Curiosidades do mundo animal

Aves palmípedes: exemplos e características

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 25 novembro 2024
Aves palmípedes: exemplos e características

A definição de aves palmípedes faz referência à adaptação anatômica que possuem certas aves para nadar com habilidade, graças às membranas que têm entre os dedos de suas patas. Este tipo de animal habita em diversos corpos d'água, como lagos, rios, mares e lagoas, entre outros, onde encontram alimento e abrigo. Você gostaria de conhecer as diferentes espécies de aves palmípedes? Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal sobre aves palmípedes: exemplos e características.

Índice
  1. Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
  2. Ganso-bravo (Anser anser)
  3. Cisne-branco (Cygnus olor)
  4. Pelicano-americano (Pelecanus erythrorhynchos)
  5. Gaivota-prateada (Larus argentatus)
  6. Cormorão (Phalacrocorax carbo)
  7. Marreca-arrebio (Anas acuta)
  8. Ganso-patola (Morus bassanus)
  9. Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis)
  10. Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo)
  11. Outras aves palmípedes
Ver mais >>

Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)

O pinguim-imperador é a espécie de pinguim mais alta e pesada da Antártida, de onde é endêmica. Mede cerca de 1 metro e pode chegar a pesar 45 kg. A cabeça, o queixo, as costas, a garganta e a parte dorsal das asas são negras, enquanto o restante do corpo é de cor branca. Como todos os pinguins, é um exemplo de ave palmípede, já que possui os dedos unidos por uma membrana que facilita a natação. No entanto, em terra, essas aves são um pouco desajeitadas. Seu estado de conservação é "quase ameaçado".

Para descobrir mais sobre essa e outras espécies, confira o artigo "Curiosidades sobre pinguins".

Aves palmípedes: exemplos e características - Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)

Ganso-bravo (Anser anser)

O ganso-bravo é nativo da Ásia e da Europa e foi introduzido em outras regiões, como a Oceania. Habita em pântanos, brejos, ilhas e áreas próximas às costas. Fora da época de reprodução, busca águas doces, pântanos salgados, estuários ou campos cultivados.

Uma das características que o diferencia de outras espécies de gansos é a coloração, já que é marrom acinzentado e tem o ventre branco. Possui um comprimento médio de 80 cm e seu peso pode atingir 4,5 kg. Como todos os gansos, também é uma ave palmípede por ter membranas que unem os dedos de suas patas, o que ajuda a se mover na água em busca de alimento, além de proporcionar estabilidade ao caminhar por áreas lamacentas. É classificado como "de menor preocupação".

Aves palmípedes: exemplos e características - Ganso-bravo (Anser anser)

Cisne-branco (Cygnus olor)

O cisne-branco é considerado uma das aves mais bonitas do mundo. É nativo da Ásia e da Europa, embora tenha sido introduzido em muitas outras regiões. É de grande porte, medindo entre 1,40 e 1,60 metros. Sua plumagem é branca e seu bico é alaranjado, com a base e a ponta negras. Como outras aves palmípedes, passa boa parte do tempo em corpos de água-marinha, pântanos abertos, lagoas ou lagos. É capaz de nadar longas distâncias e se destaca pela elegante curvatura de seu pescoço e pela inclinação de seu bico para baixo. É classificado como "de menor preocupação".

Embora tenhamos mencionado o cisne-branco, na verdade, todos os cisnes são palmípedes. Descubra outras informações no artigo "Diferenças entre cisnes, patos e gansos".

Aves palmípedes: exemplos e características - Cisne-branco (Cygnus olor)

Pelicano-americano (Pelecanus erythrorhynchos)

Todas os pelicanos são palmípedes e, como exemplo, selecionamos o pelicano-americano. O pelicano-americano é uma das maiores aves aquáticas da América do Norte, de onde é nativo. Mede entre 1,30 e 1,80 metros de comprimento, e seu peso varia entre 4,5 e 9 kg. Sua plumagem é predominantemente branca, com as pontas das asas negras, visíveis apenas quando voa. Possui um bico longo e alaranjado, fundamental para sua alimentação, já que utiliza sua bolsa extensível para capturar peixes.

Como outras aves palmípedes, passa grande parte do seu tempo em corpos d'água, como mares, lagos, grandes rios e estuários. A espécie está classificada como "de preocupação menor". Você quer conhecer outras espécies? Confira este artigo: "Aves marinhas: nomes e características".

Aves palmípedes: exemplos e características - Pelicano-americano (Pelecanus erythrorhynchos)

Gaivota-prateada (Larus argentatus)

As gaivotas também são aves palmípedes, e a gaivota-prateada é uma das mais populares. É de tamanho médio a grande, pois mede entre 55 e 62 cm de comprimento e pesa entre 800 gramas e 1,2 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas. Sua plumagem é principalmente branca, com o dorso e as asas de cor cinza-prateado, e as penas externas são pretas. É comum nas costas e em habitats próximos à água, como praias, portos e estuários, assim como em áreas urbanas costeiras. Utiliza suas patas palmípedes para nadar e buscar alimento em corpos d'água. Está classificada como de "menor preocupação".

Descubra todos os "Tipos de gaivotas" neste outro artigo.

Aves palmípedes: exemplos e características - Gaivota-prateada (Larus argentatus)

Cormorão (Phalacrocorax carbo)

Outras aves palmípedes que existem são os conhecidos como cormorões. Dado que há várias espécies, selecionamos o cormorão como exemplo representativo do grupo. Esta é uma ave aquática que possui ampla distribuição na América, Ásia, África e Oceania. Seu corpo é robusto e mede entre 80 e 100 cm de comprimento. Quanto ao peso, fica em torno de 2,6 a 3,7 kg. A plumagem é majoritariamente negra, com reflexos verde-metálico e uma mancha branca na garganta durante a temporada de reprodução.

Como ave palmípede, utiliza suas patas palmípedes para nadar e mergulhar com grande habilidade, submergindo a profundidades notáveis em busca de alimento. Seu estado de conservação é de "menor preocupação".

Aves palmípedes: exemplos e características - Cormorão (Phalacrocorax carbo)

Marreca-arrebio (Anas acuta)

Claro que na lista de aves palmípedes não poderiam faltar os patos, e como exemplo escolhemos uma das espécies mais bonitas, a marreca-arrebio. É uma espécie de pato caracterizada por sua elegância e graciosidade, que tem distribuição global. Mede entre 50 e 65 cm de comprimento e pesa entre 500 gramas e 1,3 kg. Destaca-se sua cauda pontuda e proeminente, especialmente nos machos. Sua cor é marrom escuro na cabeça, com o pescoço e o peito brancos. O restante do corpo é manchado de branco no caso dos machos, enquanto as fêmeas apresentam tons mais apagados de marrom.

É uma ave palmípede que passa grande parte do tempo na água de pântanos, lagos, estuários, rios e canais de irrigação, utilizando suas patas para nadar e buscar alimento. Seu estado de conservação é "de menor preocupação".

Se você quer conhecer outras espécies igualmente belas, não perca este artigo: "Tipos de patos".

Aves palmípedes: exemplos e características - Marreca-arrebio (Anas acuta)

Ganso-patola (Morus bassanus)

O ganso-patola é nativo da América do Norte, Europa e África, e se desenvolve principalmente no Atlântico Norte. É uma ave palmípede grande, que mede entre 85 cm e 1 m de comprimento, e pesa entre 2,4 e 3,6 kg. A plumagem é principalmente branca, com as pontas das asas pretas e um tom amarelado na cabeça. Assim como outras aves palmípedes, mergulha na água para capturar suas presas e utiliza suas patas palmípedes para nadar enquanto busca alimento. Está classificado como "de menor preocupação".

No entanto, esta não é a única espécie de ganso que existe e, portanto, todas elas são consideradas aves palmípedes.

Aves palmípedes: exemplos e características - Ganso-patola (Morus bassanus)

Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis)

Esta é uma espécie de ave aquática pequena, com ampla distribuição na Ásia, África e Europa. Seu comprimento varia entre 23 e 29 cm, e sua plumagem é escura com um tom claro no abdômen, embora apresente alterações durante a época de reprodução. É uma ave palmípede muito hábil para mergulhar e buscar presas debaixo d'água: com suas patas palmípedes, nada com agilidade em diferentes corpos d'água. É classificada como "de menor preocupação".

Aves palmípedes: exemplos e características - Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis)

Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo)

Todas as espécies de trinta-réis são aves palmípedes e, para falar sobre o grupo, escolhemos o trinta-réis-boreal. O trinta-réis-boreal possui ampla distribuição global e também é conhecido como gaivina-comum. É uma ave esbelta e elegante, com tamanho que varia entre 31 e 35 cm e peso de até 140 g. Sua plumagem é branca, com o dorso e as asas de cor cinza-claro, e um bico proeminente vermelho com a ponta preta.

Assim como outras aves palmípedes, usa suas patas para nadar e também se mergulha em busca de alimento em estuários, áreas costeiras ou corpos de água doce. Está classificado como "de menor preocupação".

Aves palmípedes: exemplos e características - Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo)

Outras aves palmípedes

A diversidade de aves palmípedes é ampla, pois muitas espécies estão adaptadas para se manter na água, onde, por exemplo, buscam alimento. A seguir, mencionamos outras aves palmípedes:

  • Família Fregatidae: como a fragata-pequena (Fregata ariel) ou o rabiforcado-magnífico (Fregata magnificens);
  • Família Gaviidae: como o mobelha-grande (Gavia immer);
  • Família Podicipedidae: como o mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus);
  • Família Sulidae: como o patola-de-pés-azuis (Sula nebouxii).
Aves palmípedes: exemplos e características - Outras aves palmípedes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aves palmípedes: exemplos e características, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Myers, P., R. Espinosa, C. S. Parr, T. Jones, G. S. Hammond, and T. A. Dewey. (2024). The Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org.
  • IUCN (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2024-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Aves palmípedes: exemplos e características