Partilhar

Aves que não voam - Características e 10 exemplos

 
Por Giselly Lillmans. 5 abril 2019
Aves que não voam - Características e 10 exemplos

Existem aves que não voam? A verdade é que sim. Por diferentes razões adaptativas, algumas espécies evoluíram deixando para trás sua capacidade de voar. Estamos falando de aves muito diferentes entre si, de diversos tamanhos e origens, que tem em comum apenas o fato de não voar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar uma lista com os nomes de 10 aves que não voam, mas além disso, falaremos das características mais notáveis de cada uma delas. Não perca esse artigo, continue lendo para descobrir tudo sobre as aves que não conseguem voar!

Por que existe aves que não voam?

Primeiro devemos esclarecer que todas as espécies de aves não voadoras que existem atualmente descendem de aves ancestrais que tinham a capacidade de se deslocar pelo ar. Apesar disso, algumas causas, especialmente as que estão relacionadas à sobrevivência, estimularam a adaptação dessas espécies a desenvolver as características que apresentam atualmente.

Uma das razões que motivaram várias espécies a abandonar sua capacidade de voar foi a ausência de predadores no meio. Pouco a pouco o voo se tornou um uma atividade pouco frequente e desnecessária, que envolvia um alto gasto energético. Isso explica porque várias dessas espécies são endêmicas de ilhas afastadas das terras continentais, nas quais são chegavam especies de animais predadores.

Outras espécies desenvolveram um tamanho maior do que tinham anteriormente para poder capturar mais facilmente as presas que encontravam em seu habitat. Com o maior tamanho, há mais peso, e por isso voar se tornou uma tarefa muito complicada para essas aves. Isso não quer dizer que todas as aves não voadoras no mundo são de tamanho grande, pois também existem algumas pequenas.

Apesar do grande número de estudos que podemos encontrar atualmente, não existe um consenso unificado que possa explicar em que momento da história essas espécies de aves não-voadoras deixaram para trás sua capacidade de se deslocar pelo ar. Estima-se que isso possa ter acontecido dentro dos limites do Cretácio-Terciário.

No entanto, o descobrimento de fósseis demonstrou que, no Mioceno, muitas das espécies atuais já mostravam características similares às que podemos observar atualmente.

Características gerais das aves que não voam

Quando falamos de aves que não voam ou aves ratitas, é importante saber que cada espécie apresenta suas próprias características e particularidades, no entanto, existem alguns traços comuns que todas as aves não-voadoras compartilham:

  • Os corpos são adaptados para correr e nadar;
  • Os ossos das asas são menores, maciços e mais pesados quem em aves voadoras;
  • Não apresentam a quilha no peito, um osso no qual se inserem os músculos que permitem às aves voadoras bater as asas;
  • Apresentam abundância de plumas, já que não precisam diminuir o peso do corpo.

Agora que você já sabe algumas das características mais notáveis das aves que não voam, é hora de falar das espécies mais representativas.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Características gerais das aves que não voam

Nomes de aves que não voam

A seguir, te mostraremos uma lista com nomes de 10 aves que não voam ou, também conhecidas como aves ratitas, na qual explicaremos também as características mais relevantes de cada uma dessas espécies, e alguns fatos curiosos que você vai gostar de saber sobre elas:

Avestruz

Começamos nossa lista de aves ratitas com o avestruz (Struthio camelus), uma ave corredora que habita a África. É a maior e mais pesada ave do mundo, pois pode alcançar os 180 quilos. Você deve saber que, dada a incapacidade de voar, a espécie desenvolveu enormemente a velocidade na hora de correr, podendo alcançar até 90 km/hora. Durante a corrida, as asas ajudam a ganhar impulso, além de servir para atordoar os predadores com golpes.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Avestruz

Ema

O nandu-de-darwin ou ema (Rhea americana ou Rhea pennata) é uma ave não voadora similar ao avestruz. Vive na América do Sul e se alimenta de sementes, insetos e répteis variados, inclusive serpentes. Assim como o avestruz, o nandu é um excelente corredor, pois alcança os 80 km/hora. A espécie tem dificuldades para saltar, mas se desenvolve muito bem em meios aquáticos, já que também é boa nadadora.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Ema

Kiwi

Continuamos a lista de aves que não voam com o kiwi. Ao contrário de seus companheiros não voadores, como o nandu e o avestruz, o kiwi (gênero Apteryx) é uma ave menor, com o tamanho aproximado de uma galinha. Existem 5 espécies, todas endêmicas da Nova Zelândia. O kiwi tem como particularidade asas tão pequenas que quase não se podem ver, pois ficam ocultas sob as plumas. São animais tímidos e de hábitos noturnos, e mantêm uma alimentação onívora.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Kiwi

Casuar

É chamado casuar o gênero de aves não voadoras que inclui três espécies diferentes. Estão distribuídas pela Austrália, Nova Zelândia e Indonésia, onde habitam as florestas tropicais e manguezais. Os casuares pesam entre 35 e 40 quilos, e apresentam uma coloração azul ou vermelha no pescoço, contrastando com o resto da plumagem preta ou castanha escura. Se alimentam de insetos, pequenos animais e frutos que pegam no solo.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Casuar

Pinguim

Os pinguins são aves pertencentes à ordem Spheniciformes, que engloba 18 espécies distribuídas pelo hemisfério norte e nas ilhas Galápagos. Não utilizam as asas para voar, mas são excelente nadadores e possuem uma técnica que lhes permite acumular ar ao redor das plumas de suas asas para se impulsionar para fora da água quando precisam chegar à terra firme com urgência.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Pinguim

Emu

Continuando com os exemplos de aves ratitas, temos que mencionar o emu (Dromaius novaehollandiae), a segunda maior ave do mundo depois do avestruz. É endêmica da Austrália e pode alcançar os 50 quilos. A espécie apresenta um pescoço longo e asas pequenas e pouco desenvolvidas. O emu é um excelente corredor, já que suas patas apresentam apenas três dedos adaptados à essa atividade.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Emu

Pato vapor cinzento

Embora a maioria da espécies de patos voe, o pato vapor cinzento (Tachyeres pteneres) é uma ave não voadora que se distribui pela América do Sul, especialmente na área da Terra do Fogo. Essas aves são excelentes nadadoras e passam a maior parte de sua vida na água, onde se alimentam de peixes e moluscos.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Pato vapor cinzento

Marreco de Campbell

O marreco de Campbell (Anas nesiotis) é uma ave endêmica das Ilhas Campbell, território ao sul da Nova Zelândia, da qual se sabe muito pouco. A espécie está em perigo crítico de extinção devido a fenômenos naturais que afetam a ilha e à introdução de outras espécies em seu habitat natural, por isso, estima-se que restem apenas entre 100 e 200 indivíduos.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Marreco de Campbell

Mergulhão-do-titicaca

Outra ave que não voa é o megulhão-do-titicaca (Rollandia microptera), uma espécie oriunda da Bolívia e do Peru, onde habita não somente o lago Titicaca, mas também perto de outros rios e lagoas. A espécie apresenta asas pequenas, que não permitem o voo, mas esse mergulhão é um bom nadador e até agita suas asas quando corre.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Mergulhão-do-titicaca

Cormorão-das-galápagos

Terminamos nossa lista de aves que não voam com o cormorão-das-galápagos (Phalacrocorax harrisi), uma ave que perdeu a capacidade de voar. Seu sistema de acasalamento é a poliandria, o que significa que uma única fêmea pode se reproduzir com diversos machos. Medem cerca de 100 cm de altura e pesam entre 2,5 e 5 kg. São animais negros e marrons, de bico comprido e asas pequenas.

Aves que não voam - Características e 10 exemplos - Cormorão-das-galápagos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aves que não voam - Características e 10 exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Aves que não voam - Características e 10 exemplos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Aves que não voam - Características e 10 exemplos
1 de 12
Aves que não voam - Características e 10 exemplos

Voltar ao topo da página