Outros problemas de saúde

Icterícia em gatos - sintomas e causas

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 28 janeiro 2019
Icterícia em gatos - sintomas e causas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A icterícia é definida como a pigmentação amarela da pele, urina, soro e órgãos provocada pela acumulação de bilirrubina, tanto no sangue como nos tecidos. É um sinal clínico que pode ter como origem múltiplas doenças. Se o seu gato apresenta uma coloração anormal em alguma parte do corpo, o médico veterinário deverá realizar diferentes provas para conseguir estabelecer um diagnóstico diferencial.

Se o seu gato padece destas alterações e você gostaria de conhecer um pouco mais sobre a origem delas, leia este artigo do PeritoAnimal onde explicamos com detalhe as causas mais comuns de icterícia em gatos.

Índice

  1. O que é a bilirrubina?
  2. Icterícia hepática
  3. Icterícia pós-hepática
  4. Icterícia não hepática
  5. Como saber qual é a causa de icterícia no meu gato?

O que é a bilirrubina?

A bilirrubina é um produto que resulta da degradação dos eritrócitos (glóbulos vermelhos), quando estes chegam ao final de vida (que dura cerca de 100 dias). Os glóbulos vermelhos são destruídos no baço e na medula óssea e, a partir do pigmento que lhes dava cor -a hemoglobina, se forma outro pigmento, de cor amarela, a bilirrubina.

É um processo complexo no qual a hemoglobina começa por ser transformada em biliverdina que se transforma em bilirrubina solúvel em gordura. A bilirrubina é posteriormente libertada para a circulação, viajando agregada a uma proteína até chegar ao fígado.

No fígado, a grande máquina depuradora do organismo, ela se transforma em bilirrubina conjugada e é armazenada na vesícula biliar. De cada vez que a vesícula se esvazia para o intestino delgado, uma pequena porção de bilirrubina sai com os restantes componentes da bílis. Através da ação de determinadas bactérias, a bilirrubina é transformada nos pigmentos normais que vemos diariamente: a estercobilina (dá cor às fezes) e o urobilinogênio (dá cor à urina).

Porque surge a icterícia nos gatos?

Por esta altura você já deve ter percebido que o fígado é a chave. A icterícia aparece quando o organismo é incapaz de excretar corretamente a bilirrubina e os restantes componentes da bílis. Determinar o momento em que se provoca esta falha é a tarefa mais complicada.

Para simplificar este tema tão complexo poderíamos falar de:

  • Icterícia hepática (quando a causa está no fígado).
  • Icterícia pós-hepática (o fígado faz corretamente o trabalho dele mas existe uma falha no armazenamento e transporte).
  • Icterícia não hepática (quando o problema não tem nada a ver com o fígado, nem com o armazenamento e excreção do pigmento).

Sintomas da icterícia em gatos

Tal como referimos no início do artigo, a icterícia é um sinal clínico que indica que o felino sofre de algum problema de saúde. O sinal mais evidente deste problema é a cor amarela da pele, sendo mais evidente na boca, orelha e nas zonas com menos pelo.

Icterícia em gatos - sintomas e causas - O que é a bilirrubina?
Imagem: Reprodução/patologiaveterinaria12.blogspot.com.es

Icterícia hepática

A icterícia hepática acontece quando algo falha ao nível do fígado, ou seja, quando este não consegue cumprir a missão dele e não é capaz de excretar a bilirrubina que chega até ele. Em condições normais, as células hepáticas (hepatócitos) excretam este pigmento até aos canalículos biliares e, daí, passam para a vesícula biliar. Mas quando as células são afetadas por alguma patologia, ou existe uma inflamação que impossibilita a passagem de bilirrubina para os canais biliares, é produzida uma colestase intra-hepática.

Que causas podem originar icterícia hepática em gatos?

Qualquer patologia que afete diretamente o fígado pode produzir esta acumulação de bilirrubina. Nos gatos temos as seguintes:

  • Lipidose hepática: o fígado gorduroso em gatos pode aparecer como consequência do jejum prolongado em felinos obesos. A gordura é transferida para o fígado numa tentativa de conseguir nutrientes, entre outros motivos. Por vezes não se consegue saber a que se deve este movimento e devemos denominar o problema de lipidose hepática idiopática.
  • Neoplasia: principalmente em pacientes mais velhos, as neoplasias primárias são a causa mais frequente de uma falha hepática.
  • Hepatite felina: os hepatócitos podem ser destruídos por substâncias que o gato ingere acidentalmente e que podem originar uma hepatite em gatos.
  • Cirrose biliar: a fibrose dos canalículos biliares provoca uma incapacidade de cumprir a missão de transferirem a bilirrubina até à vesícula biliar.
  • Alterações a nível vascular.

Por vezes, existem alterações que podem causar falhas hepáticas a nível secundário, ou seja, produzidas por patologias que têm efeitos colaterais no fígado. Podemos encontrar, por exemplo, fígados afetados por neoplasias secundária à leucemia felina. Também podemos encontrar alterações ou danos hepáticos causados por uma peritonite infecciosa felina, uma toxoplasmose ou até devido a diabetes mellitus. Como consequência de qualquer um destes problemas, veremos uma icterícia bem evidente no gato.

Icterícia pós-hepática

A causa da acumulação da bilirrubina está fora do fígado, quando o pigmento já passou pelos hepatócitos para ser processado. Por exemplo, uma obstrução mecânica do conduto biliar extra-hepático, que drena a bílis até ao duodeno. Esta obstrução pode ser provocada por:

  • Uma pancreatite, inflamação do pâncreas.
  • Uma neoplasia no duodeno ou no pâncreas, que comprime a zona por proximidade e impossibilita a excreção do conteúdo da vesícula biliar.
  • Uma ruptura devido a um traumatismo do conduto biliar, com o qual não se pode evacuar a bílis até ao intestino (atropelamento, golpe, queda de uma janela...)

Nos casos em que existe uma interrupção total do fluxo de bílis (rotura do conduto biliar) podemos ver a coloração amarela das mucosas ou pele. Podem, também, existir fezes sem coloração, já que o pigmento que lhes dá cor não chega ao intestino (a estercobilina).

Icterícia não hepática

Este tipo de icterícia nos gatos acontece quando o problema é um excesso de produção de bilirrubina, de tal maneira que o fígado não é capaz de expulsar a quantidade extra de pigmento, embora nada esteja danificado nele, nem no transporte até ao duodeno. Acontece, por exemplo, na hemólise (ruptura dos glóbulos vermelhos), que pode ser devido a fatores como:

  • Tóxicos: por exemplo o paracetamol, a naftalina ou a cebola são substâncias que provocam a ruptura dos glóbulos vermelhos saudáveis, originando uma anemia e uma sobrecarga no sistema que fica encarregado de destruir os restos desses glóbulos.
  • Infeções víricas ou bacterianas, como a hemobartonelose. Na superfície dos glóbulos vermelhos são depositados antigênios e o sistema imunitário identificas eles como alvo de destruição. Algumas vezes, não é necessária ajuda externa e o próprio sistema imunitário falha e começa a destruir os próprios eritrócitos sem motivo.
  • Hipertiroidismo: não se conhece bem o mecanismo pelo qual se produz icterícia nos gatos com hipertiroidismo mas pode ser devido ao aumento da degradação de glóbulos vermelhos.

Como saber qual é a causa de icterícia no meu gato?

As provas laboratoriais e de diagnóstico por imagem são fundamentais, assim como a história clínica detalhada que o Médico Veterinário elaborará a partir da informação que lhe facilitarmos. Embora possa parecer irrelevante, devemos comunicar cada detalhe ao pormenor.

A realização de um hemograma e bioquímica sérica, assim como determinar o hematócrito e as proteínas totais são o início de uma série de provas complementares.

Em gatos com icterícia, é comum encontrarmos as enzimas hepáticas elevadas, mas isso não nos indica se a causa é uma doença hepatobiliar primária ou secundária. Por vezes, um aumento excessivo de uma delas relativamente às restantes pode nos orientar, mas deve sempre ser realizado um estudo ecográfico e radiológico (podemos detetar massas, obstruções do duodeno, infiltração de gordura...). Inclusive, antes de tudo isto, a história clínica e o exame físico podem permitir que o veterinário encontre nódulos na tiroide, líquido no abdômen (ascite) e até detetar uma possível exposição a fármacos hepatotóxicos.

Devemos olhar para a icterícia como um sinal clínico compartilhado por dezenas de alterações de todo o tipo, pelo que é essencial averiguar a origem dela com uma completa anamnese, exame físico e realização de provas laboratoriais e de diagnóstico.

Icterícia em gatos - sintomas e causas - Como saber qual é a causa de icterícia no meu gato?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Icterícia em gatos - sintomas e causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Eilane
Prestem muita atenção nos seus bixinhos, estou aqui desde de 2h da madru, sem conseguir dormir pq infelizmente perdi ontem um dos meus gatinhos se encontrava com as mucosas amareladas, urina laranja e cheiro muito forte, sem querer comer, se isolando e apresentou alguns episodios de vomito. Levamos prp veterinario, ficou internado, voltou pra cs foi feita a medicacao conforme nos passaram, teve uma piora foi internado de novo e não resistiu😭😭. Em menos de 1 semana meu gato faleceu. Pr sempre meu Faísca, meu Fafá, meu Fafazinho, meu amor que saudades, que dor😭😭 ele tinha em torno de 8 a 10 meses, apareceu bb aqui em cs.
A sua avaliação:
Pâmela
Minha gata tem 5 meses e não está comendo e nem bebendo água está com o ocular amarelo a gengiva amarela a orelha amarela e partes no pelos amarelas e lá é branca Oque é
Luísa Savala
Oi Pâmela! Sem ver a sua gata não podemos passar nenhum diagnóstico. No entanto, pelo que você descreveu, ela deva ser vista por um médico veterinário urgente.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Talmir R. Silva
Mei gato passou mal, querendo cair fez coco e urinou parrve qur tava sentindo dor. A boca e parte da cabeca esta amarelada. Qual sera a doença?
Vera
Após três dias de castração do meu gato ele começou a babar muito e com um cheiro de podre olhei na boca dele parece que está com pús e sangra isso passou para a minha outras gatas alguém pode me ajudar
Luísa Savala
Oi Vera! Você deve levar o seu gato ao médico veterinário de confiança o quanto para que ele faça uma revisão e passe o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gorete
Meu gato está internado há 5 dias hj,foi diagnosticado com Lipidose hepática e icterícia,tem 5 anos de idade,perdeu peso 1 kg e meio,esta estável ,na hidratacao venosa e com medicacoes,porem nao esta comendo ainda,no hospital estao fazendo dieta forcada.O que devo fazer?Queria trazer ele pra casa hj e tentar ver se ele come aqui comigo.
A sua avaliação:
Maira
A ictericia felina é contagiosa a humanos?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maira! A Icterícia em si é uma consequência de um problema relacionado com o fígado como referimos no artigo. Não é algo contagioso entre gatos nem para outras espécies.
Gleice
Corre com ele...a minha tava assim e descobriram que era Pif ..(pesquisa no Google se ele tem sintoma dessa doença) é fatal..
SIMONE MARIA DAS DORES SANTOS
Meu gato, está sem comer e bem amarelo, estou muito triste ele só falta falar e muito amado por todos o que posso da de medicação
Gleice
Pode ser Pif...pesquisa essa doenca no Google é grave e fatal
Fabrício Marangoni
Minha gata está com este sintomas descritos neste artigo, olho era azul, tá amarelando, a boca igual essa da foto amarelada, perda de apetite e está muito apática, mantendo-se meio isolada, qual é o tratamento indicado, lembrando que meus recursos são parcos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabrício! Infelizmente não temos como diagnosticar o que se passa com ela sem examinar e fazer provas. Quase de certeza ela precisa de tratamento farmacológico que tem de ser o médico veterinário a prescrever. Tem algum médico veterinário perto da sua zona ao qual você possa pedir ajuda? Explique a sua situação econômica para ele. A maioria dos veterinários aceita diferentes formas de pagamento para pessoas com menos possibilidades. A sua gatinha precisa mesmo de atenção médica.
Imagem: Reprodução/patologiaveterinaria12.blogspot.com.es
1 de 3
Icterícia em gatos - sintomas e causas