Problemas oculares

Cegueira em gatos - Causas e sintomas

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 25 outubro 2022
Cegueira em gatos - Causas e sintomas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Um gato ficar cego é uma infelicidade, especialmente se não nasceu com essa condição e se foi produzida de forma repentina ou gradual. Os tutores de gatos cegos têm que ter um cuidado especial em seu lar a fim de não ter muitos obstáculos na passagem do gato ou mudar os móveis ou sua localização para evitar confusões e estresse ao pequeno felino afetado pela cegueira. Mesmo que seja mais comum em gatos mais velhos e ser produzida de forma gradual, também pode ocorrer devido a um problema de nascimento ou ser produzida devido a um acidente. Por sorte nossos gatos são animais fortes e desenvolvem uma maior sensibilidade aos outros sentidos como o olfato ou o tato.

Se você se interessa em conhecer as principais causas de cegueira em gatos e seu tratamento, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde comentaremos o que pode ser feito em cada caso e como se diagnosticam e tratam estes problemas.

Índice

  1. Sintomas de cegueira em gatos
  2. Causas de cegueira em gatos
  3. Diagnóstico de cegueira em gatos
  4. Tratamento para cegueira em gatos
  5. Gato ficando cego, o que fazer?
  6. Como prevenir que um gato fique cego?

Sintomas de cegueira em gatos

A cegueira produz mudanças importantes no comportamento do seu companheiro felino. Entre essas mudanças podemos destacar que ele começa a:

  • Caminhar encostando nas paredes.
  • Caminhar encostando o corpo no chão.
  • Insegurança para saltar ou correr.
  • Movimentos mais desajeitados e instáveis.
  • Menor confiança em si mesmo.
  • Fica mais temeroso e desconfiado.
  • Os olhos podem mudar de aparência, a uma maior opacidade, uma cor mais avermelhada ou turva e as pupilas podem se dilatar para receber mais luz. Um exemplo é a foto de um gato cego de um olho que está acima.

Por este motivo, se você perceber que seu gato começou a manifestar algum desses sintomas, procure um veterinário a fim de averiguar o que pode estar acontecendo com a visão do seu gato.

Causas de cegueira em gatos

As causas que podem provocar que seu gato perca a visão são muito diversas. Podemos encontrar desde doenças sistêmicas a doenças oculares ou acidentes que possam provocar uma cegueira repentina e bastante traumática para o gato e seu cuidador.

As causas a seguir podem explicar porque seu gato ficou cego:

  • Hipertensão arterial sistêmica: a principal causa deste aumento da pressão arterial pode ser a insuficiência renal crônica, embora também possa ser idiopática em gatos com mais de 10 anos ou ser secundária a problemas hormonais como o hipertiroidismo, cardiopatias, aumento da pressão arterial intracraniana ou policitemia.
  • Catarata: consiste na perda da transparência do cristalino que é a lente do olho, por isso dependendo do grau de opacidade, a cegueira será maior ou menor.
  • Cegueira iatrogênica: neste caso a cegueira é provocada por uma hipóxia ou anoxia durante uma cirurgia, uma enucleação do olho ou uma compressão das artérias quando o gato se encontra muito tempo com a boca muito aberta como em cirurgia oral ou algum procedimento dentário.
  • Traumatismos: alguns acidentes que incluem danos como feridas oculares, desprendimento de retina ou alterações no cristalino podem fazer com que seu gato perda a visão ou esta seja debilitada.
  • Glaucoma: um aumento da pressão intraocular pode desencadear também a cegueira.
  • Uveíte: a inflamação do trato uveal ou úvea do olho, que compreende a íris, o corpo ciliar e coroide pode levar à cegueira.
  • Úlceras corneais não tratadas: podem produzir uma endoftalmite e consequentemente a cegueira. Não deixe de visitar o artigo seguinte sobre a Úlcera de córnea em gatos: causas e tratamento do PeritoAnimal.
  • Degeneração retiniana: consiste em um dano degenerativo na retina que pode ser causada pelo uso de enrofloxacina em doses superiores a 5 mg/kg/dia, defeitos congênitos ou déficit de taurina na dieta devido ao baixo consumo de proteína animal em dietas vegetarianas ou caseiras.
  • Doenças neurológicas: as alterações ao nível do sistema neurológico como as causadas por infecções como a toxoplasmose, a peritonite infecciosa felina ou a criptococose, os tumores dos nervos ópticos ou perineurais, hipocalemia, doença hepática (encefalopatia hepática), alterações vasculares que produzem isquemia, trombose, embolias e alterações vasculares, neoplasias ou inflamações do ramo aferente da via óptica.
Cegueira em gatos - Causas e sintomas - Causas de cegueira em gatos

Diagnóstico de cegueira em gatos

É importante realizar uma boa anamnese a fim de coletar todas a informações chave para fazer um bom diagnóstico da causa da cegueira em nossos gatos.

Dependendo da idade do gato se pode suspeitar mais de algumas causas do que de outras para a cegueira do gato. Por exemplo:

  • Um gato jovem: é mais provável que perda a visão por causas infecciosas como o herpes vírus felino do tipo 1, doenças de origem congênita, malformações ou traumatismos.
  • Um gato mais velho: poderia se pensar em causas degenerativas ou iatrogênicas mais do que infecciosas, embora tudo seja possível.

É importante realizar um bom exame neurológico além de uma investigação geral para avaliar seus reflexos e estado mental além de uma avaliação ocular e da retina para diagnosticar doenças e exames específicos para avaliar a capacidade visual do pequeno felino.

Dentro dessas avaliações encontramos as avaliações de deambulação com e sem obstáculos em um local tranquilo e repetir em locais com luminosidade e escuridão. Os animais afetados podem se chocar em obstáculos ou terem dificuldade de se mover.

Outra avaliação é o teste da ameaça, que consiste em aproximar uma mão do olho do paciente sem tocar nos pelos ou nas vibrissas que podem provocar correntes de ar que atrapalham a avaliação. Se o animal vê, fecha os olhos ou leva a cabeça para trás porque tem uma visão adequada, se não faz isso, possivelmente a cegueira será confirmada.

O teste do algodão pode ser uma ideia melhor nos gatos que mal reagem aos estímulos ou nos casos de dúvida, jogando uma bola de algodão na frente do gato e nas laterais, se o gato segue a bola, enxerga corretamente, se não reage, possivelmente está cego.

Tratamento para cegueira em gatos

É importante conhecer qual é a causa que fez com que seu gato perdesse a visão totalmente ou se ela está muito debilitada para poder aplicar um tratamento efetivo para o problema. Se tratada a tempo, em muitos casos a cegueira pode ser reversível, por isso se você nota que seu pequeno felino está mais desajeitado que de costume e parece que tem dificuldade de enxergar, procure um centro veterinário o quanto antes.

Como mencionamos, a principal causa de cegueira em gatos é a hipertensão, que deve ser tratada com fármacos anti-hipertensivos, especialmente o anlodipino, embora também podem ser eficazes os fármacos como o benazepril e o telmisartana.

Para tratar as afecções oculares, em alguns casos será necessária a cirurgia enquanto que em outros podem ser utilizados tratamentos tópicos em forma de colírios ou pomadas anti-inflamatórias, antivirais e antibióticas segundo a necessidade do gato. Se o gato também possui uma doença sistêmica que agrava ou produz a cegueira, esta deve ser tratada especificamente.

Cegueira em gatos - Causas e sintomas - Tratamento para cegueira em gatos

Gato ficando cego, o que fazer?

Se te disseram que seu gato ficará cego definitivamente ou percebe que aos poucos está perdendo a visão, é importante que o caso do seu pequeno felino seja revisado e controlado por profissionais veterinários. Por não poder enxergar, é importante reforçar a comunicação auditiva com o gato de forma que deve evitar realizar ruídos estridentes, dar gritos, enquanto que pode falar mais com seu gato e de forma suave e pausada, que sinta sua companhia mesmo que não possa te ver.

É necessário também que não realize mudanças na casa que não sejam estritamente necessárias, pois os gatos cegos acabam se acostumando pouco a pouco à casa estática, cheirando exaustivamente todos os lugares para saber pouco a pouco onde estão os obstáculos, mas se esse lugar muda sua organização ou adquire novos objetos que são obstáculos para seu pequeno felino, este pode ficar sobrecarregado, se estressar e passar mal.

É importante para todos os gatos, mas se o seu gato é cego é ainda mais importante evitar que tenha acesso em varandas ou locais externos pois o risco de perda é maior. Deve seguir brincando com seu gato, ele necessita seu amor e carinho, fazendo que ele perceba que tudo segue igual e que seu carinho não mudou mesmo que ele não te veja.

Cegueira em gatos - Causas e sintomas - Gato ficando cego, o que fazer?

Como prevenir que um gato fique cego?

A prevenção da cegueira na espécie felina pode ser complicada, exceto nos casos de dietas vegetarianas ou com pouca oferta de proteína animal, indispensáveis para os gatos que não são onívoros, mas sim carnívoros e necessitam do tecido animal para obter energia e nutrientes essenciais como a taurina relacionada com casos de degeneração da retina e cegueira, assim como de outros problemas como a cardiomiopatia dilatada.

Você também deve ter cuidado com os olhos do seu gato e mantê-los limpos e revisados a fim de detectar de forma precoce qualquer problema e prevenir infecções e inflamações.

Se você evitar que seu gato saia para fora de casa poderá evitar grande parte dos traumatismos e acidentes que podem provocar cegueira, assim como levar seu gato ao veterinário mediante qualquer mudança de comportamento ou na aparição de algum sinal de doença ou de perda da visão para atuar o quanto antes e poder evitar que seu gato fique cego para sempre.

Agora que você já sabe tudo sobre a cegueira em gatos, recomendamos a leitura do seguinte artigo: como cuidar de um gato cego?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cegueira em gatos - Causas e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • S. Cervantes. Ceguera súbita felina. Disponível em: <https://congresoveterinarioibiza.com/wp-content/uploads/Diagn%c3%b3stico-diferencial-de-ceguera-s%c3%babita.-S.-Cervantes.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cegueira em gatos - Causas e sintomas