Problemas intestinais

Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 13 janeiro 2023
Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento
Cavalos

Ver fichas de  Cavalos

A cólica equina é a causa número 1 da mortalidade em cavalos e muitos tutores de cavalos têm que lidar com ela em algum momento, pois é a doença mais comum de um cavalo adulto. A síndrome de cólica equina é definida como uma dor abdominal que pode ter diferentes origens.

O cavalo é um animal hipersensível e as manifestações externas das cólicas podem ser impressionantes. Algumas especificidades do cavalo podem complicar a situação: um cavalo não pode vomitar, então o alimento que chegou ao estômago é forçado a continuar sua passagem no trato digestivo. Além disso, certos parasitas como os estrôngilos causam um estreitamento das artérias do sistema digestivo, o que pode agravar a situação.

Felizmente, menos de 10% dos cavalos com cólicas requerem cirurgia. Em qualquer caso, a síndrome de cólica equina é uma das mais importantes patologias equinas devido a sua gravidade e frequência. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre as cólicas em cavalos.

Também lhe pode interessar: Colite em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. O que causa cólica em cavalos?
  2. Sintomas de cólica em cavalos
  3. Tipos de cólicas em cavalos
  4. Cólicas em cavalos: quando chamar o veterinário?
  5. O que fazer com o cavalo com cólica enquanto espero o veterinário
  6. Tratamento da cólica em cavalos
  7. Pode dar buscopan para cavalo?

O que causa cólica em cavalos?

A cólica é uma emergência, já que 5% das cólicas são muito graves e podem causar a morte do cavalo. 90% das cólicas são de origem digestiva e apenas 10% são extradigestivas, por exemplo, podem ser de origem uterina ou urinária. Compreender os gatilhos da cólica em cavalos é essencial não apenas para um bom tratamento, mas também para prevenir a cólica e minimizar o risco.

Quando a causa é digestiva, a cólica pode ser decorrente de compactação, que é um acúmulo de alimentos que forma um tampão, dilatação de órgãos, deslocamento ou torção intestinal. Estas patologias digestivas podem dever-se a uma mudança na alimentação, à falta de água ou ao estresse.

  • A causa mais frequente de cólica em cavalos é o parasitismo: a migração de larvas de estrongilídeos danifica a parede intestinal rica em vasos sanguíneos. Esses vasos ficam obstruídos e param de irrigar adequadamente o intestino, o que causa dor no cavalo. Suspeita-se que platelmintos também possam causar cólicas. Você desparasitar o seu cavalo regularmente 2 a 4 vezes por ano, alternando os produtos para não criar resistências.
  • Alguns cavalos têm cólicas com frequência, enquanto outros nunca.Se o seu cavalo é propenso a cólicas, você precisa reavaliar sua dieta, exercícios e estilo de vida. Por exemplo, um cavalo teve cólicas repetidamente por algumas semanas. Conversando com os tutores, o veterinário percebe que os problemas começaram após mudanças na alimentação do estábulo: a qualidade do feno não era adequada para este cavalo.
  • A transição alimentar é muito importante se sofrer uma alteração. Seu sistema digestivo contém uma flora composta por boas bactérias e enzimas que são diferentes dependendo da dieta do cavalo. Uma mudança de alimentação muito rápida não permite que o cavalo se adapte e não consegue digerir os alimentos corretamente, o que causa diarreia, cólicas intestinais e cólicas. Pense em fazer a mudança gradualmente em alguns dias, pelo menos.
  • A causa pode estar na água: é importante garantir que o cavalo tenha sempre acesso a água fresca e limpa. No inverno, dependendo da região, é preciso verificar se o cano por onde sai sua água não congela. A falta de água causa desidratação que afetará primeiro os órgãos do aparelho digestivo, neste caso as fezes ficarão duras e secas, o trânsito digestivo ficará mais lento. Se você perceber que esta foi a causa, não dê muita água ao cavalo sedento: é melhor que você dê a ele água morna em várias vezes. De fato, uma grande quantidade de água de uma só vez ou água muito fria pode causar cólicas. Lembre-se também de que um cavalo acostumado a beber no balde não entende diretamente como funcionam os bebedouros automáticos: você terá que ensiná-lo e controlar o que ele bebe observando o medidor de água em sua caixa aumentar.
  • Muitas cólicas não ocorreriam se o cavalo estivesse no pasto: se o cavalo estiver em um estábulo, ele deve fazer muito exercício e você deve garantir que ele coma fibras suficientes e em pequenas refeições frequentes. Na verdade, o cavalo tem um estômago pequeno e é melhor para ele comer pelo menos duas vezes ao dia do que apenas uma ou mesmo que você possa alimentá-lo três vezes. Por outro lado, verifique regularmente o estado dos seus dentes: dentes em mau estado não permitem uma boa mastigação e podem ser um fator de risco.

Existem muitas outras causas de cólicas em potros, éguas gestantes ou garanhões, porém não são tão conhecidas. Aplicando estas dicas você poderá reduzir o risco de cólicas em seu cavalo e caso ele sofra de cólicas você saberá como reconhecê-la.

Sintomas de cólica em cavalos

A cólica ou síndrome de cólica equina é definida como uma dor abdominal, geralmente de origem intestinal, e com menor frequência sua causa pode ser renal. Os sensores de dor ultra-sensíveis nos intestinos reagem ao menor desconforto, que pode ser expresso de diferentes maneiras, dependendo do cavalo.

A intensidade dos sintomas não está necessariamente relacionada à gravidade do problema: certos cavalos são muito expressivos que os demais, enquanto alguns tentam esconder seu desconforto. Alguns sinais devem chamar sua atenção e fazer com que você suspeite de cólicas nos cavalos:

  • Falta de apetite, mas com a barriga inchada, podendo estar letárgico ou, pelo contrário, agitado, mas desatento com seu entorno.
  • O cavalo fica anormalmente inquieto: se deita e se levanta com frequência, ou pode abaixar a cabeça olhando para o chão como se quisesse agachar-se.
  • Fica com um olhar ansioso, pode bocejar ou levantar seu lábio superior mostrando a parte interior e a mucosa do lábio superior.
  • Um cavalo com síndrome de cólica equina também pode gemer, ficar com as orelhas para trás e suar sem motivo.
  • Em geral, pode ocorrer uma mudança de comportamento no cavalo

Não é raro que um cavalo com cólicas fique em posição de urinar, mas não urine: é por isso que os tutores frequentemente chamam o veterinário dizendo que o cavalo não consegue urinar. Geralmente, nesses casos não há problema de micção, mas sim a síndrome de cólica equina.

Outro dos sintomas de um cavalo com cólica é que ele ele arranha o chão de forma inusitada com suas patas dianteiras, rola de forma inusitada para tentar aliviar sua dor e deita-se de costas, o que tende a aliviar especialmente os potros. O equino olha para sua barriga e flancos, pode até bater na barriga com uma de suas patas traseiras. As fezes podem ser moles ou inexistentes, em alguns casos o cavalo entra em choque: as extremidades ficam muito frias, as mucosas ficam azuladas e o pulso é acelerado.

Esteja ciente de que a cólica em cavalos pode gerar agressividade no animal: ele pode dar patadas ou de repente cair no chão, por isso não deixe as crianças perto de um cavalo com cólica.

Conheça curiosidades sobre os cavalos neste outro artigo.

Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento - Sintomas de cólica em cavalos

Tipos de cólicas em cavalos

As cólicas em cavalos usualmente são classificadas em duas categorias: cólica primária ou verdadeira ou cólica secundária ou falsa.

  • Cólica primária ou verdadeira: é aquela causada pela distensão do intestino ou do estômago. Neste caso, pode ocorrer o acúmulo de alimento, gás ou líquido, ser estática, com distensão periódica local, espasmos e aumento dos movimentos peristálticos do intestino.
  • Cólica secundária ou falsa: tem origem em intoxicações alimentáres, no peritônio, baço, rins, ou outros órgãos internos.

Entre os tipos de cólicas em cavalos mais comuns, estão:

  • Cólica por gases: causada pelo estiramento do intestino grosso, o que provoca dor abdominal.
  • Cólica de impacto: na maioria das vezes há uma obstrução no intestino grosso, por causa de uma sobrecarga de alimento fibroso não-digerível.
  • Cólica por parasitas (lombrigas grandes): é causada quando o cavalo está com muitos parasitas, como os vermes nematódeos Parascaris equorum.
  • Cólica por espasmo ou espasmódica: causada pelo acúmulo de gás dentro do aparelho digestivo.
  • Deslocamento ou torção gástrica: também chamada de vólvulo, surge quando o intestino do cavalo fica em uma posição anormal no abdômen.
  • Colite: surge a partir da inflamação do intestino grosso.

Cólicas em cavalos: quando chamar o veterinário?

As cólicas em cavalos são sempre uma emergência: notifique o veterinário imediatamente para que ele possa examinar o animal e determinar a causa, a fim de intervir o mais rápido possível.

Embora algumas condições, como a prisão de ventre, possam ser apenas um desconforto temporário, a reação do cavalo sugere uma complicação grave. É importante aliviar a dor do equino para que ele não se machuque e não caia: você deve chamar o veterinário o mais rápido possível para administrar um sedativo.

O que fazer com o cavalo com cólica enquanto espero o veterinário

Um cavalo com cólica que está deitado ou se contorcendo pode aumentar o risco de ruptura ou torção intestinal. Se ele não estiver em pé, o exame e a intervenção do veterinário serão limitados. Uma dica importante é andar com o cavalo: acompanhe-o se ele concordar com uma caminhada tranquila, isso promove a motilidade do sistema digestivo e estimula o trânsito intestinal e pode ajudar a expelir os gases.

Tenha em mente que uma parte importante das mortes de cavalos devido às cólicas é devido ao cavalo dobrar brutalmente suas patas dianteiras devido à dor aguda e cair violentamente no chão duro, o que pode causar ruptura gástrica: é por isso que se o cavalo não quer se levantar após um pouco de insistência, é melhor não forçá-lo.

Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento - O que fazer com o cavalo com cólica enquanto espero o veterinário

Tratamento da cólica em cavalos

O que fazer quando o cavalo está com cólica? Primeiro, o veterinário fará um exame geral do cavalo para avaliar parâmetros como:

  • Frequência cardíaca
  • Frequencia respiratória
  • Temperatura retal
  • Temperatura de suas extremidades
  • Coloração das membranas mucosas
  • Nível de desidratação
  • Sons abdominais

Ele também pode realizar um exame retal para determinar a posição, tamanho e mobilidade dos órgãos. Assim, poderá determinar a presença de algo obstruindo o intestino, acúmulo de gases ou uma área dolorida.

Em alguns casos, o veterinário pode realizar uma entubação nasogástrica com sonda: vai passar a sonda por uma narina até chegar ao esôfago e depois ao estômago. Desta forma, ele pode determinar se o estômago está sobrecarregado com água e comida e proceder à sua descompressão. Também permite introduzir medicamentos diretamente no estômago.

Feito o diagnóstico de cólica no cavalo, o veterinário decide se o cavalo pode ser tratado ali mesmo ou se deve ser transferido para uma clínica caso seja mais grave, podendo então fazer exames de sangue. Se a cólica for tratável no local, o veterinário dará ao seu cavalo um analgésico para aliviá-la.

Depois que o veterinário sair:

  • Observe o cavalo por vários dias para observar uma possível recorrência, especialmente quando o analgésico passar.
  • O cavalo ficará em jejum por um tempo antes de voltar a alimentá-lo progressivamente. O tempo de jejum e descanso do cavalo depende do veterinário: você deve seguir seus conselhos e indicações.
  • Não basta que seu cavalo volte a comer e evacuar: todos os parâmetros determinados pelo veterinário durante o exame do cavalo devem retornar aos valores normais para considerar que a cólica foi resolvida.
Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento - Tratamento da cólica em cavalos

Pode dar buscopan para cavalo?

O Buscopan é um remédio para cólica bastante utilizado em humanos e também foi adotado para uso veterinário. Muitos tutores se perguntam se pode dar buscopan para cavalo e a resposta é sim. O Buscopan pode aliviar as cólicas causadas por gases, inflamação do intestino, obstrução gastrointestinal, entre outros.

O indicado é o Buscopam Composto para uso veterinário, uma solução injetável que deve ser aplicada por via intravenosa. A dosagem indicada pelo fabricante deve ser seguida e, claro, antes de comprar a medicação, você deve conversar com o veterinário.

Como dar Buscopan para cavalo?

Usualmente, os médicos veterinários indicam 5 ml de Buscopan Composto para cada 100 kg de peso do cavalo. A dose máxima recomendada para potros é de 10 ml, enquanto a dose máxima para cavalos adultos varia entre 20 e 30 ml.

Agora que você já sabe o que fazer quando o cavalo está com cólica, recomendamos este outro artigo no qual falamos sobre as doenças mais comuns nos cavalos.

Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento - Pode dar buscopan para cavalo?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • CAMPELO, Jairo; PICCININ, Adriana. Cólica Equina. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. Ano VI, n. 10, 2008. Disponível em: <http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/K2zHbx7QrPNAPld_2013-5-29-10-40-19.pdf>. Acesso em 11 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Cólica em cavalos - Sintomas e tratamento