Atrofia progressiva da retina em cães - Sintomas e tratamentos
Ver fichas de Cachorros
Os problemas oftalmológicos em cães não são raros, podendo causar incômodo e dor nos animais, além de prejudicar de forma permanente a visão. Uma doença bastante grave e que, em sua fase inicial, pode passar despercebida pelos tutores é a atrofia progressiva da retina, caracterizada pela perda progressiva da visão, levando o cachorro à cegueira. Frequentemente acomete cães da raça cocker spaniel, mas nada impede que aconteça em outras raças e até mesmo em cães sem raça definida.
A atrofia progressiva da retina é uma doença que atinge os dois olhos, de caráter hereditário, ou seja, os filhotes herdam de seus pais a mutação genética que desenvolve a desordem ocular, evoluindo para a cegueira devido à morte dos fotorreceptores presentes na retina. Ainda não existe cura e nem tratamento que consiga retardar a progressão da doença, sendo a perda da visão inevitável.
Os sintomas podem ser muito sutis no início da doença, quando começa a ocorrer a perda lateral da visão. Enxergar à noite começa a ficar mais difícil para o cão, progredindo ainda para a perda da visão diurna e central. O diagnóstico é baseado em exames e no histórico do cachorro, relatado pelo tutor. Mas como saber se o cachorro tem essa doença? Tem cura? Tem tratamento? Para te ajudar a entender melhor o assunto, o PeritoAnimal elaborou este artigo explicando tudo sobre a atrofia progressiva da retina em cães. Tire todas as suas dúvidas e fique por dentro! Boa leitura!
O que é a atrofia progressiva da retina em cães?
A atrofia progressiva da retina em cães é uma desordem bilateral e hereditária que faz parte do grupo de doenças degenerativas primárias dos fotorreceptores, levando o animal à cegueira. A retina, responsável pela identificação da luz e transmissão da informação para o cérebro, vai perdendo progressivamente seus fotorreceptores, fazendo com que o cachorro tenha sua visão diminuída até a cegueira total.
A cegueira noturna, chamada de nictalopia, é o primeiro sinal observado no cachorro com a doença, uma vez que ocorre o acometimento inicial dos bastonetes e posteriormente dos cones, células presentes na retina. A morte dessas células resulta em cegueira, que, nessa doença, ocorre de forma bilateral. A perda da visão pode ser acelerada pela presença de catarata secundária.
A idade de início da doença pode variar de acordo com a raça do cachorro e o tipo de mutação genética. Alguns começam a perder a visão ainda filhotes, enquanto outros desenvolvem a doença somente quando adultos.
O que causa atrofia da retina em cães?
A atrofia progressiva da retina é uma das principais causas de cegueira em cães. É uma doença hereditária que acomete várias raças de cães e a idade de início dos sintomas pode variar bastante. Pais com a doença têm grandes chances de transmiti-la aos filhotes, pois, nesses animais, ocorrem mutações em alguns genes, resultando em morte progressiva de cones e bastonetes (células da retina).
Outras causas de atrofia de retina em cães devem ser consideradas no diagnóstico diferencial, podendo estar relacionadas à deficiência nutricional, glaucoma, inflamação, isquemia e toxinas. Caso você desconfie que seu cachorro esteja perdendo a visão, procure um veterinário oftalmologista, para que sejam realizados exames e o diagnóstico precoce da doença.
Sintomas de atrofia da retina em cães
Inicialmente, ocorre a perda progressiva da visão noturna. O cachorro pode apresentar dificuldades para se locomover em lugares com pouca luz, ficar mais assustado e relutante para explorar ambientes novos. A visão lateral vai sendo perdida progressivamente, evoluindo para a perda da visão central e da visão diurna.
À medida que perde a visão, o cachorro começa a se chocar contra os móveis e paredes, mostrando dificuldade para identificar os objetos que estão pelo caminho. Alguns cães podem ficar muito assustados e quietos no início, mas com o tempo, vão se adaptando e vivendo melhor, utilizando seus outros sentidos, como o olfato e a audição. A família deverá deixar a casa o mais livre possível, para evitar que o cachorro se machuque com objetos pontiagudos. As vasilhas de água e comida devem ficar em locais de fácil acesso e próximos aos lugares preferidos do cão.
Como tratar a atrofia progressiva da retina em cães?
A atrofia progressiva da retina em cães não tem cura, levando o animal fatalmente à cegueira. A única opção é tentar retardar a perda visual o máximo possível, com o uso de antioxidantes, como luteína, licopeno, vitamina C, vitamina E, selênio e zinco. No entanto, essas substâncias ainda não possuem eficácia cientificamente comprovada contra a doença.
Acredita-se que a suplementação com vitaminas diminua a incidência do estresse oxidativo fisiológico, causado pelo envelhecimento, pela exposição à luz ultravioleta e pelo próprio metabolismo celular, além de retardar o estresse oxidativo causado pela atrofia progressiva da retina. Porém, por ser uma doença progressiva e degenerativa, quando diagnosticada já em estágio avançado, não há tratamento possível, sendo necessário apenas realizar o acompanhamento da evolução da doença.
Como prevenir a atrofia progressiva da retina em cães?
A única forma de prevenção da atrofia progressiva da retina é retirar os animais portadores da doença da reprodução. Pais diagnosticados com a doença devem ser castrados ou isolados quando estiverem no cio, evitando que se reproduzam. Essa é uma atitude ética a ser tomada pelos tutores e criadores de cães que sabidamente têm a atrofia progressiva da retina.
Tem como recuperar a visão do cachorro?
Infelizmente a atrofia progressiva da retina é uma doença com sequelas irreversíveis. Uma vez que o cão perde a visão por morte dos cones e bastonetes, a retina não é capaz de se regenerar e recuperar a sua função perdida. O que se deve fazer é ajudar o pet a se adaptar à nova rotina, fazendo alterações no ambiente para facilitar o ajuste do animal à sua nova condição.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Atrofia progressiva da retina em cães - Sintomas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.
- Gomes, D., Otsuki, D.A., Lisak, R., Safatle, A.M.V. Atrofia progressiva generalizada da retina em cães da raça Cocker Spaniel – Revisão Bibliográfica. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, n.8, p.1405-1414. Disponível em https://www.scielo.br/j/cr/a/ppxSBdcYCtX7FbR4JHLvDhQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 28/09/2023.
- Jardim, L.P.C.R. Doenças oculares hereditárias na espécie canina – Revisão bibliográfica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/249857/001150703.pdf?sequence=1. Acesso em 28/09/2023.