Curiosidades do mundo animal

Aves carnívoras - Características e exemplos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 11 novembro 2022
Aves carnívoras - Características e exemplos

Dentro dos vertebrados encontramos as aves, um grupo peculiar com plumas, bicos, sem dentes, ossos finos porém fortes e uma ampla diversidade com mais de 10.000 espécies, em que existem variedades de tamanhos, cores, capacidade de voo, distribuição e hábitos. Uma das diferenças que existem nesses animais é seu tipo de alimentação, na qual pode variar de forma muito significativa segundo o grupo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos nos centrar nas aves carnívoras, de forma que falaremos de suas principais características, seus hábitos alimentares e mostraremos exemplos com fotos.

Índice

  1. Características das aves carnívoras
  2. O que as aves carnívoras comem?
  3. Tipos de aves carnívoras
  4. Exemplos de aves carnívoras

Características das aves carnívoras

As aves carnívoras são aquelas que baseiam sua dieta no consumo de outros animais. Para isso, possuem uma série de características, tanto anatômicas como fisiológicas, que lhes permitem ter este tipo de dieta. A seguir, te mostramos as características das aves carnívoras:

  • Os bicos das aves carnívoras são fortes e curvados para baixo para agarrar melhor as presas.
  • Suas patas são fortes e com garras afiadas. Estas garras lhes permitem, por um lado, capturar e segurar as presas e, por outro, ajudam a matar o animal capturado.
  • Possuem uma excelente visão que utilizam para avistar as presas em potencial.
  • O sentido da audição também é bastante desenvolvido, o que lhes permite identificar sua presa com maior facilidade.
  • São voadoras ágeis, além de velozes, sendo as asas mais arredondadas naquelas espécies que habitam em zonas arborizadas, permitindo-lhes manobras melhores. Por sua vez, as que vivem em ambientes abertos possuem asas mais alongadas.
  • Seu sistema digestivo é mais curto em comparação ao das aves herbívoras, o que facilita a digestão, que se torna mais rápida. Ainda, possuem enzimas potentes como ácido clorídrico em concentrações e quantidades necessárias para decompor a carne consumida.
  • São aves de tamanho médio ou grande, característica necessária para a caça de presas.
Aves carnívoras - Características e exemplos - Características das aves carnívoras

O que as aves carnívoras comem?

E quanto ao que as aves carnívoras comem, como seu nome indica, sua dieta se baseia no consumo de carne. Esta alimentação pode se dar de duas maneiras:

  • Através da captura direta de animais vivos.
  • Pelo consumo de restos de cadáveres, caso em que se designam especificamente como aves carniceiras.

Por outro lado, mesmo que as aves carnívoras tenham uma dieta predominante pelo consumo de animais, algumas espécies podem incluir alimentos de origem vegetal.

Aves carnívoras - Características e exemplos - O que as aves carnívoras comem?

Tipos de aves carnívoras

Além do grupo já mencionado das aves carniceiras, existe um grupo de aves carnívoras que são conhecidas como aves de rapina, as quais são hipercarnívoras e se caracterizam por serem caçadoras muito ágeis e ativas, perseguindo e capturando uma variedade de presas. Dentro deste grupo encontramos também uma divisão quanto os horários de atividade: aves de rapina noturnas e aves de rapina diurnas. No entanto, é preciso esclarecer que todas as aves de rapina são carnívoras, mas nem todas as aves carnívoras são aves de rapina.

Assim, por exemplo, as corujas e águias são classificadas como aves de rapina pela sua excelente capacidade de caça, que incluem forma de voo, garras poderosas e bicos fortes, além de sua dieta estritamente carnívora, mas os pinguins e os pelicanos, mesmo que sejam principalmente carnívoros, não são aves de rapina, sendo que seus hábitos de caça são muito diferentes.

Exemplos de aves carnívoras

Quais são as aves carnívoras? Agora que conhecemos suas principais características, apresentamos uma lista com exemplos e, em seguida, vamos ver descobrir mais profundamente os hábitos deste tipo de aves que comem carne:

  • Coruja
  • Águia
  • Pinguim
  • Falcão
  • Bico-de-tamanco
  • Serpentário
  • Seriema-de-pernas-pretas
  • Gralha-azul-de-Taiwan
  • Cegonha-branca
  • Albatroz-errante
  • Urubu

Agora, apresentamos algumas de suas características e curiosidades:

Corujas

As corujas são aves de rapina que taxonomicamente se classificam em famílias diferentes, mas que compartilham traços em comum, sendo um deles a dieta que levam. Estas aves carnívoras são excelentes caçadoras, tanto diurnas como noturnas, segundo a espécie. Assim, possuem excelente sentido de visão e audição, mas, além disso, tem a peculiaridade de realizar vôos quase imperceptíveis para suas presas, já que conseguem voar sem fazer barulho, por isso não são facilmente detectadas.

Como exemplos específicos podemos mencionar o bufo-real (Bubo bubo) e a coruja-das-torres (Tyto alba). Mas nesse artigo sobre os tipos de corujas vocês encontrará muito mais.

Águias

As águias também são aves de rapina, ou seja, hipercarnívoras. São um grupo muito diverso que inclui uma importante variedade de espécies e se estende em vários continentes. Segundo a dieta predominantes, ou seja, qual o tipo de animal que caça, se estabeleceram alguns nomes populares, como por exemplo as águias-pescadoras, que se alimentam principalmnete de peixes, ou águias-serpentes, que consomem preferencialmente esses e outros répteis.

Alguns exemplos de tipos de águias temos o gavião-real (Harpia harpyja) e a águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus).

Pinguins

Outro exemplo de aves carnívoras são os pinguins, um grupo de aves muito peculiar pelos seus hábitos aquáticos e por não poderem voar devido às modificações corporais. Os pinguins habitam quase exclusivamente no hemisfério sul, com exceção de uma espécie que vive no Equador, e estão adaptados anatomicamente e de maneira quase exclusiva à vida marinha. Por isso, fazem parte das aves aquáticas.

Em geral, sua alimentação é baseada em peixes e krill. Exemplos deste tipo de ave carnívora encontramos no pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) e o pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus). Como vimos nestas espécies, aqui encontramos aves carnívoras gigantes.

Falcões

Os falcões ou gaviões, como também são conhecidas algumas espécies em algumas regiões, são outro tipo de ave carnívora, estando no grupo das aves de rapina. São ágeis caçadores que usam suas patas compridas, garras afiadas e bicos curvos para capturar e matar as presas.

Alguns exemplos são o gavião-da-europa (Accipiter nisus) e o gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor).

Pelicanos

Os pelicanos são aves facilmente distinguidas pelos seus tamanhos grandes, igualmente os seus bicos, e pelas peculiares bolsas que se formam embaixo do bico em várias das espécies, das quais servem para depositar o alimento e filtrar a água para depois engolir a presa.

Estas aves carnívoras são de hábitos aquáticos e se alimentam principalmente de peixes, embora eventualmente podem incluir outros animais aquáticos. Algumas espécies que podemos mencionar são o pelicano-branco (Pelecanus onocrotalus) e o pelicano-branco-americano (Pelecanus erythrorhynchos).

Outros exemplos de aves carnívoras:

Como comentamos, são muitas as espécies de aves carnívoras, por isso mencionamos as mais comuns. No entanto, citamos algumas menos conhecidas, algumas delas de tamanhos grandes e outras menores:

  • Bico-de-tamanco (Balaeniceps rex)
  • Serpentário (Sagittarius serpentarius)
  • Seriema-de-pernas-pretas (Chunga burmeisteri)
  • Gralha-azul-de-Taiwan (Urocissa caerulea)
  • Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
  • Albatroz-errante (Diomedea exulans)
Aves carnívoras - Características e exemplos - Exemplos de aves carnívoras

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aves carnívoras - Características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 11 de novembro de 2022.
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.

 

Fotos de Aves carnívoras - Características e exemplos

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 14
Aves carnívoras - Características e exemplos