Como dar banho no meu hamster

Como dar banho no meu hamster

Por natureza, os hamsters são animais muito limpos e higiênicos. Tal como os gatos, passam mais de 20% do seu dia higienizando a sua pele. Para eles, faz parte da sua rotina diária e, o ato de se higienizarem, é sinal de que se sentem bem em todos os sentidos.

A forma que os hamsters se limpam a si mesmos é tão eficiente, que não é preciso dar-lhes banho. De fato, mergulhá-los em água ou "dar-lhes um duche" não é muito correto e saudável para eles.

No entanto, se o animal estiver muito sujo, existem banhos especiais que lhe podemos dar para remover a sujidade. Tem um hamster, seja de pelo comprido ou curto, e acha que precisa de um banho? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda como dar banho no seu hamster.

Posso dar banho no meu hamster?

Como já referi no início, não é muito recomendável dar banho com regularidade ao seu hamster. Isto porque ao submetê-lo a grandes quantidades de água estará retirando os óleos naturais que protegem a sua pele e que, também atuam como reguladores da temperatura corporal.

No caso de estar muito sujo ou de ter resíduos agarrados à sua pele pode dar-lhe um banho a cada 2 ou 3 semanas. Este será um tipo de banho particular, pois tem várias opções. Se o seu hamster é de pelo curto terá menos problemas com isto porque a mudança de pelo não será tão drástica, mas se for de pelo comprido, pode tentar escovar o sue pelo com uma escova de cerdas suaves e naturais.

Tipos de banhos para hamsters:

Como os hamsters são animais muito delicados, existem três tipos de banhos específicos que pode levar a cabo. Descubra as três opções e decida qual é a melhor para o seu pet:

1 - Banho a seco

Dirija-se a uma loja de animais e peça um shampoo seco especial para roedores. Não use qualquer produto que vir no supermercado, não existe nenhum substituto. De regresso a casa, pegue numa toalha pequena, as que utilizamos para secar as mãos ou um pouco maior por exemplo, e coloque com cuidado o seu hamster nela.

Vá pulverizando o shampoo por todo o corpo à exceção da cabeça,. Use uma escova de cerdas suaves e faça-lhe uma agradável e delicada massagem, que ajude a expandir todo o shampoo de forma uniforme. Faça-o tanto a favor como contra o pelo para que, pouco a pouco, elimine todo o resíduo de sujeira e produto.

Também existem toalhinhas úmidas para roedores.

2 - Banhos de areia

Esta opção é a mais simples para si e a menos estressante para o seu pet. É a versão banho de espuma para os hamsters. Coloque dentro da casa do seu pet um recipiente grande com areia (que pode comprar em uma loja de animais), deverá ser grande o suficiente para o seu pet colocar lá dentro e sentir-se confortável.

Este é um dos motivos pelo qual deve proporcionar uma boa casa ao seu pet. O seu hamster vai gostar de rebolar na areia e será uma excelente forma de remover qualquer sujidade na sua pele. Pode comprar o recipiente em qualquer supermercado ou usar um que já tenha em casa.

Não se esqueça que a areia deve ser específica para roedores (as areias para chinchilas também podem funcionar) e deve estar esterilizada.

3 - Banho com água

Esta é a última opção de todas, à qual recorrerá apenas se o seu hamster não se interessar pela areia, seja alérgico ao shampoo seco ou ficar muito nervoso. Para saber como dar banho no seu hamster, utilize o banho com água:

Consiga um recipiente que não seja muito fundo e coloque a água morna. Evite molhar a cabeça do seu hamster e leve a cabo todo o processo com a maior suavidade possível, pois isto poderia ser estressante para o seu pet.

Deve comprar um shampoo ou sabão especial para hamsters ou roedores. Não o deixe muito tempo na água, tente aproveitar o tempo ao máximo. Quando o banho terminar, seque de imediato o seu hamster com uma toalha e deixe-o confortável e abrigado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar banho no meu hamster, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.