As melhores mães do reino animal
No Peritoanimal já temos o nosso TOP com as os melhores pais do mundo animal mas, o que se passa com as mães? Aqui está: decidimos fazer uma lista com as que, segundo o nosso critério, podem ser consideradas as melhores mães do reino animal, não só pelo tempo que levam as suas crias consigo mas também por tudo o que podem chegar a fazer para que elas vinguem e a forma como agem para preservar o seu futuro.
As mães são puro amor, mas no mundo animal, além de dar carinho, as mães enfrentam outros perigos e preocupações, como por exemplo providenciar alimento apto para as crias, manter o ninho a salvo de predadores ou ensinar os costumes da sua família.
O instinto materno é um dos mais fortes, inclusive nos humanos, mas com este interessante artigo você descobrirá que as melhores mães do reino animal são capazes de fazer tudo pelos seus pequeninos. Boa leitura.
5. Aranhas
As aranhas da família das Ctenidae, também conhecidas como aranhas armadeiras, têm um comportamento muito particular, por isso decidimos incluí-la na lista das melhores mães do reino animal.
Esta espécie de aranha coloca os ovos ao longo da sua teia de aranha, colando os casulos nas suas redes e cuidando deles até que ecludam e é então que a coisa fica interessante. Esta mãe dedicada, começa por regurgitar comida para alimentar as suas crias, mas passado um mês, os bebês aranha já têm veneno nas suas mandíbulas por isso matam a sua mãe para depois a comerem. A mãe aranha entrega-se por completo para os seus filhos!
Se você gosta de aranhas, leia este outro artigo sobre os tipos de aranhas venenosas.
4. Orangotango
Os primatas são mais parecidos com os humanos do que muitos pensam e, para comprovar, temos o comportamento exemplar das mamães orangotango. Uma fêmea orangotango pode parir uma cria a cada 8 anos, assegurando assim que a cria seja bem desenvolvida.
O que faz com que estas mães estejam na nossa lista das melhores mães do reino animal é a sua conexão com as suas crias, que durante os primeiros 2 anos é tão intensa que não se separam nunca dos seus bebês, de fato, cada noite preparam um ninho especial para poderem dormir com a sua cria. Calcula-se que ao longo da infância do pequeno orangotango a sua mães tenha feito pelo menos 30 mil ninhos.
Passado este primeiro período, podem passar até 5-7 anos para que os pequenos se separem das suas mães e deixe de ser dependentes, e mesmo assim as crias fêmeas permanecem sempre em contato porque têm de aprender a ser tão boas mães como o resto.
3. Urso polar
As mães urso polar não podiam faltar na nossa lista das melhores mães do reino animal, é que estes impressionantes animais selvagens parem as suas crias no fim do inverno, sim, no Polo Norte, por isso proteger os pequeninos ursinhos do frio é uma prioridade.
Para isso, constroem um refúgio de gelo do qual não saem durante os primeiros meses de vida das suas crias, alimentando-se apenas à base de leite materno com uma elevada concentração de gordura. Até aqui tudo bem, o problema é que ela não pode alimentar-se e apenas terá reservas de gordura para sobreviver e isto implica uma perda de peso significativa nas mães durante este tempo.
2. Crocodilo
A verdade é que um crocodilo parece tudo menos fofo, mas para as suas crias, esta mãe, com uma mandíbula repleta de dentes, é o mais confortável que pode existir no mundo.
As fêmeas de crocodilos são especialistas em fazer ninhos perto das margens dos rios ou dos lagos onde vivem. Além disso, podem fazer ninhos mais quentes ou frescos para fomentar o nascimento das crias fêmeas ou macho e uma vez estabelecido o ninho onde depositam os seus ovos, protegem-no a todo o custo de qualquer tipo de ameaça.
Assim que nascem as pequenas crias, a sua mãe vai buscá-las e muda-as para dentro da sua boca, um lugar onde voltarão de forma constante para transportes e para se protegerem durante os primeiros anos de vida.
1. Polvo
Quando lhe explicarmos tudo o que a mãe polvo faz não se surpreenderá que ocupe a primeira posição da nossa contagem das melhores mães do reino animal.
Embora exista uma espécie de polvo que se encontre entre os animais mais venenosos do mundo, as fêmeas dos polvos trabalham como verdadeiras mães coragem na hora de dar segurança e alimento às suas crias.
Para começar, os polvos podem chegar a colocar entre 50 mil a 200 mil ovos! É muito, mas ainda assim, uma vez postos em um lugar seguro, as mães polvo vigiam todos e cada um dos ovos. Além de os protegerem dos predadores são capazes de fazer circular correntes de água para garantir a chegada de oxigênio suficiente à ninhada.
Como é de esperar, cuidar de 50 mil crias leva o seu tempo, por isso as fêmeas de polvo não se alimentam nem saem para caçar durante este período de gestação dos seus ovos. Em alguns casos, quando as forças já não chegam, são capazes de comer os seus próprio tentáculos para aguentar até que os ovos ecludam e é então que milhares de polvos minúsculos saem dos seus ovos e regra geral, a mãe polvo, já extremamente fraca acaba por morrer.
Sabemos que deixamos de fora grandes mães do reino animal, como as mamãe coala as mães elefantes, mas resumindo, para o Perito Animal, estas são as melhores mães do reino animal.
Está de acordo com a nossa lista? Ficou surpreendido com o que leu? Não duvide em comentar e contar-nos a sua opinião o porque acredita que outra mãe merece estar nesta lista. O reino animal é verdadeiramente fantástico!
Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores mães do reino animal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.