Problemas intestinais

Colite em cães - Sintomas e tratamento

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 23 outubro 2023
Colite em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

É relativamente comum que nossos cães apresentem episódios de diarreia, que podem ter várias causas, desde uma infecção bacteriana até ingestão de uma substância tóxica ou uma alergia alimentar. A diarreia ocorre devido a uma alteração na funcionalidade do sistema digestivo. Dependendo da área afetada, diferentes condições podem se desenvolver, como a colite em cães, que envolve a inflamação do cólon ou intestino grosso e é o foco deste artigo do PeritoAnimal. Continue lendo para descobrir como identificar se o seu cão tem colite e como tratá-la.

Também lhe pode interessar: Colite em gatos - Sintomas e Tratamento

Índice

  1. O que é a colite em cães?
  2. Sintomas da colite em cães
  3. O que causa a colite em cães?
  4. Como é o diagnóstico da colite em cães?
  5. Como tratar a colite em cães?

O que é a colite em cães?

Como mencionado anteriormente, a colite em cães é causada por uma inflamação no cólon, também conhecido como intestino grosso. Nesta parte do sistema digestivo, que é a última parte, ocorre a maior absorção de água, portanto, uma condição nesta área resultará na produção de diarreia aquosa, como veremos. Além disso, a colite pode ser aguda ou crônica, o que se manifestará com sintomas diferentes, embora ambas tenham em comum a diarreia.

A colite aguda é a que se repete em um curto período de tempo. Por outro lado, um cão afetado pela colite crônica terá diarreia por 2 a 3 semanas ou ela se repetirá de forma recorrente. Por fim, é importante saber que nem todas as diarreias são colite, já que a inflamação pode ocorrer em outras áreas do sistema digestivo, recebendo nomes diferentes.

Colite em cães - Sintomas e tratamento - O que é a colite em cães?

Sintomas da colite em cães

Na colite em cães, é comum observar que o nosso companheiro defeca cerca de 8 a 10 vezes por dia, mas em pequenas quantidades, e as fezes são diarreicas, podendo apresentar muco, ter uma aparência oleosa e até mesmo sangue. Também aumentam os ruídos abdominais, fazendo com que seja comum ouvir o estômago do cão roncando. Às vezes, o cão pode ter dificuldade para evacuar e apresentar dor abdominal. Essas situações podem levar a uma vermelhidão e irritação na área anal, e o esforço para defecar pode ser confundido com constipação.

As colites agudas, que podem ser desencadeadas por diferentes motivos, como veremos na próxima seção, geralmente são autolimitantes, o que significa que melhoram por conta própria em alguns dias e geralmente não afetam o ânimo ou o bem-estar do cão. Já as colites crônicas, também causadas por diferentes razões, podem acabar afetando a saúde do animal, com sintomas como perda de peso, vômitos ou uma pelagem em mau estado.

Colite em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas da colite em cães

O que causa a colite em cães?

Nesta seção, veremos as causas de colite em cães mais comuns, que podem resultar em colite aguda ou crônica. São as seguintes:

Distúrbios alimentares

Isso inclui irritações no cólon que podem ser causadas pelo consumo de alimentos inadequados, como lixo, substâncias tóxicas, alimentos humanos, que podem não cair bem para o nosso cão ou até mesmo uma mudança abrupta na dieta. Às vezes, a ingestão de um osso ou outro corpo estranho pode desencadear a colite. As alergias ou intolerâncias alimentares também podem levar a colite crônica e geralmente afetam cães jovens.

Parasitoses

Alguns parasitas intestinais podem causar colite em cães. Um exemplo disso é a giardia ou coccídios, e essas infestações são mais comuns em filhotes ou em cães com sistema imunológico comprometido.

Doença inflamatória intestinal

A apresentação da colite neste caso será crônica. Este termo abrange um conjunto de doenças, algumas relativamente comuns, que podem ser difíceis de diagnosticar. Eles são classificados em diferentes tipos com base nas células inflamatórias presentes. São tratáveis, mas é difícil que sejam curadas. Neste artigo do PeritoAnimal você pode conferir quais são as doenças inflamatórias intestinais em cães.

Infecções

Elas podem ser causadas por bactérias, por vírus e até mesmo por fungos, em cães com deficiência imunológica. Alguns exemplos incluem salmonela, E. coli ou coronavírus.

Síndrome do intestino irritável

Está relacionada ao estresse, por isso pode afetar mais filhotes e adultos nervosos que sofrem episódios estressantes. A colite pode ocorrer após situações estressantes.

Câncer

Por último, o câncer também pode ser uma causa de colite em cães e tende a afetar cães a partir dos 7 a 8 anos de idade.

Como é o diagnóstico da colite em cães?

Se notarmos que a colite do nosso cão não melhora ou se ele for um filhote, idoso ou já tiver uma doença diagnosticada, devemos consultar um veterinário para iniciar o protocolo de diagnóstico, que pode incluir testes como análise de sangue, ecografia, radiografias, endoscopia ou biópsia. Também é interessante o estudo coprológico, ou seja, a análise das fezes, onde podem ser encontrados parasitas. Às vezes, pode ser necessário coletar amostras ao longo de vários dias para visualizar o parasita ao microscópio. Em algumas situações, a dificuldade em determinar a causa exata leva ao estabelecimento de um tratamento empírico, como uma dieta especialmente formulada para problemas intestinais. Se isso funcionar, o diagnóstico é considerado correto, caso contrário, será necessário continuar procurando outras causas da colite em cães.

Como tratar a colite em cães?

O tratamento da colite em cães dependerá da causa que originou. Nos casos leves de colite aguda, que provavelmente se resolverão por conta própria, podemos auxiliar na recuperação fornecendo ao nosso cão uma dieta especialmente digestível, que pode ser encontrada na clínica veterinária que confiamos. Nos casos mais graves, se houver desidratação, pode ser recomendável a reposição de fluidos por meio de terapia intravenosa. Também pode ser necessária medicação para aliviar a dor.

Quando a causa é um parasita, para tratar a colite em cães, deve-se utilizar um desparasitante adequado e estabelecer um calendário adequado de desparasitação para evitar futuros problemas. Uma dieta específica será a escolha de tratamento nos casos de alergias alimentares. Por outro lado, se a colite for causada por uma infecção bacteriana, será prescrito o tratamento antibiótico adequado. E no caso de tumores, pode ser necessário recorrer à cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Em qualquer caso, após uma diarreia, é sempre recomendável oferecer alimentos de fácil digestão, como frango cozido, arroz branco ou uma dieta prescrita pelo veterinário. Como podemos ver, devido à existência de tantas causas potenciais de colite em cães, o tratamento mais adequado deve ser determinado pelo nosso veterinário depois de estabelecido o diagnóstico.

Colite em cães - Sintomas e tratamento - Como tratar a colite em cães?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Colite em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Colite em cães - Sintomas e tratamento