Problemas da pele

Caroço no pescoço de cachorro: o que pode ser?

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 3 setembro 2018
Caroço no pescoço de cachorro: o que pode ser?
Imagem: boxer-rescue-la.com
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você estava fazendo carícias ao seu cachorro e notou que ele tem um caroço no pescoço? Não se assuste, nem sempre as causas de caroços são malignas.

O essencial a fazer é levar o seu pet e pedir a opinião ao veterinário que vai examiná-lo, fazer um diagnóstico e preparar o tratamento mais adequado.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos focar-nos no caroço no pescoço do cachorro: o que pode ser e o que pode fazer quando encontra este problema.

Também lhe pode interessar: Caroço em cachorro: o que pode ser

Índice

  1. Cachorro com caroço no pescoço - e agora?
  2. Diagnóstico
  3. Tratamento

Cachorro com caroço no pescoço - e agora?

Muitas vezes, surgem caroços no corpo do animal que suscitam preocupação a qualquer tutor. Se agir rápido e o levar ao veterinário mal identifique um caroço no corpo do cachorro já está a ajudar a possível cura.

Um cachorro com caroço no pescoço é fácil de identificar pois é um lugar muito visível e acessível para tocar. Existem muitos fatores que podem levar a um caroço em cachorro:

  • Microchip: o microchip muitas vezes pode causar confusão quando é detetado. Ele tem o formato de um grão de arroz ou cápsula e, se o sentir, ele se move facilmente na parte de cima do pescoço podendo ser confundido com um caroço.
  • Carrapatos: parasitas muito pequenos e moles que podem ser confundidos com caroços quando se alojam sob a pele. É importante que seja retirado todo o parasita, porque se a boca permanecer pode levar as consequências mais graves como granulomas.
  • Verrugas: em animais mais jovens ou idosos com as defesas mais debilitadas surgem pequenas “couve-flor” de consistência dura. São benignos e geralmente desaparecem depois de alguns meses.
  • Histiocitomas: massas benignas e rígidas muito comum em filhotes, desaparecendo ao final de uns tempos.
  • Reações colaterais a vacinas ou injeções: reações inflamatórias dolorosas e duras resultantes de vacinas aplicadas recentemente e o local mais comum é o pescoço e os membros.
  • Abscessos: dolorosos ou não e moles numa fase inicial e duros em plena infeção. Resultam de infeções de mordidas ou ferimentos mal curados que evoluíram para este tipo de caroços.
  • Hematomas: caroços de sangue acumulado devido a traumatismo, sendo moles no início e endurecendo com o passar do tempo
  • Cistos sebáceos: bloqueio das glândulas sebáceas origina estes cistos de consistência rígida que não costumam causar incômodo ao animal
  • Dermatite alérgica: saliências de consistência variável dependendo da severidade da reação alérgica
  • Linfonodos aumentados: dolorosos e algumas vezes podem estar aderidos à pele, são indicadores de doença, no pescoço os mais fáceis de identificar são os mandibulares (abaixo das orelhas e junto ao bordo inferior da manbídula) e retrofaríngeos (junto ao início do pescoço)
  • Lipomas: acumulações de gordura de consistência dura e que surgem em cachorros obesos e velhinhos. São inofensivos e a cirurgia só é recomendada se o lipoma estiver afetando a qualidade e bem-estar do animal.
  • Tumores de pele malignos: geralmente de consistência mole, após o diagnóstico definitivo, devem ser retirados na totalidade sem deixar tecido afetado para evitar que sobrem células malignas que se espalhem por outros órgãos.

Estes fatores são explicados minuciosamente no artigo correspondente a caroço em cachorro.

Caroço no pescoço de cachorro: o que pode ser? - Cachorro com caroço no pescoço - e agora?

Diagnóstico

Como vimos, as causas podem ser muito variadas, mas determinar as características do caroço na pele do cachorro levam a um diagnóstico mais rápido e preciso. Um caroço mole no pescoço do cachorro pode indicar mais um tumor de pele maligno enquanto que caroço duro no pescoço de cachorro pode estar associado a causas menos graves, contudo é importante realçar que nem todas as situações são assim e existem algumas exceções que só o médico veterinário pode identificar.

Por exemplo, caroço no olho do cachorro está mais relacionado com verrugas, abscessos, cistos de glândulas lacrimais, dermatite alérgica ou tumores.

Assim, caroço no cachorro apesar de ser simples de identificar visualmente, é um assunto muito complexo no que diz respeito a diagnóstico e tratamento. E , por isso, deve fornecer as seguintes informações ao médico veterinário:

  • Historial do animal: vacinas, hábitos, dieta e histórico de doenças.
  • Características do caroço: quando notou que apareceu, se, entretanto, aumentou de tamanho, se houve alterações de cor, tamanho e forma.
  • Se animal apresenta outros sintomas como apatia ou perda de apetite.

Outras questões podem ser colocadas para recolher o máximo de informações e ajudar o diagnóstico.

O médico vai utilizar essas informações e, juntamente com o exame físico, determinará que métodos laboratoriais e exames complementares são precisos para ter uma decisão definitiva:

  • Citologia aspirativa
  • Impressão
  • Biópsia (recolha parcial da massa ou mesmo total)
  • Raio-x
  • Ecografia
  • Tomografia computorizada (TAC)
  • Ressonância magnética (RM)

Tratamento

Quando estamos perante um cachorro com caroço no pescoço temos de ter em consideração que tipo de tratamento vamos aplicar conforme a localização e malignidade do mesmo.

Carrapatos e pulgas podem ser tratados com antiparasitários adequados e abscessos e hematomas drenados e limpos. Em alguns casos, antibióticos e antihistamínicos ou corticosteróides podem ser prescritos.

Normalmente, a remoção cirúrgica é a solução ideal quer para nódulos benignos, quer para malignos, pois a sua remoção retira grande parte das suspeitas de poderem vir a se tornarem malignos ou de se espalharem pelo resto do corpo. Contudo, o pescoço é um local frágil e você e o veterinário devem discutir os riscos envolvidos de cada tipo de tratamento possível. O importante é o bem-estar e a qualidade de vida do animal.

Caroço no pescoço de cachorro: o que pode ser? - Tratamento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroço no pescoço de cachorro: o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Griffin, C; Kwochka, K; Macdonald, J. (1993) Current Veterinary Dermatology. Mosby Publications. Linn, MO
  • Paterson, S. (1998) Skin Diseases of the Dog. Blackwell Science Ltd. London, England

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
48 comentários
A sua avaliação:
Arminda Rodrigues
Minha cachorra lhe apareceu um caroço no local do chip Vevo ficar preocupada?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Faz tempo que o chip foi colocado, Arminda?
A sua avaliação:
viviane melo
neu cachorro esta com caroço no pescoço
A sua avaliação:
Gustavo
Meu cachorro está com um tipo de caroço na garganta é um pouco mole, eu minha mãe e meu irmão estamos desesperados tentando saber oque é
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Gustavo. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luiza
Olá, meu cachorro foi diagnosticado com um hematoma por pancada próximo ao pescoço, foi receitado corticóide e compressas mornas, mas já faz mais de uma semana, o caroço endureceu e ainda não sumiu. É normal demorar assim mesmo?
A sua avaliação:
Éryka
Meu cachorro está com uma íngua na garganta, oq posso fazer para ele melhorar?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cristiane Aparecida Pereira
Minha cachorrinha tem 2 anos e apareceu um caroço no pescoço igual a primeira foto que vi neste posli .Preciso de ajuda estou desempregada estou desesperada ajude por favor
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gustavo
Olá tudo bem? Por gentileza, sei que não pode passar diagnóstico, mas gostaria de uma informação, minha cachorrinha já de tem em média uns 7 anos, ela ficou ruim há +- 1 semana e pouco atrás, melhorou e depois o pescoço começou a inchar, não identifiquei caroço tipo como uma bolinha, mas ao passar a mão no pescoço, +- na garganta ao lado está inchado, ela apesar disso está relativamente bem, porém quando vai dorme fica roncando já que está com esse inchaço. Quais as causa em potenciais, o que poderia ser? Por gentileza me informa sobre essa questão? Obrigado.
A sua avaliação:
Jucicleide
Minha cachorrinha apareceu com um caroço do lado direito do pescoço,sinto que ela ultimamente tem dificuldade em mastigar
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Eduarda Barbosa de Souza
No do meu filhote também começou mole maix aí endureceu vou eatar dando chá de gengibre (não sei se ajuda todo caso é diferente ) não tenho condição de levar no veterinário e está crescendo alguém pode me dizer o q fazer? Não tenho condição de levar no veterinário.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Angela
Adotei uma cachorrinha e tivemos que amputar sua perna devido trauma. Percebemos os ganglios no pescoço dela muito aumentados dos dois lados. Estamos preocupadas. O fato da amputação pode estar provocando o aumento dos ganglios?
E uma cachorrinha parece ser idosa, tem hálito muito fedido, tamanho pequeno porte. Muito animada, brinca, gosta de morder as mãos da gente ao brincar. Come muito bem
Éryka
Meu cachorro está da mesma forma q a sua, a sua está melhor? Qual procedimento vc fez?
A sua avaliação:
Sandra
Minha cachorrinha foi comer a comida de outro cachorro ele mordeu no pescoço dela mas não fez corte só está bem inchado estou dando antibiótico faz 3 dias
A sua avaliação:
Wênnia
Pq dentro de uma semana cresceu um caroço duro no pescoço da minha cachorra e agora tá crescendo do outro lado e muito rápido 😩
Karina Bianchi
Oi. Meu cachorro tá assim também seu cachorro ficou bem.
A sua avaliação:
SAIMO JOSE ADRIANO BRAGA
Bom esse caroço não e no pescoço do meu Dog e sim no Rabo...quando eu percebi e ele era um pouco maior Que um caroço de azeitona..mais ele vem crescendo ...o que pode ser?
A sua avaliação:
Salvanir
Esse carriço na perna dele o q pode ser e qual o tratamento por favor
Vanderlei
Meu cão tem 8 anos, York, cão maravilhoso, dócil, surgiu caroço no pescoço, grande, o veterinário disse se não começar a quimio não irá sobreviver 6 meses, tenho muito do de um animal tão dócil, mas o tratamento se tornou muito caro. A espera de um milagre
A sua avaliação:
Alessandra
Boa noite , meu cachorrinho se chá Totoro , apareceu uma ferida estranha em sua pele gostaria de uma ajuda o que fazer
Alice
Boa noite minha cachorra deu um caroço no pescoço e ficou saindo puiz agora secou mas ela ainda tá sentindo dor só fica deitada n pula mais como alguns dias a traz e na região do pescoço onde deu secou e caiu o pelo eu não sei o que e que remédio posso dar
Luísa Savala
Oi Alice! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marcelo
Tenho uma Shin Tsu. Fizemos um ultra que mostrou gravidez com 1 feto. Pulso cardíaco, coluna vertebral e liquido amniótico. Agora surgiu um nódulo no pescoço. A veterinária acha que é câncer e que no útero tb pode ser um tumor. Poxa, então pra que serviu essa ultra? Será isso mesmo? ela só tem 2 anos. Se for verdade, será que há tratamento?
Luísa Savala
Oi Marcelo! O mais indicado é que você siga as recomendações veterinárias e passe por todo o processo de tratamento indicado pelo veterinário.
De qualquer forma, temos um artigo sobre tumor em cachorro que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/tumor-em-cachorro-tipos-sintomas-e-tratamento-22900.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Izabel Milena Pereira da Silva
Tá com dois dias q apareceu um papo mole debaixo do pescoço do meu cahorro
Claudete Antunes
Bom dia, tenho um pinscher de uns 8 anos, apareceu no pescoço um papo mole, e está aumentando. O que pode ser?
Carolina Costa
Oi Claudete!
Esse papo pode ser muita coisa desde algo benigno a algo maligno. Esteja atenta à evolução do papo e levo o seu menino ao veterinário.

As melhoras para o seu menino!
Imagem: boxer-rescue-la.com
1 de 3
Caroço no pescoço de cachorro: o que pode ser?