Outros problemas de saúde

Como curar uma infecção na unha do cachorro?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. Atualizado: 2 junho 2023
Como curar uma infecção na unha do cachorro?
Imagem: HobbyMascotas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As patologias ungueais, aquelas que afetam as unhas dos cachorros, são relativamente frequentes na clínica veterinária. Infelizmente, as infecções produzidas nesta área são um problema realmente doloroso e que pode levar a graves consequências se não forem tratadas a tempo, já que a infecção pode avançar rapidamente e se expandir a outros locais do corpo. Por este motivo, saber reconhecer uma infecção de uma unha do nosso peludo e agir corretamente é muito importante.

Neste artigo do PeritoAnimal te contamos como curar uma infecção na unha do cachorro?, além de quais são os sintomas comumente associados a uma infecção na unha e suas possíveis causas.

Também lhe pode interessar: Como curar um gato com ferida na pata

Índice

  1. Sintomas da infecção na unha de cachorros
  2. Por que a unha do meu cachorro está infectada?
  3. Como curar uma infecção na unha do cachorro? - Tratamentos

Sintomas da infecção na unha de cachorros

Na maioria dos casos, é bastante simples identificar se o cachorro tem uma ou várias unhas infectadas já que o animal provavelmente apresentará algum dos seguintes sintomas:

  • Lambidas excessivas: quando um cachorro sente coceira, incômodo ou dor em algum lugar do seu corpo tende a passar a língua insistentemente neste local para tentar aliviar e em muitas ocasiões termina provocando uma dermatite ou uma infecção. Uma lambida isolada ou ocasional não deveria te preocupar, mas se observar que teu peludo lambe as próprias patas de maneira frequente ou que o faz durante muito tempo ou com muita intensidade é possível que tenha um problema em suas unhas, dedos ou almofadas.
  • Dificuldade de caminhar e apatia: as infecções nas unhas geram muita dor e, por esse motivo, os cachorros afetados evitam apoiar a extremidade no solo e começam a mancar ou diminuir sua atividade física e se tornar mais apáticos e sedentários.
  • Dor ao toque: outro sintoma muito frequente é que o cachorro não permita que toquem em sua pata, ou grita ou geme se tocarem em sua pata ou emite claros sinais de calma ou ameaça se alguém tentar tocar no local que sente dor.
  • Inflamação e irritação do dedo: geralmente, diante de uma infecção da unha, o dedo infectado se inflama, enrijece e fica muito quente. Esta condição piora caso o animal lamba ou morda a pata.
  • Secreção: quando ocorre uma infecção é muito frequente que se acumule pus no local, no qual pode sair para o exterior se é aberto um corte no dedo ou se é perfurada a área onde se encontra a unha infectada.
  • Febre: a febre ocorre como reação do organismo a um patógeno, como um vírus ou uma bactéria que pode estar provocando a infecção. No caso dos cachorros, a temperatura corporal normal se encontra entre 37,8 e os 38,5 graus centígrados, considerado febre qualquer valor superior ao último. Não deixe de conferir este outro post do PeritoAnimal sobre a Febre em cachorros: sintomas, causas e tratamento.
  • Unha com odor desagradável: as infecções produzem mal cheiro, especialmente aquelas que estão ativas há muito tempo ou que estão associadas à uma infecção purulenta.

Diante da aparição de qualquer destes sintomas ou se, simplesmente, observar que a unha do seu cachorro tem má aparência, você deve procurar um centro veterinário com maior brevidade possível para que o profissional avalie a lesão e aplique um tratamento adequado.

Como curar uma infecção na unha do cachorro? - Sintomas da infecção na unha de cachorros

Por que a unha do meu cachorro está infectada?

A unhas dos cachorros podem estar em constante contato com o solo e, por isso, têm mais chance de se infectar do que outras partes do corpo que se mantém, geralmente, mais limpas. Não existe uma única causa de infecção ungueal (ou seja, da unha), mas a seguir te mostraremos os motivos mais frequentes pelos quais seu cachorro pode estar com uma infecção na unha, além de estar inflamada:

  • Traumatismo: as infecções ungueais de origem traumática são as mais frequentes, principalmente as que afetam o esporão, já que é muito comum que os cachorros enquanto brincam ou correm se enganchem ou batam a unha e a machuquem ou até a arranquem por completo.
  • Infecção bacteriana: ocorre quando uma bactéria afeta o local e infecta uma ou várias unhas. Esta bactéria pode aproveitar uma ferida ou lesão para penetrar nos dedos do animal ou pode estar presente no organismo causando outra patologia de forma paralela.
  • Infecção fúngica: neste caso, são um ou vários tipos de fungos que geram a infecção na unha do cachorro. Este tipo de infecção pode estar acompanhada de alopecia localizada e seu tratamento tende a ser muito longo, até que se consiga o desaparecimento total do fungo. Não deixe de consultar este artigo sobre os Fungos em cachorros: sintomas e tratamentos.
  • Patologias autoimunes: algumas doenças do tipo autoimune afetam o crescimento e desenvolvimento normal das unhas, fazendo que elas fiquem mais propensas à infecção. Por exemplo, os cachorros afetados por lupus podem ter as unhas esbranquiçadas e quebradiças, por isso quebram com facilidade e sangram, tendo infecções com maior frequência.
  • Unhas encravadas: se uma unha cresce em excesso, pode chegar a se curvar sobre si mesma e encravar na almofadinha ou no dedo do pé do cachorro. Isto causa muita dor no animal, o qual pode deixar de caminhar ou começar a mancar. A ferida que é causada pode virar uma infecção na unha do cachorro facilmente e o dedo se inflama e fica vermelho.
  • Neoplasias: o aparecimento de uma massa ou tumor nos dedos do animal também pode comprometer o estado da unha, e a pressão exercida pelo crescimento tumoral pode quebrar ou deformar a mesma.
  • Lambidas excessivas: lamber as patas não somente é um sintoma de possível infecção, mas também uma causa frequente da mesma. Os cachorros podem lamber as patas por vários motivos, dentre os quais se destacam o estresse e as alergias, que provocam coceira no local. Se o animal se lambe de forma excessiva, acaba provocando um tipo de dermatite que se caracteriza pela perda de pelo, aparição de úlceras e inflamação e uma possível infecção bacteriana posterior que pode comprometer o estado das unhas.
  • Corpo estranho: outra causa frequente de infecção é a presença de um corpo estranho preso no dedo do animal, como por exemplo um espinho, uma lasca ou espinho do caule de alguma planta. Quando isto ocorre, pode produzir uma inflamação do local e infecção acompanhada de secreção purulenta.

Como cortar as unhas de um cachorro em casa? Descubra a resposta em nosso artigo ou no vídeo a seguir.

Como curar uma infecção na unha do cachorro? - Tratamentos

Se você notar que há uma infecção na unha do cachorro, o mais recomendado sempre será procurar seu veterinário para que avalie e recomende o tratamento mais oportuno.

Se a unha do cachorro estiver sangrando, porque a cortou mais do que o necessário ou porque a machucou de forma acidental, pegue um punhado de gaze, preferencialmente estéril e exerça pressão sobre a unha durante uns segundos. As unhas podem sangrar muito quando se quebram e é normal que o sangramento demore um pouco para parar. Se a hemorragia não cessar, utilize um curativo oclusivo para segurar a gaze e procure o veterinário.

No caso em que observe uma irritação ou inflamação do dedo, odor fétido ou presença de pus, examine a pata do cachorro em busca de algum orifício de entrada ou de um corpo estranho. Pode te ajudar cortar os pelos ao redor do local da inflamação para ver com maior precisão. Igualmente, procure o centro veterinário diante deste ou quaisquer outros sintomas que foram mencionados na primeira sessão deste artigo.

Quando estiver na clínica, o profissional examinará a unha ou unhas do animal e procederá ao tratamento. Este tratamento pode incluir desde um curativo simples até uma extração total da unha afetada com uso de anestesia. Se suspeita de neoplasia ou outra doença, o veterinário também realizará outros exames diagnósticos, como radiografias da pata ou exames de laboratório. Quando finalizar, provavelmente te receite um tratamento com antibióticos, antifúngicos ou anti-histamínicos em função da causa da infecção, bem como outros medicamentos ou pomadas que considerar necessário.

Se o animal ir para casa com um curativo, é recomendado cobrir o mesmo com sacola plástica ou filme transparente durante os passeios para evitar que molhe ou umedeça, bem como utilizar um colar elisabetano durante alguns dias, com o objetivo do cachorro não tirar o curativo nem lamber o local afetado.

Agora que você já sabe como curar uma infecção na unha do cachorro, não perca o

Como curar uma infecção na unha do cachorro? - Como curar uma infecção na unha do cachorro? - Tratamentos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar uma infecção na unha do cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: HobbyMascotas
1 de 3
Como curar uma infecção na unha do cachorro?