Curiosidades do mundo animal

Tipos de gaivotas

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 14 agosto 2023
Tipos de gaivotas

O termo "gaivota" é usado informalmente para se referir a um número variado de aves, principalmente as de hábitos marinhos, embora não exclusivamente para algumas espécies. Elas são agrupadas na família Laridae, composta por vários gêneros e com cerca de 50 espécies. No entanto, taxonomicamente, têm sido um grupo controverso, com mudanças ocorrendo, de forma que atualmente podem ser encontradas diferenças nesse sentido.

Essas aves, de acordo com a espécie, têm pesos que variam entre 120 g a quase 2 kg, se agrupam em grande quantidade e frequentemente emitem sons altos que podemos perceber. Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde conhecerá os tipos de gaivotas.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre as gaivotas

Índice

  1. Gaivotas do gênero Larus
  2. Gaivotão (Larus dominicanus)
  3. Gaivota-pequena (Hydrocoloeus minutus)
  4. Gaivota-marfim (Pagophila ebúrnea)
  5. Gaivota-rosada (Rhodostethia rosea)
  6. Gaivota-de-sabine (Xema sabini)
  7. Gaivota-do-rabo-de-andorinha (Creagrus furcatus)
  8. Gaivota-tridáctila Rissa
  9. Gaivota-de-Saunders (Saundersilarus saundersi)

Gaivotas do gênero Larus

Este é o tipo de gaivota mais diverso que existe, e é o mais complicado do ponto de vista taxonômico, no qual os cientistas fizeram mudanças em algumas espécies, por exemplo, removendo algumas do grupo. Por outro lado, várias espécies são conhecidas por se hibridizarem em algumas áreas, o que cria processos complexos para seu estudo.

São gaivotas de cores, predominantemente, brancas ou cinzas, às vezes combinadas, incluindo um pouco de preto nas penas. O tamanho pode variar de médio a grande, e embora se distribuam em todo o mundo, têm maior presença nas regiões mais ao norte.

Vejamos algumas espécies representativas deste tipo de gaivotas:

Gaivota-australiana (Larus pacificus)

É um tipo de gaivota endêmica da Austrália, com duas dos subespécies, L. p. pacificus y L. P. georgii. Esta gaivota é de tamanho grande, medindo cerca de 66 cm, com envergadura alar entre 137 e 157 cm e peso de aproximadamente 1.2 kg. É cinza em toda a plumagem principal, mas as penas quase imperceptíveis são brancas. O bico é muito forte e vermelho. É uma espécie de gaivota costeira, carnívora e classificada como de menor preocupação.

Gaivota-parda (Larus canus)

Também chamada de gaivota comum, está amplamente distribuída pelo norte da América, Ásia e Europa, podendo ter certa presença também ao norte da África. É umas espécie com hábitos migratórios e marinhos, no entanto, sua reprodução pode ocorrer tanto em áreas costeiras como manguezais ou em ambientes internos, sem necessidade de estar próxima da água. O tamanho médio e o peso médio são de 40 cm e 430 g, respectivamente, com uma envergadura de asas de 119 a 122 cm. Os adultos têm uma plumagem de cor cinza e branca. É classificada como uma ave de Menor preocupação.

Falamos sobre outras "Aves migratórias" no seguinte artigo que te recomendamos.

Tipos de gaivotas - Gaivotas do gênero Larus

Gaivotão (Larus dominicanus)

Este é um tipo de gaiovota do hemisfério sul, com presença na América do Sul, ilhas subantárticas, sul da Austrália, Nova Zelândia, sul da África, Madagascar e se desloca até a costa do norte do Brasil e Equador; mas também existem indivíduos migratórios que chegam até Trindade e Tobago e Panamá.

É uma ave principalmente não migratória, com algumas exceções. A envergadura varia de 128 a 142 cm, o tamanho médio é de 60 cm, enquanto que o peso está em torno de 1 kg. A cabeça até abaixo do pescoço é branca e, logo depois, é preta, mas em direção ao final do corpo, antes da cauda, retoma o branco e depois volta a ser preta. Está classificada como de menor preocupação quando falamos sobre perigo de extinção.

Tipos de gaivotas - Gaivotão (Larus dominicanus)

Gaivota-pequena (Hydrocoloeus minutus)

É a única espécie de seu gênero. Este tipo de gaiovata possui hábitos marcadamente migratórios, com maior distribuição na Europa e Ásia, enquanto tem menor presença nos Estados Unidos, onde é encontrada em alguns lagos. É um tipo de gaivota pequena, que mede entre 25 e 30 cm, com uma envergadura de asas que varia de 61 até 78 cm; o peso médio é de 115 g.

A cabeça é como um capuz de cor preta, que pode variar sazonalmente, o corpo é uma combinação de cinza com branco, com um pouco de rosa no peito. Assim como as anteriores é classificada na categoria de Menor preocupação.

Você poderá descobrir algumas "Curiosidades sobre as gaivotas" no seguinte artigo do PeritoAnimal.

Tipos de gaivotas - Gaivota-pequena (Hydrocoloeus minutus)

Gaivota-marfim (Pagophila ebúrnea)

A gaivota-marfim é a única deste gênero. Ela se distribui de maneira circumpolar no Canadá, Dinamarca, Noruega e Rússia, ocupando diversas áreas dentro dessa faixa, com hábitos migratórios. Mede cerca de 43 cm, e é peculiar porque se parece mais com uma pomba, com uma plumagem totalmente branca; de bico azul e pernas pretas. Em média, ela pesa cerca de 570 g.

Está classificada como quase ameaçada de extinção, principalmente devido às mudanças climáticas que afetam o gelo marinho, do qual depende para se reproduzir e caçar. A contaminação por metais pesados e outros químicos, assim como a caça, também são fatores que afetaram as populações dessa espécie.

Tipos de gaivotas - Gaivota-marfim (Pagophila ebúrnea)

Gaivota-rosada (Rhodostethia rosea)

Este tipo de gaivota é a única espécie deste gênero. Sua distribuição engloba Canadá, Groenlândia; onde se reproduz, e Estados Unidos e Rússia, onde está presente de forma não reprodutiva. Também pode ser encontrada, enquanto uma espécie errante, em partes da Europa e Ásia.

De acordo com a época, ela possui variações na cor de sua plumagem. Assim, na época reprodutiva é de cor cinza e branca, com um tom rosado no peito e preto no pescoço. Quando passa a estação reprodutiva, ela permanece cinza e branca, com um padrão de meia lua no olho. Mede em média 30 cm, a envergadura de asas pode ter entre 35 a 40 cm e o peso de 570 g, em média. É classificada como de Menor preocupação.

Tipos de gaivotas - Gaivota-rosada (Rhodostethia rosea)

Gaivota-de-sabine (Xema sabini)

Assim como os últimos tipos de gaivotas, é a única espécie de gaivota de seu gênero. Sua presença inclui o Ártico e Norte da América, Europa e Ásia, mas ela migra para o sul para passar o inverno no Peru, Equador ou África. É um tipo de gaivota pequena, que tem em média 30cm de comprimento e pesa 180 g. Sua coloração é uma combinação de preto, cinza e branco; o seu capuz fica mais escuro nos machos para a época reprodutiva. Seu padrão de cor é único, tornando-a facilmente reconhecível. Está classificada como de menor preocupação em relação ao perigo de extinção.

Tipos de gaivotas - Gaivota-de-sabine (Xema sabini)

Gaivota-do-rabo-de-andorinha (Creagrus furcatus)

Essa espécie de gaivota é a única do gênero, e se reproduz principalmente no Equador e também na Colômbia. Fora dessa temporada, ela se distribui desde o Equador até o Chile, mas também pode estar presente na Costa Rica e no Panamá. Na época de sua reprodução, a cabeça fica coberta com penas pretas, e possui uma borda vermelha mais evidente ao redor do olho; depois, a cabeça volta a ser branca e o corpo permanece cinza, branco e um pouco preto nas asas. Está classificada como de Menor preocupação sobre o risco de extinção.

Tipos de gaivotas - Gaivota-do-rabo-de-andorinha (Creagrus furcatus)

Gaivota-tridáctila Rissa

Este tipo de gaivota compreende duas espécies, a gaivota-tridáctila-de-pernas-pretas (Rissa tridactyla) e a gaivota-de-pernas-vermelhas (Rissa brevirostris). A primeira é própria do Norte do Canadá, Estados Unidos, Rússia e China. A sua envergadura chega até cerca de 105 cm, com tamanho médio de 39 cm e peso de 415 g. O corpo é de penas brancas e as costas são cinzas com pontas pretas. As pernas principalmente são pretas, mas podem variar entre o cinza e o rosa.

A segunda espécie, está restrita à Rússia asiática e Estados Unidos, mas na época não reprodutiva também passa pelo Canadá. Mede em média 54 cm e pesa 417 g, enquanto que sua envergadura é de 88 cm. Sua plumagem é cinza e branco, tendo em comum com a outra espécie o terceiro dedo muito bem desenvolvido e ambas são classificadas como vulneráveis ao risco de extinção.

Tipos de gaivotas - Gaivota-tridáctila Rissa

Gaivota-de-Saunders (Saundersilarus saundersi)

Também conhecida como a gaivota-reidora-chinesa, a qual está presente na China e em outros países da Ásia, por exemplo, Japão, Coreia, Vietnã e Rússia. É um tipo de gaivota pequena, que mede cerca de 33 cm. Para a época reprodutiva, os adultos possuem um capuz preto, que depois se perde; o corpo é branco com cinza claro. É classificada como Vulnerável, devido às mudanças climáticas que afetam o gelo marinho e algumas restrições quanto a sua alimentação.

E aí, quais desses tipos de gaivotas você conhecia? Conte para nós nos comentários!

Tipos de gaivotas - Gaivota-de-Saunders (Saundersilarus saundersi)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de gaivotas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Birdlife. (2023). Laridae. Disponível em: http://datazone.birdlife.org/quicksearch?qs=Gulls
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond y TA Dewey. (2023). Web de Diversidad Animal. Disponível em: https://animaldiversity.org/search/?q=larus&feature=INFORMATION
  • UICN. (2022). La lista roja de especies amenazadas. Disponível em: https://www.iucnredlist.org/es
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Tipos de gaivotas