem, é sinal de que se sentem bem em todos os sentidos.

A forma que os hamsters se limpam a si mesmos é tão eficiente, que não é preciso dar-lhes banho. De fato, mergulhá-los em água ou "dar-lhes um duche" não é muito correto e saudável para eles.

No entanto, se o animal estiver muito sujo, existem banhos especiais que lhe podemos dar para remover a sujidade. Tem um hamster, seja de pelo comprido ou curto, e acha que precisa de um banho? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda como dar banho no seu hamster.

Também lhe pode interessar: Como dar banho em gato filhote

Posso dar banho no meu hamster?

Como já referi no início, não é muito recomendável dar banho com regularidade ao seu hamster. Isto porque ao submetê-lo a grandes quantidades de água estará retirando os óleos naturais que protegem a sua pele e que, também atuam como reguladores da temperatura corporal.

No caso de estar muito sujo ou de ter resíduos agarrados à sua pele pode dar-lhe um banho a cada 2 ou 3 semanas. Este será um tipo de banho particular, pois tem várias opções. Se o seu hamster é de pelo curto terá menos problemas com isto porque a mudança de pelo não será tão drástica, mas se for de pelo comprido, pode tentar escovar o sue pelo com uma escova de cerdas suaves e naturais.

Como dar banho no meu hamster - Posso dar banho no meu hamster?

Tipos de banhos para hamsters:

Como os hamsters são animais muito delicados, existem três tipos de banhos específicos que pode levar a cabo. Descubra as três opções e decida qual é a melhor para o seu pet:

1 - Banho a seco

Dirija-se a uma loja de animais e peça um shampoo seco especial para roedores. Não use qualquer produto que vir no supermercado, não existe nenhum substituto. De regresso a casa, pegue numa toalha pequena, as que utilizamos para secar as mãos ou um pouco maior por exemplo, e coloque com cuidado o seu hamster nela.

Vá pulverizando o shampoo por todo o corpo à exceção da cabeça,. Use uma escova de cerdas suaves e faça-lhe uma agradável e delicada massagem, que ajude a expandir todo o shampoo de forma uniforme. Faça-o tanto a favor como contra o pelo para que, pouco a pouco, elimine todo o resíduo de sujeira e produto.

Também existem toalhinhas úmidas para roedores.

2 - Banhos de areia

Esta opção é a mais simples para si e a menos estressante para o seu pet. É a versão banho de espuma para os hamsters. Coloque dentro da casa do seu pet um recipiente grande com areia (que pode comprar em uma loja de animais), deverá ser grande o suficiente para o seu pet colocar lá dentro e sentir-se confortável.

Este é um dos motivos pelo qual deve proporcionar uma boa casa ao seu pet. O seu hamster vai gostar de rebolar na areia e será uma excelente forma de remover qualquer sujidade na sua pele. Pode comprar o recipiente em qualquer supermercado ou usar um que já tenha em casa.

Não se esqueça que a areia deve ser específica para roedores (as areias para chinchilas também podem funcionar) e deve estar esterilizada.

3 - Banho com água

Esta é a última opção de todas, à qual recorrerá apenas se o seu hamster não se interessar pela areia, seja alérgico ao shampoo seco ou ficar muito nervoso. Para saber como dar banho no seu hamster, utilize o banho com água:

Consiga um recipiente que não seja muito fundo e coloque a água morna. Evite molhar a cabeça do seu hamster e leve a cabo todo o processo com a maior suavidade possível, pois isto poderia ser estressante para o seu pet.

Deve comprar um shampoo ou sabão especial para hamsters ou roedores. Não o deixe muito tempo na água, tente aproveitar o tempo ao máximo. Quando o banho terminar, seque de imediato o seu hamster com uma toalha e deixe-o confortável e abrigado.

Como dar banho no meu hamster - Tipos de banhos para hamsters:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar banho no meu hamster, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
anonimo
Não é recomendado dar banho com agua em hamsters e em qualquer outro roedor pequeno, pois eles tem a pele sensível. Nem seria necessário já que eles se lavam sozinhos se lambendo, mas se estiver muito fedorento pode comprar o pó especial para banho de hamsters.
A sua avaliação:
Ester
Gostaria de saber se posso dar banho seco em hamsters anões russos, pode ?(com o pó de banho)
Rebeca
Não pode dar banho com água em nenhum hamster, eles tem o seu próprio banho, que é com areia, se der banho no hamster com água ele pode morrer (tbm tenho uma anão russo)
1 de 3
Como dar banho no meu hamster