Partilhar

Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos

 
Por Maria Besteiros. 29 julho 2020
Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos

Ver fichas de  Gatos

Você já reparou em algum caroço no pescoço do gato? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar as causas do aparecimento de nódulos no pescoço de um gato. Descobriremos o papel dos gânglios linfáticos como parte do sistema imunológico e aprenderemos a identificar nódulos que exigirão uma consulta veterinária, pois podem ser causados por uma infecção ou ser um tumor. Portanto, independentemente de a bola no pescoço ser dolorosa ou não, devemos entrar em contato com o veterinário.

Se você se perguntar por que seu gato tem inchaço no pescoço, mole ou duro, continue lendo para conhecer os principais motivos e procure o especialista.

Caroço no lado do pescoço do gato

A primeira coisa que devemos levar em consideração na hora de explicar um caroço no pescoço do gato é a existência dos gânglios linfáticos submandibulares. Esses gânglios fazem parte do sistema imunológico e, portanto, sua função é a defesa do organismo. Se notarmos que nosso gato tem um nódulo no pescoço, pode ser uma inflamação desses gânglios devido ao curso de algum processo patológico.

Se o sistema imunológico do gato consegue controlá-lo, não aparecerão mais sintomas ou serão leves, como um breve desconforto ou um pouco de febre. Outras vezes, o organismo não pode parar os patógenos e a doença se desenvolve, nesse caso, precisaremos ajudar o gato com o tratamento que, após o diagnóstico, o veterinário nos dará. Um aumento no tamanho dos gânglios pode estar presente em várias doenças, daí a importância do diagnóstico.

O caroço no pescoço do gato é mole ou duro?

Todo nódulo subcutâneo, ou seja, sob a pele, que não se trate de um gânglio pode ter diferentes origens e deve ser analisado imediatamente pelo veterinário, se quisermos saber por que o gato tem uma bola no pescoço.

Em geral, um nódulo duro no pescoço do gato pode ser um cisto ou um tumor. Pegando uma amostra de seu interior, o veterinário pode descobrir qual é a sua natureza e, se for um câncer, se é benigno ou maligno. É importante notar que, se o gato tem uma bola na garganta, assim como a observamos crescer do lado de fora, pode estar crescendo do lado de dentro, o que colocaria em perigo sua vida ao interromper o fluxo de oxigênio.

Por sua vez, um nódulo mole no pescoço do gato pode ser um abscesso, que é um acúmulo de pus em uma cavidade sob a pele. Essas bolas geralmente ocorrem após a mordida de outro animal, por isso é mais fácil que apareçam em gatos inteiros com acesso ao exterior que brigam pelo território e pelas fêmeas. Os animais têm várias bactérias na boca que, ao morder, permanecem na ferida. A pele do gato fecha com muita facilidade, mas por dentro as bactérias que restam podem provocar uma infecção subcutânea que é a causa do abscesso. Consulte esse outro artigo com todas as informações sobre os "Abscessos em gatos".

O tratamento dos tumores baseia-se no diagnóstico de que tipo são e verificar se existem metástases, ou seja, se o tumor primário migrou através do organismo e está afetando outras áreas. Pode-se optar pela cirurgia para removê-lo, quimioterapia ou radioterapia, dependendo de cada caso em particular. Por outro lado, os abscessos precisam de antibióticos, desinfecção e, nos mais complicados, a colocação de um dreno até o fechamento.

Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos - O caroço no pescoço do gato é mole ou duro?

Caroço no gato após vacina

Vimos as causas mais prováveis que explicam um caroço no pescoço do gato, mas também, como reação colateral à uma vacina, especialmente da leucemia felina, poderia se desenvolver um tipo de tumor chamado fibrossarcoma. Embora o habitual seja perfurar na área da cruz, com uma injeção colocada mais acima, podemos encontrar um pequeno nódulo no pescoço associado a uma inflamação. Isso deveria desaparecer em cerca de 3-4 semanas, mas se não, a inflamação crônica pode causar o fibrossarcoma.

A cirurgia para removê-lo pode ser complicada porque se trata de um tumor muito invasivo. Por esse motivo, alguns profissionais recomendam a aplicação de vacinas associadas ao fibrossarcoma nos membros, pois podem ser amputados no caso de um tumor.

Também devemos saber que na área de inoculação de qualquer injeção pode ocorrer, como reação adversa, uma inflamação e até um abscesso.

Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos - Caroço no gato após vacina

Gato com inchaço no pescoço por causa da glândula tireoide

Por fim, outra explicação para o motivo pelo qual nosso gato tem uma bola no pescoço pode estar em um aumento de tamanho da glândula tireoide, que está localizada no pescoço e, às vezes, é possível sentir. Esse aumento no seu volume geralmente ocorre devido a um tumor benigno e tem como consequência a secreção de um excesso de hormônios da tireoide, que produzirá hipertireoidismo, que repercutirá em todo o organismo.

O gato afetado apresentará sintomas como hiperatividade, aumento da fome e sede, mas emagrecimento, vômitos, pelagem ruim e outros sintomas não específicos. Pode se detectar através de uma análise de hormônios e trata-se com medicação, cirurgia ou iodo radiativo.

Meu gato tem um caroço na cara

Por fim, uma vez expostas as causas mais comuns que explicam por que um gato tem um caroço no pescoço, veremos por que podem aparecer nódulos na cara também. E é que um câncer, o carcinoma de células escamosas, pode causar lesões nodulares, além de uma doença menos frequente, a criptococose.

Ambas requerem tratamento veterinário. A criptococose com medicação antifúngica, pois trata-se de uma doença causada por um fungo, e o carcinoma pode ser operado. É muito importante ir rapidamente ao veterinário para iniciar o tratamento precocemente, evitando complicações.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos
1 de 3
Caroço no pescoço do gato: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página